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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática do instituto Ayrton Senna na rede pública municipal de educação em São José dos Pinhais/PR
???metadata.dc.creator???: Mikrut, Marli Patricia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Sidney Reinaldo da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação constitui um estudo exploratório, de base bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas, que tem por objeto a parceria para a gestão da educação municipal firmada entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Prefeitura de São José dos Pinhais. Tem-se enquanto perspectiva de análise o método dialético e se busca compreender crítica e analiticamente as implicações na gestão das escolas municipais durante o período da parceria (2001-2009). A pesquisa teve por procedimentos o estudo bibliográfico, a análise documental na base de dados da CAPES, da legislação municipal pertinente ao período da parceria e do Manual de Procedimentos e Rotinas da Escola Campeã; e entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação do Município que atuaram durante o período da parceria. Esta dissertação compõe-se com os seguintes objetivos específicos: no primeiro capítulo com o objetivo de apontar as políticas públicas para a educação no Brasil aborda-se a influência do Banco Mundial, e a constituição de parcerias entre a iniciativa privada e organizações não-governamentais. No segundo capítulo enfatiza-se a caracterização do IAS, fazendo um panorama geral de seus programas, e destacando-se o Programa Escola Campeã, voltado para a gestão escolar dos municípios, consubstanciado nos manuais Gerenciando a Escola Eficaz, e de Procedimentos e Rotinas. No terceiro capítulo se busca compreender a prática do IAS no cenário educacional brasileiro com base na análise das implicações dos programas desenvolvidos pelo Instituto, com destaque para a implantação do Programa Escola Campeã na gestão escolar de um conjunto de Municípios e Estados brasileiros. No quarto capítulo, por meio da análise de documentos e entrevistas com cinco profissionais da educação municipal, trata-se da parceria empreendida entre o IAS e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. A pesquisa elucidou pontos importantes em relação à parceria com o Município de São José dos Pinhais, evidenciando que o momento da parceria para a gestão municipal foi importante para estabelecer mecanismos de autonomia para as escolas, como: a implantação do processo de escolha de diretores; a oficialização do Conselho Municipal de Educação, dos Conselhos Escolares, e do Projeto Político Pedagógico; realização da Conferência Municipal de Educação e Elaboração do Plano Municipal de Educação, em conformidade com a LDB 9.394/96; descentralização de verbas destinadas às escolas. Porém, foi uma autonomia restrita, em contradição à busca de eficiência no ensino público, tendo como base valores como competitividade e busca de resultados, o que afasta-se princípios de gestão democrática e de formação humana. Neste sentido, defende-se a educação como prática social transformadora, voltada à emancipação humana, exigindo novas formas de gestão e de políticas educacionais em real contradição ao movimento do capitalismo e de gerencialismo empresarial de qualidade total que se transplanta para a educação mediante este tipo de parceria público-privada.
Abstract: This research is an exploratory study of literature and evidence base, as well as semi-structured interviews, which is engaged in the partnership for the management of municipal education signed between the Ayrton Senna Institute (IAS) and the city of São José dos Pinhais. It has been as analytical perspective the dialectical method and seeks to understand critical and analytical implications in the management of public schools during the period of the partnership (2001-2009). The research had the procedures the bibliographic study, document analysis in the CAPES database, the municipal legislation relevant to the period of the partnership and Procedures Manual and routines of the Champion School; and semi-structured interviews with professionals in the city of education who worked during the period of the partnership. This dissertation is composed with the following specific objectives: the first chapter in order to point out the public policies for education in Brazil we discuss the influence of the World Bank, and the establishment of partnerships between the private sector and non-governmental organizations. In the second chapter emphasizes the characterization of the IAS, making an overview of its programs, and highlighting the Champion School Program, designed for school management of municipalities, embodied in the manuals Managing Effective School, and procedures and routines. In the third chapter seeks to understand the practice of IAS in the Brazilian educational scenario based on the analysis of the implications of the programs developed by the Institute, especially the implementation of the Champion School Program in school management of a number of municipalities and Brazilian states. In the fourth chapter, through the analysis of documents and interviews with five professionals of municipal education, it is the partnership undertaken between the IAS and the Municipality of São José dos Pinhais. The research has elucidated important points about the partnership with the municipality of São José dos Pinhais, indicating that the timing of partnership for municipal management was important to establish mechanisms of autonomy for schools, such as the implementation of the choice of directors process; the formalization of the Municipal Council of Education, School Boards, and the Pedagogical Political Project; accomplishment of the Municipal Conference on Education and Development of Municipal Education Plan, in accordance with the LDB 9.394/96; decentralization of funds allocated to schools. However, it was a limited autonomy, in contradiction to the pursuit of efficiency in public education, based on values such as competitiveness and search results, which departs from the principles of democratic governance and human development. In this sense, defends education as transformative social practice, focused on the human emancipation, requiring new forms of management and educational policies in real contradiction to the movement of capitalism and corporate managerialism total quality that transplants for education through this type publicprivate partnership.
Keywords: Políticas e gestão da educação
Parcerias público-privadas em educação
Instituto Ayrton Senna
Politics and management education
Ayrton Senna Institute
Publicprivate partnerships in education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Mikrut, Marli Patricia. A prática do instituto Ayrton Senna na rede pública municipal de educação em São José dos Pinhais/PR. 2014. 146 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1642
Issue Date: 14-Dec-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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