Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1667
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Preconceito linguístico: estudo dos livros didáticos de língua portuguesa utilizados nas escolas do campo no município de Tijucas do Sul
???metadata.dc.creator???: Miyake, Salete Aparecida Franco 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Chaves, Edilson
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Como se constitui o preconceito linguístico, observando as influências internas e condições sociais (externas), diferenças de classe, regionais, étnicas e de gênero. Concentra-se nas variações da língua portuguesa dos sujeitos que vivem em áreas rurais – do campo. Apresenta as condições de trabalho e educação do campo visando compreender como se construiu a concepção da educação do campo, resultado da luta dos Movimentos Sociais por reforma agrária e por educação. Igualmente, apresenta a construção da política de produção e distribuição de materiais didáticos – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) –, dialogando com os contextos sociais, políticos, ideológicos e econômicos do país. Compreende que o livro didático é um importante instrumento de apoio pedagógico, esclarece suas funções e as relações que são características de sua produção enquanto objeto da cultura material escolar e enquanto produto de mercado. Nesse sentido, elucida brevemente o contexto econômico do mercado editorial didático dos últimos anos, considerando que o governo brasileiro é um grande investidor, pois centraliza a regulação, compra e distribuição dos livros didáticos para todas as escolas públicas inscritas no programa. A pesquisa é qualitativa, contempla a análise dos documentos convocatórios das edições do PNLD Campo (2013 e 2016), os respectivos Guias de Livros Didáticos e o Edital 01/2017 – CGPLI, de 27 de julho de 2017. Os livros didáticos da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo, destinados aos quartos e quintos anos, complementam a análise. Nove dos treze professores que utilizaram essas obras e que lecionam nos quartos e quintos anos, das escolas seriadas do Munícipio de Tijucas do Sul, contribuíram com a pesquisa respondendo ao questionário que avalia a compreensão da concepção do campo presente nas obras e quais as condições de abordagem do preconceito linguístico através delas. Finalmente, a partir desses dados se propõe discutir de que forma a educação do campo e o livro didático do campo permitem a construção de uma educação cidadã, que vise respeitar a cultura, a língua e, por consequência, a identidade dos povos do campo.
Abstract: This study deals with linguistic prejudice based on the observation of internal influences and (external) social conditions, class, regional, ethnic, and genre differences. It focuses on the Portuguese language variations of individuals that live in rural areas. The study presents the work and educational conditions in rural areas, aiming to understand how the conception of rural education was constructed, which is the result of Social Movements for agrarian and education reform. The study also presents the political construction of the production and distribution of teaching materials – the Textbook National Program (PNLD, in the Portuguese acronym) – in a dialogue with social, political, ideological and Economic contexts of Brazil. The program understands that the textbook is an important instrument of pedagogical support; it also clarifies its functions and the relations that are characteristic of its production as an object of material school culture and as a market product. In this sense, the study briefly presents the economical context of the publishing market of recent years, considering that the Brazilian government is a great investor, as it centralizes not only the regulation, but also the purchase and distribution of textbooks to all public schools enrolled in the aforementioned program. This is a qualitative research and it includes the analysis of the convening documents of the Rural PNLD editions of 2013 and 2016, their respective Textbook Guides and the Notice 01/2017 – CGPLI, July 27th 2017. The Portuguese language textbooks from the Novo Girassol Collection: knowledge and fields chores, which are intended for the 4th and 5th years, complement the analysis. Nine out of the thirteen teachers who used these books to teach 4th and 5th grades groups, in multiple grade schools in the municipality of Tijucas do Sul, contributed to the research by answering the questionnaire that evaluates the understanding of the conception of field in the books as well as the approach to linguistic prejudice. Finally, based on the data obtained, the research intends to discuss how rural education and the textbook provide for the construction of a citizen education that aims to respect the culture, the language and consequently the identity of people from rural areas.
Keywords: Preconceito lingüístico
Livro didático
Educação no campo
PNLD
Linguistic prejudice
Textbook
Rural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Miyake, Salete Aparecida Franco. Preconceito linguístico: estudo dos livros didáticos de língua portuguesa utilizados nas escolas do campo no município de Tijucas do Sul. 2019. 171 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1667
Issue Date: 24-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRECONCEITO LINGUISTICO.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.