Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2076
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas públicas e ação educativa no museu de arte contemporanea do Paraná
???metadata.dc.creator???: Vanzuita, Simone Cristine
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mendes, Maria Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo vem tratar das Políticas Públicas para museus, e seus apontamentos frente ao aspecto educacional desempenhado por estas instituições, por meio da ação educativa. Para tanto, foi importante tratar de pressupostos e contextos vividos por nossa sociedade no campo da arte e da educação, como as relações da arte com o capitalismo, com a Ditadura Militar, bem como as mudanças, metodologias e legislações em torno da arteeducação. O museu como as instituições escolares são espaços educativos. Neste sentido a pesquisa faz uma analise das Políticas Públicas para Museus no âmbito federal e estadual. No âmbito federal optamos pela analise de três importantes documentos que são: a Política Nacional de Museus (2003); a Política Nacional de Educação Museal (2017) e o Plano Nacional Setorial de Museus (2010). Em se tratando de políticas neste setor no Estado do Paraná, foi realizado o levantamento do documento em vigor, o qual se intitula Sistema Estadual de Museus (2006). A pesquisa tem o intuito de analisar os apontamentos descritos nas políticas públicas para museus, estão em consonância com as ações desenvolvidas em museus de Arte da cidade de Curitiba, no que se trata da ação educativa. Dentre diversos museus de arte presentes na cidade de Curitiba, o qual possuem um trabalho efetivo no que trata da ação educativa, optamos pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, onde foi realizada a análise frente ao Plano Museológico da instituição e as preposições e metas por eles descritos. Vimos nessa análise muitas consonâncias, mas também preposições os quais devem ser efetivadas a fim de proporcionar aos diferentes públicos o acesso e a ampliação cultural.
Abstract: This study deals with Public Policies for museums, and their notes regarding the educational aspect performed by these institutions, through educational action. Therefore, it was important to deal with assumptions and contexts experienced by our society in the field of art and education, such as the relations between art and capitalism, with the Military Dictatorship, as well as the changes, methodologies and legislation surrounding art-education. The museum and the school institutions are educational spaces. In this sense, the research analyzes the Public Policies for Museums at the federal and state levels. At the federal level, we chose to analyze three important documents which are: the National Museum Policy (2003); the National Museum Education Policy (2017) and the National Sectoral Museum Plan (2010). In the case of policies in this sector in the State of Parana, a survey of the current document, which is called the State Museums System (2006), was carried out. The research aims to analyze the notes described in the public policies for museums, if they are in consonance with the actions developed in Art museums in the city of Curitiba, in what concerns educational action. Among several art museums present in the city of Curitiba, which have an effective work when it comes to educational action, we opted for the Museum of Contemporary Art of Parana, where the analysis about the Institution's Museological Plan and the propositions and goals described by them was carried out. We observed many consonances in this analysis, but also propositions which must be carried out in order to provide access and cultural expansion to different audiences.
Keywords: Arte-educação
Museus
Políticas públicas
Art-education
Museums
Public policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Vanzuita, Simone Cristine. Políticas públicas e ação educativa no museu de arte contemporanea do Paraná. 2020. 164 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2076
Issue Date: 31-Mar-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS E ACAO.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.