Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1800
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A importância dos espaços para aprendizagem e desenvolvimento da criança da educação infantil nos CMEI´S de Curitiba
???metadata.dc.creator???: Silva, Fernanda Graziele Valoto da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Germinar, Geyso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leão, Pedro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Fausto dos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta discussão em torno da a organização dos espaços no âmbito da educação infantil, vinculado aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) em Curitiba-PR. O objetivo da investigação consiste em analisar a importância do espaço para aprendizagem e desenvolvimento da criança, investigando como a prática educativa é influenciada pela arquitetura das instituições. Pretende-se analisar como os espaços físicos podem ser organizados ou adaptados de modo a propiciar a qualidade dos espaços em duas instituições de Educação Infantil da rede pública de ensino, que atendem a crianças de 0 a 5 anos de idade, especificamente nos CMEI’s no município de Curitiba, a partir de documentos legais que tratam da organização dos espaços nos Centros Municipais de Educação Infantil em âmbito nacional, estadual e municipal e de que maneira essas orientações estão ou não sendo colocadas em prática nos Espaços de Educação Infantil pesquisados. A fim de responder tais questionamentos utilizei observações a partir do projeto arquitetônico, projeto político pedagógico, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo de diferentes autores sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento a relação entre criança e infância em uma perspectiva histórica, um breve histórico sobre a organização do espaço escolar no Brasil e as transformações ocorridas ao longo do tempo, o Direito das crianças a educação, a estruturação, organização e influência do espaço escolar no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, o espaço na educação infantil e nos Centros Municipais de Educação em Curitiba, breve histórico da educação infantil em Curitiba, atendimento a educação infantil no CMEI Centro Cívico e CMEI Oswaldo Cruz II e análise do ambiente escolar. Caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados, e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este estudo indicou que a organização dos espaços das instituições pesquisadas parecem não atender completamente as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano das Instituições. Os referenciais teóricos e metodológicos que sustentam este estudo se baseia nos estudos de Bueno (1996), Escolano (1998), Forneiro (1998), Faria Filho; Vidal (2000), Horn (2004), Carvalho e Rubiano (2010), e documentos oficiais brasileiros que tratam da organização dos espaços nos Centros Municipais de Educação Infantil.
Abstract: This research presents a discussion around the organization of spaces in the scope of early childhood education, linked to the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI’s) in Curitiba-PR. The aim of the investigation is to analyze the importance of space for the child's learning and development, investigating how educational practice is influenced by the architecture of the institutions. It is intended to analyze how the physical spaces can be organized or adapted in order to provide the quality of the spaces in two institutions of Early Childhood Education in the public school system, which serve children from 0 to 5 years old, specifically in the CMEI's in the city from Curitiba, based on legal documents dealing with the organization of spaces in the Municipal Centers for Early Childhood Education at national, state and municipal levels and how these guidelines are or are not being put into practice in the Early Childhood Education spaces surveyed. In order to answer these questions, I used observations from the architectural project, political pedagogical project, photographic record, analysis of official documents and study of different authors on the subject to develop the research. In this work, I present the relationship between child and childhood in a historical perspective, a brief history about the organization of the school space in Brazil and the transformations that have occurred over time, the right of children to education, the structuring, organization and influence of space in the process of teaching and learning early childhood education, the space in early childhood education and in the Municipal Education Centers in Curitiba, a brief history of early childhood education in Curitiba, attendance to early childhood education at CMEI Centro Cívico and CMEI Oswaldo Cruz II and environmental analysis school. I characterize the research through the methodological procedures and the analysis and discussion of the data, and finally, I expose the observed aspects that point to the real need to take the contributions of these documents to the daily life of early childhood education institutions seeking to meet the needs of children and promoting meaningful learning. This study indicated that the organization of the spaces of the researched institutions does not seem to fully meet the needs of children and it was also possible to realize that the official documents that should guide pedagogical practices in early childhood education are not taken into account in the daily lives of the institutions. The theoretical and methodological references that support this study are based on the studies of Bueno (1996), Escolano (1998), Forneiro (1998), Faria Filho; Vidal (2000), Horn (2004), Carvalho and Rubiano (2010), and official Brazilian documents dealing with the organization of spaces in the Municipal Centers for Early Childhood Education.
Keywords: Educação infantil
CMEI Curitiba
Organização do espaço
Espaço físico
Aprendizagem e desenvolvimento
Early childhood education
Space organization
Physical space
Learning and development
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Silva, Fernanda Graziele Valoto da. A importância dos espaços para aprendizagem e desenvolvimento da criança da educação infantil nos CMEI´S de Curitiba. 2020. 236 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1800
Issue Date: 8-Dec-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTANCIA DOS ESPACOS.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.