Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1762
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Acessibilidade e letramento: práticas com alunos na universidade
???metadata.dc.creator???: Pôrto, Thiago Mathias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barusso, Ana Cristina Guarinello
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Berberian, Ana Paula
???metadata.dc.contributor.referee1???: Massi, Giselle Athayde
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bortolozzi, Kyrlian Bartira
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: O Ensino Superior (ES) é o mais alto nível de instrução na sociedade contemporânea, sendo que em tal nível de formação, a autonomia e a capacidade de desenvolver um pensamento mais crítico reflexivo, são, ou deveriam ser, os principais objetivos a serem trabalhados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Já de início, cabe um questionamento a este respeito, ou seja, como desenvolver a autonomia e um pensamento mais crítico sem as condições necessárias de leitura e escrita? A partir desta pergunta, salienta-se a importância da discussão a respeito das condições de letramento da população brasileira, sobretudo dos alunos que frequentam o ES. Objetivo: Discutir a relação de estudantes do Ensino Superior com o letramento acadêmico. Para tal esse trabalho dividiu-se em dois artigos. Conclusão: pode-se concluir que muitos alunos, ao chegar ao ES se deparam com uma realidade que pode causar sofrimento, inseguranças e culpabilizações, especialmente no que concerne ao uso da linguagem escrita nesse ambiente, o que dificulta seus processos de apropriação dos gêneros que circulam no ambiente universitário. Para lidar com tais sofrimentos as IES tem um papel fundamental na promoção de ações significativas sobre o letramento acadêmico. Nessa dissertação ficou evidente que para lidar com as condições de letramento no Ensino Superior são necessários trabalhos longitudinais a partir de ações significativas sobre e com a linguagem, as quais possibilitem a ressignificação das condições de leitura e escrita dos estudantes. Ressalta-se que tais trabalhos podem ser pensados a partir de Oficinas da Linguagem com o objetivo de criar espaços para (re) siginificações de tais práticas. Além disso, cabe à universidade e a todos os atores envolvidos com a mesma garantirem o ingresso, permanência e acessibilidade dos alunos neste nível de ensino.
Abstract: Introduction: Higher Education (ES) is the highest level of education in contemporary society, and in such a level of education, autonomy and the ability to develop a more critical reflective thinking, are, or should be, the main objectives to be worked on by Higher Education Institutions (HEIs). At the outset, there is a question in this regard, that is, how to develop autonomy and more critical thinking without the necessary conditions for reading and writing? From this question, the importance of the discussion about the literacy conditions of the Brazilian population, especially the students who attend ES, is highlighted. Objective: To discuss the relationship between higher education students and academic literacy. For this purpose, this work was divided into two articles. Conclusion: it can be concluded that many students, when arriving at ES face a reality that can cause suffering, insecurities and blame, especially with regard to the use of written language in this environment, which hinders their processes of appropriation of the genres that circulate in the university environment. To deal with such suffering, HEIs have a fundamental role in promoting significant actions on academic literacy. In this dissertation, it was evident that in order to deal with literacy conditions in Higher Education, longitudinal works are necessary based on significant actions on and with language, which make it possible to redefine students' reading and writing conditions. It is noteworthy that such works can be thought of from Language Workshops in order to create spaces for (re) siginifications of such practices. In addition, it is up to the university and all the actors involved with it to guarantee the entry, permanence and accessibility of students at this level of education.
Keywords: Letramento
Letramento acadêmico
Ensino superior
Atividades grupais
Leitura e escrita no ensino superior
Literacy
Academic literacy
University education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Pôrto, Thiago Mathias. Acessibilidade e letramento: práticas com alunos na universidade. 2020. 84 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1762
Issue Date: 20-Mar-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACESSIBILIDADE E LETRAMENTO.pdf693.93 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.