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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica socioambiental na escola localizada no campo na região metropolitana de Curitiba
???metadata.dc.creator???: Santos, Lisandra Sbais Valim dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Germinari, Geyso Dongley
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ens, Romilda Teodora
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta como objeto de pesquisa as Práticas Pedagógicas Socioambientais e como sujeito os professores que atuam na escola localizada no campo do município de Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba. A questão norteadora colocada para a investigação busca responder – Como se constitui a Prática Pedagógica Socioambiental dos professores de uma escola localizada no campo? Os objetivos desta pesquisa buscam, como geral: analisar a Prática Socioambiental de professores no contexto da educação do campo. E, como específicos: conhecer o perfil dos professores que atuam na escola localizada no campo neste município; caracterizar a gestão escolar na perspectiva da Prática Pedagógica Socioambiental dos professores da escola do campo; caracterizar a constituição das Práticas Pedagógicas Socioambientais dos professores desta escola e avaliar os limites e as possibilidades destas Práticas Pedagógicas Socioambientais. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados de campo: os documentos, as observações e sete entrevistas realizadas pela própria pesquisadora com professores das series iniciais da escola, sendo esta escola o local da pesquisa. As referências teóricas utilizadas que esta pesquisa teve como base para abordar a educação ambiental incluem autores como: Jacobi (2005) (2003), Tristão (2004) (2005), Sorrentino (2005) e Loureiro (2007); e para a educação do campo considerou-se Arroyo (2004), Caldart (2012), Molina (2012) e Souza (2006) (2009) (2010). Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores dessa escola são em sua totalidade moradores do campo e exercem Práticas Pedagógicas Socioambientais de maneira isolada e pontual, e que a Educação do Campo ainda é uma realidade a ser conquistada pela comunidade do campo. A falta de formação e de cursos na área da Educação Ambiental foi uma das principais queixas dos professores para o desenvolvimentos de práticas pedagógicas socioambientais. Identificamos também que a escola vem buscando práticas de uma escola do campo e que o material utilizado por ela ainda não é o adequado, pois a escola ainda utiliza o mesmo livro didático das escolas urbanas.
Abstract: This work presents as subject the social and environmental educational practices, and as object, the teachers working in a school located in the rural area of Campo Magro, Metropolitan Region of Curitiba. The guiding question this work seeks to answer is - How is constituted the environmental educational practices of teachers from a school located in the countryside? The general objective of this research is to analyze the environmental practice of teachers in the context of rural education. And as specific objectives: to know the profile of teachers who work in a school located in the countryside; characterize the school management from the perspective of environmental educational practice of rural school teachers; characterize the constitution of socioenvironmental educational practices of teachers in these schools and evaluate the limits and possibilities of these practices. This study was conducted in a qualitative approach, and the instruments for data collection included: the documents, class observation and seven interviews conducted by the researcher with teachers of the initial grades of the school, as the research location. For the theoretical references for Environmental Education, this research was based on authors as Jacobi (2005) (2003), Tristão (2004) (2005), Sorrentino (2005) and Loureiro (2007). For the rural education, were considered authors as Arroyo (2004), Caldart (2012), Molina (2012) and Souza (2006) (2009) (2010). The results of this work show that the teachers of the schools are in their majority inhabitants of rural areas e exercise socioenvironmental practices only in isolated and fragmented manner, and also that the Rural Education still a reality to be pursued by the countryside community. The lack of specific training in the area of Environmental Education was one of the main issues pointed by the teachers to the development of socioenvironmental educational practices. It was also identified that the school still seeking practices focused on rural education, and that the education materials used by them is not adequate, since the school uses the same books as urban schools do.
Keywords: Educação do campo
Educação ambiental
Prática pedagógica socioambiental
Escolas do campo
Rural education
Environmental education
Environmental educational practice
Rural schools
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Santos, Lisandra Sbais Valim dos. A prática pedagógica socioambiental na escola localizada no campo na região metropolitana de Curitiba. 2015. 130 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1626
Issue Date: 5-May-2015
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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