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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Dislexia do desenvolvimento: políticas públicas de inclusão e o trabalho com tecnologia assistiva no Município de Paranaguá – Paraná
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Vivian Régia Vale de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, João Henrique da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Guimarães, Sandra Regina Kirchner
???metadata.dc.contributor.referee3???: Stival, Maria Cristina Elias Esper
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo propõe uma reflexão sobre as potencialidades do uso de Tecnologia Assistiva para o avanço da aprendizagem de alunos com dislexia nos Anos Iniciais, a partir da análise das políticas públicas de inclusão, com ênfase na Dislexia, e do trabalho com Tecnologia Assistiva na rede municipal de ensino de Paranaguá. Na fase de Alfabetização, a maioria dos professores identifica as primeiras dificuldades na aprendizagem do aluno, essas dificuldades geram inquietações quanto as formas de atendimento a esses alunos, surgindo dúvidas acerca da Dislexia. Por isso, o número de alunos que demanda avaliação multiprofissional nos impulsiona a pensar sobre as condições de atendimento de alunos encaminhados para avaliação ou com diagnóstico de Dislexia. Também, nos alerta sobre que direitos de atendimento são assegurados aos alunos diagnosticados. A partir de avanços em estudos recentes, dos laudos e da implantação de políticas públicas de inclusão, espera-se que haja reflexo no contexto educacional, em especial, sobre Tecnologia Assistiva, que possam contribuir para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Tendo em vista o cenário apresentado, desenvolve-se essa pesquisa buscando responder à questão central: Que direcionamento esses documentos têm trazido diante do diagnóstico de dislexia e que contribuições trazem para o direcionamento do trabalho dos professores? Neste trilhar, definiu-se como objetivo geral da pesquisa: compreender como se caracteriza a atuação dos professores da rede municipal de ensino de Paranaguá que trabalham com alunos com suspeita ou diagnóstico de Dislexia em relação à Tecnologia Assistiva. Por sua vez, os objetivos específicos que norteiam as discussões neste estudo procuram: conceituar Dislexia e Tecnologia Assistiva - TA dando visão aos processos de Inclusão e as aproximações entre TA e Tecnologia Educacional; examinar os direitos assegurados pela legislação para práticas pedagógicas inclusivas ao aluno com Dislexia; levantar dados sobre os processos de inclusão, o perfil acadêmico do aluno com dislexia e o uso de Tecnologia Assistiva no seu atendimento. E por fim, analisar o conhecimento dos professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá sobre Dislexia e Tecnologia Assistiva. O referencial teórico central de toda a pesquisa está baseado nos estudos de Bersch (2017) sobre Tecnologia Assistiva – TA e de Navas (2009; 2013); Massi (2007); Lyon; Shaywitz (2003) sobre dislexia, além de outros autores que contribuíram para o estudo. Quanto aos aspectos teóricos metodológicos foi adotada a pesquisa do tipo Estudo de Caso (GIL, 2002), (Yin, 2001), utilizando-se diferentes técnicas de coletas de dados como: questionário, entrevistas e a análise de fontes documentais. A pesquisa permitiu compreender como se caracteriza a atuação dos professores da rede municipal de ensino de Paranaguá que trabalham com alunos com suspeita ou diagnóstico de Dislexia em relação à Tecnologia Assistiva e demonstrou que o uso de Tecnologia Assistiva contribui para o enfrentamento de barreiras e favorece a efetividade da inclusão das crianças com Dislexia fortalecendo o trabalho do professor.
Abstract: This study proposes a reflection on the potentialities of using Assistive Technology to advance the learning of students with dyslexia in the Early Years, based on the analysis of inclusive public policies, with emphasis on Dyslexia, and on the work with Assistive Technology in the municipal teaching system of Paranaguá. In the Literacy stage, most teachers identify the first difficulties in the student's learning, and these difficulties generate uneasiness as to the ways of attending to these students, and doubts about Dyslexia arise. Therefore, the number of students who require multiprofessional evaluation drives us to think about the conditions of care for students referred for evaluation or diagnosed with Dyslexia. It also alerts us to what rights of care are assured to diagnosed students. Based on advances in recent studies, the reports, and the implementation of public policies for inclusion, it is expected that there will be reflexes in the educational context, especially on Assistive Technology, which may contribute to the development of teaching/learning. Given the scenario presented, this research was developed aiming at answering the central question: What guidance these documents have provided on dyslexia diagnosis, and what contributions do they bring to the guidance of teachers' work? In this path, the research's general goal was defined: to understand how the performance of teachers from the public school system of Paranaguá who work with students with suspected or diagnosed Dyslexia is characterized by Assistive Technology. In turn, the specific objectives that guide the discussions in this study seek to: conceptualize Dyslexia and Assistive Technology - AT, providing an overview of the Inclusion processes and the approximations between AT and Educational Technology; examine the rights ensured by the legislation for inclusive pedagogical practices to students with Dyslexia; survey data on the inclusion processes, the academic profile of students with dyslexia and the use of Assistive Technology in their care. And, finally, to analyze the knowledge of teachers of the initial years in the Paranaguá Municipal Teaching Network about Dyslexia and Assistive Technology. The central theoretical framework of the whole research is based on the studies by Bersch (2017) about Assistive Technology - AT and Navas (2009; 2013); Massi (2007); Lyon; Shaywitz (2003) about dyslexia, besides other authors who contributed to the study. As for the theoretical and methodological aspects, a Case Study research was adopted (GIL, 2002), (Yin, 2001), using different data collection techniques such as a questionnaire, interviews, and analysis of documentary sources. The research allowed us to understand how the performance of teachers from the municipal school system of Paranaguá who work with students with suspected or diagnosed Dyslexia is characterized regarding Assistive Technology and showed that the use of Assistive Technology contributes to face barriers and favors the effectiveness of the inclusion of children with Dyslexia, strengthening the teacher's work.
Keywords: Tecnologia Assistiva
Políticas públicas
Dislexia
Inclusão
Assistive Technology
Public policies
Dyslexia
Inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Oliveira, Vivian Régia Vale de. Dislexia do desenvolvimento: políticas públicas de inclusão e o trabalho com tecnologia assistiva no Município de Paranaguá – Paraná. 2022. 209 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1885
Issue Date: 7-Mar-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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