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dc.creatorPôrto, Thiago Mathias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7292778707660862por
dc.contributor.advisor1Barusso, Ana Cristina Guarinello-
dc.contributor.advisor-co1Berberian, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Massi, Giselle Athayde-
dc.contributor.referee2Bortolozzi, Kyrlian Bartira-
dc.date.accessioned2020-04-28T14:15:56Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.citationPôrto, Thiago Mathias. Acessibilidade e letramento: práticas com alunos na universidade. 2020. 84 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1762-
dc.description.resumoIntrodução: O Ensino Superior (ES) é o mais alto nível de instrução na sociedade contemporânea, sendo que em tal nível de formação, a autonomia e a capacidade de desenvolver um pensamento mais crítico reflexivo, são, ou deveriam ser, os principais objetivos a serem trabalhados pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Já de início, cabe um questionamento a este respeito, ou seja, como desenvolver a autonomia e um pensamento mais crítico sem as condições necessárias de leitura e escrita? A partir desta pergunta, salienta-se a importância da discussão a respeito das condições de letramento da população brasileira, sobretudo dos alunos que frequentam o ES. Objetivo: Discutir a relação de estudantes do Ensino Superior com o letramento acadêmico. Para tal esse trabalho dividiu-se em dois artigos. Conclusão: pode-se concluir que muitos alunos, ao chegar ao ES se deparam com uma realidade que pode causar sofrimento, inseguranças e culpabilizações, especialmente no que concerne ao uso da linguagem escrita nesse ambiente, o que dificulta seus processos de apropriação dos gêneros que circulam no ambiente universitário. Para lidar com tais sofrimentos as IES tem um papel fundamental na promoção de ações significativas sobre o letramento acadêmico. Nessa dissertação ficou evidente que para lidar com as condições de letramento no Ensino Superior são necessários trabalhos longitudinais a partir de ações significativas sobre e com a linguagem, as quais possibilitem a ressignificação das condições de leitura e escrita dos estudantes. Ressalta-se que tais trabalhos podem ser pensados a partir de Oficinas da Linguagem com o objetivo de criar espaços para (re) siginificações de tais práticas. Além disso, cabe à universidade e a todos os atores envolvidos com a mesma garantirem o ingresso, permanência e acessibilidade dos alunos neste nível de ensino.por
dc.description.abstractIntroduction: Higher Education (ES) is the highest level of education in contemporary society, and in such a level of education, autonomy and the ability to develop a more critical reflective thinking, are, or should be, the main objectives to be worked on by Higher Education Institutions (HEIs). At the outset, there is a question in this regard, that is, how to develop autonomy and more critical thinking without the necessary conditions for reading and writing? From this question, the importance of the discussion about the literacy conditions of the Brazilian population, especially the students who attend ES, is highlighted. Objective: To discuss the relationship between higher education students and academic literacy. For this purpose, this work was divided into two articles. Conclusion: it can be concluded that many students, when arriving at ES face a reality that can cause suffering, insecurities and blame, especially with regard to the use of written language in this environment, which hinders their processes of appropriation of the genres that circulate in the university environment. To deal with such suffering, HEIs have a fundamental role in promoting significant actions on academic literacy. In this dissertation, it was evident that in order to deal with literacy conditions in Higher Education, longitudinal works are necessary based on significant actions on and with language, which make it possible to redefine students' reading and writing conditions. It is noteworthy that such works can be thought of from Language Workshops in order to create spaces for (re) siginifications of such practices. In addition, it is up to the university and all the actors involved with it to guarantee the entry, permanence and accessibility of students at this level of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-04-28T14:15:56Z No. of bitstreams: 1 ACESSIBILIDADE E LETRAMENTO.pdf: 710585 bytes, checksum: 35e1ceae38c232067b1fef217dd10901 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-28T14:15:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACESSIBILIDADE E LETRAMENTO.pdf: 710585 bytes, checksum: 35e1ceae38c232067b1fef217dd10901 (MD5) Previous issue date: 2020-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLetramento acadêmicopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAtividades grupaispor
dc.subjectLeitura e escrita no ensino superiorpor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectAcademic literacyeng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleAcessibilidade e letramento: práticas com alunos na universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

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