Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1630
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Concepções de professores sobre educação inclusiva no contexto do PDE/Paraná.
???metadata.dc.creator???: Ferrari, Beatriz Brochado Stramare 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ens, Romilda Teodora
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação inscreve-se no conjunto das pesquisas sobre as políticas de formação continuada de professores, em específico o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/Paraná, para o trabalho segundo a educação inclusiva e encontra justificativas na relevância do tema e as dificuldades na implantação das políticas de educação inclusiva. Os valores e princípios dessa educação são capazes de promover condições mais dignas de convívio social aos indivíduos com necessidades educativas especiais. Nesse sentido, o presente estudo traz embutido em sua essência a defesa dos direitos sociais das pessoas com necessidades educativas especiais, dentre eles o direito à educação. Entretanto, nem sempre a educação dessas pessoas foi objeto de preocupação da sociedade, muito menos do Estado, de uma maneira geral, a educação inclusiva somente foi sendo ofertada a partir de demandas múltiplas nem sempre com os mesmos objetivos. A partir desta compreensão, a efetivação desta pesquisa faz-se conforme o materialismo histórico e para seu desenvolvimento realizou-se uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Jannuzzi (2012), Rodrigues (2006), Mantoan (2006), Mazzotta (2011), Kuenzer (1991), Kosik (1976), Frigotto (1993), Shiroma (2011), Pereira (2013), entre outros. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo fundamental de investigar as concepções de educação inclusiva expressas nas produções dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/Paraná no período de 2007 a 2009. As análises das produções colaboram com reflexões significativas que permitiram concluir com embasamento teórico, que a formação do professor é o elemento basilar na construção e reconstrução do conhecimento por meio das práticas pedagógicas e que a formação continuada é fundamental para o aprimoramento e a renovação das ações desenvolvidas na práxis educativa. A inclusão escolar está regulada pela legislação brasileira, contudo ainda não se efetivam ações políticas capazes de sustentá-la. Portanto, com o estudo observou-se a necessidade de mais subsídios políticos para oferecer condições adequadas de ensino a esses alunos, entre eles destaca-se a formação de professores, inicial e continuada.
Abstract: Este trabajo forma parte del grupo de investigación sobre políticas de educación continua de los docentes en el Programa de Desarrollo específico para la Educación - PDE / Paraná, para trabajar de acuerdo a la educación inclusiva y encuentra justificación en la importancia del tema y las dificultades en la aplicación de políticas de educación inclusiva. Los valores y principios de la educación son capaces de promover mejores condiciones de la vida social de las personas con necesidades especiales. En este sentido, este estudio aporta incrustado en su núcleo la protección de los derechos sociales de las personas con necesidades especiales, entre ellos el derecho a la educación. Sin embargo, no siempre la educación de estas personas era un motivo de preocupación en la sociedad, y mucho menos el estado, en general, la educación inclusiva se sólo se ofrece a partir de múltiples demandas no siempre con los mismos objetivos. A partir de este entendimiento, la realización de esta investigación se realiza como el materialismo histórico y su desarrollo lleva a cabo una búsqueda en la literatura basada en autores como Jannuzzi (2012), Roberts (2006), Mantoan (2006), Mazzotta (2011) Kuenzer (1991), Kosik (1976) Frigotto (1993) Shiroma (2011), Pereira (2013), entre otros. Para lograr los objetivos propuestos, hubo una investigación cualitativa, con el objetivo final de la investigación de los conceptos de educación inclusiva expresa en las producciones de los profesores del Programa de Desarrollo de la Educación - PDE / Paraná entre 2007 y 2009. El análisis de producciones colaboran con reflexiones importantes que han concluido con fundamento teórico, que la formación docente es el elemento básico en la construcción y reconstrucción del conocimiento a través de las prácticas de enseñanza y la educación continua es la clave para la mejora y renovación de las acciones desarrolladas en la praxis educativo. La inclusión escolar se rige por la legislación brasileña, y aún así no se convierta en una acción política efectiva capaz de sostenerla. Por lo tanto, el estudio encontró que la necesidad de un mayor apoyo político para ofrecer modalidades de la enseñanza de estos alumnos, entre ellos se destaca la formación docente, inicial y continua.
Keywords: Políticas públicas
Educação inclusiva
Formação de professores
Necessidades educativas especiais
Educación inclusiva
Formación del profesorado
Necesidades educativas especiales
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Ferrari, Beatriz Brochado Stramare. Concepções de professores sobre educação inclusiva no contexto do PDE/Paraná. 2014. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1630
Issue Date: 14-Apr-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCEPCOES DE.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.