Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1883
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Critique-en-scène: o videoensaio como gesto crítico
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Luiz Gustavo Vilela 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Denize Correa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida , Gabriela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silveira , Luciana Martha
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carvalho , Marcelo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Veiga, Roberta
???metadata.dc.description.resumo???: Fenômeno cuja emergência está diretamente ligada às plataformas de auto publicação, como o YouTube, o videoensaio vem se popularizando mais e mais. Filmetes geralmente dedicados a refletir sobre o audiovisual, os videoensaios operam uma complexa relação de sentidos, desnaturalizando a mise-en-scène original tornando plásticas obras antes cristalizadas, extraindo, assim, possibilidades discursivas ulteriores através da recombinação de imagens, ocorrência por mim nomeada como critique-en-scène. Para compreender como se articula este conceito inédito, proponho um mergulho nos conceitos de “vídeo”, de Philippe Dubois (2013) e Arlindo Machado (2011), e “ensaio”, de Timothy Corrigan (2013), Nora Alter (2018) e Laura Rascaroli (2007). Ambos, vídeo e ensaio, convergentes para a noção de pensamento. Para entender como se estrutura um videoensaio, tomo os conceitos de banco de dados, de Lev Manovich (2002 e 2015), e do Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg (2009). E, por fim, para refletir sobre como o critique-en-scène se estrutura, empreendo a análise do canal Every Frame a Painting, que será ele próprio tratado como um banco de dados e reorganizado em uma Mnemosyne, aplicando-se aos videoensaios o mesmo “pensamento por montagem”, de Georges Didi-Huberman (1998) que os videoensaios aplicam sobre os filmes.
Abstract: A phenomenon whose emergence is directly linked to self-publishing platforms, such as YouTube, video essays are becoming more and more popular. Short lenght films generally dedicated to reflect on the audiovisual, video essays operate a complex relationship of meanings, denaturalizing the original mise-en-scène, turning plastic works that were previously crystallized, thus extracting further discursive possibilities through the recombination of images, an occurrence I named as critique-en-scene. To understand how this unprecedented concept is articulated, I propose a dive into the concepts of “video”, by Philippe Dubois (2013) and Arlindo Machado (2011), and “essay”, by Timothy Corrigan (2013), Nora Alter (2018) and Laura Rascaroli (2007). Both video and essay converge on the notion of thought. To understand how a video essay is structured, I take the concepts of database, by Lev Manovich (2002 and 2015), and Atlas Mnemosyne, by Aby Warburg (2009). And, finally, to reflect on how critique-en-scène is structured, I undertake the analysis of the channel Every Frame a Painting, which will itself be treated as a database and reorganized into a Mnemosyne, applying to the video essays the same “thought by editing”, by Georges Didi-Huberman (1998) that video essays apply to films.
Keywords: Videoensaio
Critique-en-scène
Banco de dados
Video essay
Database
Atlas mnemosyne
Every frame a painting
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Teixeira, Luiz Gustavo Vilela. Critique-en-scène: o videoensaio como gesto crítico. 2022.139 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1883
Issue Date: 29-Mar-2022
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRITIQUE-EN-SCENE.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.