| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2084| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Arquitetura e educação – a escola de aprendizes artífices no Paraná |
| ???metadata.dc.creator???: | Silva, Alexandre Ianino da ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Gonçalves, Rita de Cássia |
| ???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Schlesener, Anita Helena |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Trindade, Rhuan Targino Zaleski |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Silva, João Henrique da |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo compreender a arquitetura e a cultura escolar com base no estudo da História da Educação e conhecer o contexto social, político e econômico que, levou à criação das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) e às mudanças verificadas no final do século XIX e início do século XX. Pretende estudar o início da educação brasileira, a criação das Escolas de Aprendizes Artífices e o caso da Escola de Aprendizes Artífices na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Pretende pesquisar qual era o pensamento educacional e suas diretrizes que nortearam os caminhos da educação no Brasil. O estudo está dividido em três partes: a introdução, mostrando que o estudo das instituições escolares é algo recorrente; a segunda parte pretende estudar a história da “educação no Brasil e o ensino de ofícios”, bem como a pesquisa com base nas teses e dissertações disponíveis; e a terceira parte engloba o conceito de cultura escolar e os estudos sobre as instituições escolares. O método usado é realizar uma pesquisa bibliográfica e uma revisão sistemática de literatura. O objetivo é compreender a Arquitetura e a Cultura Escolar com base no estudo da História da Educação e conhecer o contexto social, político e econômico que levou à criação das EAAs e às mudanças verificadas naquele período. A primeira ideia deste trabalho foi uma pesquisa documental, nos arquivos da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mas, em virtude da pandemia, o acesso à instituição e aos documentos não foi possível. Assim, houve a necessidade da alteração dos objetivos iniciais propostos. |
| Abstract: | The aim of this work is to comprehend architecture and school culture by studying the History of Education and to get to know the social, political and economic context that led to the creation of Craft-Apprentice Schools and to the changes observed at the end of the 19th century and beginning of the 20th century. It involves studying the beginning of Brazilian education, the creation of Craft-Apprentice Schools and the instance of the Craft-Apprentice School in the city of Curitiba, state of Paraná. It involves researching what was the educational thought process and its guidelines which have paved the way for education in Brazil. This study is divided into three parts: the introduction, showing that the study of school institutions is something recurrent; the second part involves the history of “education in Brazil and the teaching of trades” as well as researches based on theses and available dissertations; and the third part includes the concept of school culture and the studies on school institutions. The method used is to do a bibliographic research, a systematic literature review. The goal is to comprehend Architecture and School Culture by studying the History of Education and to get to know the social, political and economic context that led to the creation of CraftApprentice Schools and to the changes observed in that period. The first idea of this work would be a documentary research, at the archives of UTFPR – Federal University of Technology – Paraná. However, due to the pandemic, access to the institution and to the documents was not possible. Thus there was the need to alter the proposed initial objectives. |
| Keywords: | Arquitetura escolar Cultura escolar Educação História da educação Produção do conhecimento School architecture School culture Education History of education Knowledge production |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação |
| Citation: | Silva, Alexandre Ianino da. Arquitetura e educação – a escola de aprendizes artífices no Paraná. 2021. 96 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2084 |
| Issue Date: | 7-Jul-2021 |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ARQUITETURA E EDUCACAO.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

