Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alexandre Ianino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0085274796371151por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor-co1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Trindade, Rhuan Targino Zaleski-
dc.contributor.referee2Silva, João Henrique da-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:18:05Z-
dc.date.issued2021-07-07-
dc.identifier.citationSilva, Alexandre Ianino da. Arquitetura e educação – a escola de aprendizes artífices no Paraná. 2021. 96 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2084-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a arquitetura e a cultura escolar com base no estudo da História da Educação e conhecer o contexto social, político e econômico que, levou à criação das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) e às mudanças verificadas no final do século XIX e início do século XX. Pretende estudar o início da educação brasileira, a criação das Escolas de Aprendizes Artífices e o caso da Escola de Aprendizes Artífices na cidade de Curitiba, Estado do Paraná. Pretende pesquisar qual era o pensamento educacional e suas diretrizes que nortearam os caminhos da educação no Brasil. O estudo está dividido em três partes: a introdução, mostrando que o estudo das instituições escolares é algo recorrente; a segunda parte pretende estudar a história da “educação no Brasil e o ensino de ofícios”, bem como a pesquisa com base nas teses e dissertações disponíveis; e a terceira parte engloba o conceito de cultura escolar e os estudos sobre as instituições escolares. O método usado é realizar uma pesquisa bibliográfica e uma revisão sistemática de literatura. O objetivo é compreender a Arquitetura e a Cultura Escolar com base no estudo da História da Educação e conhecer o contexto social, político e econômico que levou à criação das EAAs e às mudanças verificadas naquele período. A primeira ideia deste trabalho foi uma pesquisa documental, nos arquivos da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mas, em virtude da pandemia, o acesso à instituição e aos documentos não foi possível. Assim, houve a necessidade da alteração dos objetivos iniciais propostos.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to comprehend architecture and school culture by studying the History of Education and to get to know the social, political and economic context that led to the creation of Craft-Apprentice Schools and to the changes observed at the end of the 19th century and beginning of the 20th century. It involves studying the beginning of Brazilian education, the creation of Craft-Apprentice Schools and the instance of the Craft-Apprentice School in the city of Curitiba, state of Paraná. It involves researching what was the educational thought process and its guidelines which have paved the way for education in Brazil. This study is divided into three parts: the introduction, showing that the study of school institutions is something recurrent; the second part involves the history of “education in Brazil and the teaching of trades” as well as researches based on theses and available dissertations; and the third part includes the concept of school culture and the studies on school institutions. The method used is to do a bibliographic research, a systematic literature review. The goal is to comprehend Architecture and School Culture by studying the History of Education and to get to know the social, political and economic context that led to the creation of CraftApprentice Schools and to the changes observed in that period. The first idea of this work would be a documentary research, at the archives of UTFPR – Federal University of Technology – Paraná. However, due to the pandemic, access to the institution and to the documents was not possible. Thus there was the need to alter the proposed initial objectives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-04-02T17:18:05Z No. of bitstreams: 1 ARQUITETURA E EDUCACAO.pdf: 1057184 bytes, checksum: 999d176a9e98a5d1b4d2e1636368fae2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T17:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARQUITETURA E EDUCACAO.pdf: 1057184 bytes, checksum: 999d176a9e98a5d1b4d2e1636368fae2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArquitetura escolarpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.subjectSchool architectureeng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectKnowledge productioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleArquitetura e educação – a escola de aprendizes artífices no Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUITETURA E EDUCACAO.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.