Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Luiz Gustavo Vilela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7013897278525990por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize Correa-
dc.contributor.referee1Almeida , Gabriela-
dc.contributor.referee2Silveira , Luciana Martha-
dc.contributor.referee3Carvalho , Marcelo-
dc.contributor.referee4Veiga, Roberta-
dc.date.accessioned2022-06-02T14:00:30Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationTeixeira, Luiz Gustavo Vilela. Critique-en-scène: o videoensaio como gesto crítico. 2022.139 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1883-
dc.description.resumoFenômeno cuja emergência está diretamente ligada às plataformas de auto publicação, como o YouTube, o videoensaio vem se popularizando mais e mais. Filmetes geralmente dedicados a refletir sobre o audiovisual, os videoensaios operam uma complexa relação de sentidos, desnaturalizando a mise-en-scène original tornando plásticas obras antes cristalizadas, extraindo, assim, possibilidades discursivas ulteriores através da recombinação de imagens, ocorrência por mim nomeada como critique-en-scène. Para compreender como se articula este conceito inédito, proponho um mergulho nos conceitos de “vídeo”, de Philippe Dubois (2013) e Arlindo Machado (2011), e “ensaio”, de Timothy Corrigan (2013), Nora Alter (2018) e Laura Rascaroli (2007). Ambos, vídeo e ensaio, convergentes para a noção de pensamento. Para entender como se estrutura um videoensaio, tomo os conceitos de banco de dados, de Lev Manovich (2002 e 2015), e do Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg (2009). E, por fim, para refletir sobre como o critique-en-scène se estrutura, empreendo a análise do canal Every Frame a Painting, que será ele próprio tratado como um banco de dados e reorganizado em uma Mnemosyne, aplicando-se aos videoensaios o mesmo “pensamento por montagem”, de Georges Didi-Huberman (1998) que os videoensaios aplicam sobre os filmes.por
dc.description.abstractA phenomenon whose emergence is directly linked to self-publishing platforms, such as YouTube, video essays are becoming more and more popular. Short lenght films generally dedicated to reflect on the audiovisual, video essays operate a complex relationship of meanings, denaturalizing the original mise-en-scène, turning plastic works that were previously crystallized, thus extracting further discursive possibilities through the recombination of images, an occurrence I named as critique-en-scene. To understand how this unprecedented concept is articulated, I propose a dive into the concepts of “video”, by Philippe Dubois (2013) and Arlindo Machado (2011), and “essay”, by Timothy Corrigan (2013), Nora Alter (2018) and Laura Rascaroli (2007). Both video and essay converge on the notion of thought. To understand how a video essay is structured, I take the concepts of database, by Lev Manovich (2002 and 2015), and Atlas Mnemosyne, by Aby Warburg (2009). And, finally, to reflect on how critique-en-scène is structured, I undertake the analysis of the channel Every Frame a Painting, which will itself be treated as a database and reorganized into a Mnemosyne, applying to the video essays the same “thought by editing”, by Georges Didi-Huberman (1998) that video essays apply to films.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-06-02T14:00:29Z No. of bitstreams: 1 CRITIQUE-EN-SCENE.pdf: 3649016 bytes, checksum: 0d6420cfc10cd806ec09c23e31732605 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T14:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRITIQUE-EN-SCENE.pdf: 3649016 bytes, checksum: 0d6420cfc10cd806ec09c23e31732605 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVideoensaiopor
dc.subjectCritique-en-scènepor
dc.subjectBanco de dadospor
dc.subjectVideo essayeng
dc.subjectDatabaseeng
dc.subjectAtlas mnemosyneeng
dc.subjectEvery frame a paintingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCritique-en-scène: o videoensaio como gesto críticopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRITIQUE-EN-SCENE.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.