| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2108| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | A formação da juventude no programa de aprendizagem profissional em Curitiba: uma escola do trabalho |
| ???metadata.dc.creator???: | Godke, Vinicius Brandani ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Salomé, Josélia Schwanka |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pereira, Maria de Fátima Rodrigues |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Carvalho, Márcio Bernardes de |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | O Programa de Aprendizagem Profissional é uma política pública destinada a incluir adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, no mercado de trabalho. Seu funcionamento depende fortemente das parcerias entre instituições de ensino e empresas, inserindo o programa nas dinâmicas do sistema capitalista. Dado que a educação é uma alavanca essencial para a mudança social, essa relação pode direcionar a formação dos jovens para atender predominantemente aos interesses mercantis, sem promover uma formação integral que ultrapasse o âmbito estritamente profissional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender em que medida a formação da juventude no Programa de Aprendizagem Profissional em Curitiba possibilita a inserção no mercado de trabalho sem limitar a formação integral dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais, com base nas legislações que fundamentam essa política, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 9.579/2018. Além disso, foram analisadas as orientações propostas por organizações multilaterais, como o Banco Mundial, em relação à formação da juventude. A análise foi orientada pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, os quais auxiliam na compreensão das transformações da história e das sociedades humanas. Os resultados indicam que a formação dos jovens trabalhadores inseridos no Programa de Aprendizagem é fortemente voltada ao desenvolvimento de competências relacionadas às demandas imediatas do mercado de trabalho. Logo, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos cursos não oferecem uma real possibilidade de formação integral, na qual os participantes compreendam criticamente seu papel na sociedade e atuem de forma consciente e transformadora. Como contribuição, o estudo buscou proporcionar discussões que ofereçam subsídios para o aprofundamento de todos os envolvidos com essa política, promovendo um entendimento crítico sobre os desafios, limitações e potencialidades do Programa de Aprendizagem Profissional a nível nacional e regional. |
| Abstract: | The Professional Learning Program is a public policy aimed at including adolescents and young people, aged 14 to 24, in the labor market. Its operation depends heavily on partnerships between educational institutions and companies, inserting the program into the dynamics of the capitalist system. Once education is an essential lever for social change, such relationship can direct young people’s formation to predominantly serve commercial interests, without promoting full education that goes beyond the strictly professional scope. In this sense, this study aims to understand to what extent young people’s formation in the Professional Learning Program in Curitiba enables students to enter the labor market without limiting their integral formation. In order to do so, qualitative research was carried out, using bibliographic and documentary procedures, based on the legislations that underpin this policy, such as the Consolidation of Labor Laws (CLT), The Statute of the Child and Adolescent (ECA), the Law No. 10,097/2000 and the Decree No. 9,579/2018. In addition to that, guidelines proposed by multilateral organizations, such as the World Bank, in relation to the formation of young people were analyzed. The analysis was guided by the epistemological assumptions of the historical-dialectical materialism, which help to understand the transformations of history and human societies. The results indicate that the formation of young workers included in the Professional Learning Program is strongly focused on the development of skills related to the immediate demands of the labor market. Therefore, the knowledge and skills developed in the courses do not offer a real possibility of an integral formation, in which participants critically understand their role in society and act in a conscious and transformative way. As a contribution, the study sought to provide discussions that offer support for the deepening of all those involved with this policy, promoting a critical understanding of the challenges, limitations and potential of the Professional Learning Program at national and regional levels. |
| Keywords: | Programa de aprendizagem Formação profissional Juventude Políticas públicas Learning program Professional formation Youth Public policies |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação |
| Citation: | Godke, Vinicius Brandani. A formação da juventude no programa de aprendizagem profissional em Curitiba: uma escola do trabalho. 2025. 117 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2108 |
| Issue Date: | 26-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A FORMACAO DA JUVENTUDE.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

