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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação ambiental dos docentes em um curso de administração
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Alessandra Aparecida Berton 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Maria Cristina Borges da
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa pretende suscitar reflexões a respeito da formação do administrador relativas a questões ambientais, no curso de Administração em uma instituição de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba/Pr. Para tanto, definimos como objetivo geral: Identificar e analisar como se dá a formação ambiental do administrador no curso de Administração, sob o enfoque dos docentes, a partir da Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Sendo assim, a pergunta norteadora foi: Qual a representação social dos docentes sobre sua formação ambiental no Curso de Administração em uma instituição particular de ensino superior na Região Metropolitana de Curitiba? Para tanto, procuramos através dos objetivos específicos investigar a formação e a representação social dos docentes sobre os conteúdos para uma formação ambiental em cursos de Administração; verificar o direcionamento para a formação ambiental descritos nas diretrizes curriculares nacional do curso de Administração, caracterizar as contribuições do curso de Administração para o desenvolvimento ambiental, por meio da análise de conteúdo, das habilidades e competências, que caracterizam a formação do administrador e elencar contribuições para o curso de Administração da instituição pesquisa em relação à temática ambiental. Assim, construímos o referencial teórico que subsidiasse a pesquisa, abordando os seguintes aspectos: a educação ambiental, seu conceito e sua trajetória; um breve histórico do curso de Administração para uma melhor compreensão do ensino superior desta área no país; a docência universitária no ensino superior e os saberes ambientais; a análise dos documentos do ensino superior sobre a educação ambiental e por fim, finalizamos o referencial com a teoria das representações sociais como concepção teórica e metodológica. Utilizamos autores como Layrargues (2014, 2012, 1998) para embasar as Macrotendências da Educação Ambiental; Barbieri (2011), Leff (2009, 2002, 2001), Reigota (2014, 2002, 1998) e Porto Gonçalves (2004) para discutir a respeito da Educação Ambiental; Covre (1982); Freire (2001, 1996, 1987) e Pimenta (2010) para discorrer sobre a docência no ensino superior e Moscovici (2013, 1995, 1978) para embasar a Teoria das Representações Sociais. Os principais resultados encontrados foram impactantes, pois constatamos que, a maior parte dos docentes que atuam no curso de Administração da presente instituição enquadram-se na Macrotendência Pragmática e portanto, não ensinam os discentes os saberes necessários para a construção de uma educação ambiental transformadora.
Abstract: The present research intends to evoke reflections about the administrator´s education about environmental issues within the courses in Administration in the higher education institutions in the metropolitan area of Curitiba, specifically focusing on the professors, based on the “Social Representation Theory” by Serge Moscovici. Thus stated, the guiding question was: “What is the social representation of the professors about the environmental education in the Administration course within a private higher education institution in the metropolitan area of Curitiba?” For such research specific objectives were used to investigate the education and representation of the professors to educate for environmental awareness in the Administration course; the directions for this environmental education was verified as to how they were stated in the National Curricular Guidelines for the Administration course; the contributions of this education in Administration to the environmental development were characterized, through content analysis of the competence and ability that characterize the formation of the administrator and furthermore point out the contributions this would have for the research institution on this subject. In such manner, a theoretical reference was constructed taking in account the following aspects: the environmental education, the concept and trajectory; a brief summary of the Administration course to further the understanding of higher education in the country; higher education teaching and the environmental knowledge; the analysis of higher education documents on the subject of environmental education, and finally, a theoretical reference of the social representation was made focusing of theory and methodology. Some of the authors used for this research were Layrargues (2014, 2012, 1998) on which the Macrotrends in Environmental Education was based; Barbieri (2011), Leff (2009, 2002, 2001), Reigota (2014, 2002, 1998) and Porto Gonçalves (2004) were used to discuss the issue of Environmental Education; Covre (1982); Freire (2001, 1996, 1987) and Pimenta (2010) were used to talk about teaching in higher level institutions and Moscovici (2013, 1995, 1978) served as a basis for the Social Representation Theory. The results obtained were impacting, for it was found that most of the higher education professors in the Adminstration department of the institution can be placed in the Pragmatic Macrotendencies, therefore do not teach their students the necessary knowledge to build a transforming environmental education.
Keywords: Curso de administração
Educação ambiental
Formação humana
Teoria das representações sociais
Administration course
Environmental education
Human formation
Theory of social representations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Rodrigues, Alessandra Aparecida Berton. A formação ambiental dos docentes em um curso de administração. 2016.115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1746
Issue Date: 23-Mar-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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