Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1879
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação para a autonomia: reflexões sobre o conceito de autonomia a partir de Paulo Freire
???metadata.dc.creator???: Lima, Jean Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amaral Filho, Fausto Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Neiva Afonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa pretende analisar as implicações práticas e teóricas decorrentes do conceito de autonomia desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire. Utilizando os métodos bibliográfico e analítico, desenvolveu-se inicialmente um percurso pela tradição do pensamento ocidental, evidenciando o modo como diferentes filósofos, como Platão, Immanuel Kant, Nietzsche e Michel Foucault, interagiram com a temática em questão. Embora cada autor tenha percorrido vias diferentes, fica manifesto que em geral a autonomia sempre esteve relacionada com possibilidade de desenvolvimento crítico e ativo, o que só é acessível àqueles indivíduos que despertaram sua consciência por meio de um processo educacional emancipatório. Posteriormente, o diálogo filosófico-pedagógico encontrou seu ponto central com as contribuições decorrentes da abordagem freiriana, especialmente registrado na obra Pedagogia da Autonomia. Evidenciou-se o caráter político da educação, assim como a possibilidade de transformação pessoal e social decorrentes de um modelo de ensino capaz de humanizar e promover a autonomia de cada um. Tal perspectiva só será alcançada quando o educador compreender a importância de sua missão. Por fim, o estudo aponta para duas consequências benfazejas da promoção da autonomia: a liberdade individual e a transformação social.
Abstract: This research aims to analyze the practical and theoretical implications from the concept of autonomy developed by the pedagogue Paulo Freire. Using bibliographical and analytical methods, it is developed, initially, the path through the tradition of Western thought, putting into evidence the way in which the different philosophers, as Plato, Immanuel Kant, Nietzsche and Michel Foucault dealt with such theme. Even though each author has taken different ways, it is shown that in general the concept of autonomy is always related to the possibility of critical and active development, which is only accessible to those individuals who have awaken their consciences by means of a emancipatory process of education. Later on, the philosophical-pedagogical dialogue met its central point with the contributions from Freire´s taken, especially registered in the work “Pedagogy of Autonomy”. It is put into evidence the political character of education, as well as the possibility of personal and social transformation as a result of a teaching model capable of humanizing and promoting the autonomy of everyone. Such perspective is only reached when the educator understands the importance of his mission. Finally, the study aims the two good consequences of the promotion of autonomy: individual freedom and social transformation.
Keywords: Autonomia
Educação
Liberdade
Humanização
Autonomy
Education
Freedom
Humanization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Lima, Jean Alves. Educação para a autonomia: reflexões sobre o conceito de autonomia a partir de Paulo Freire. 2022. 84 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1879
Issue Date: 17-Mar-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO PARA A AUTONOMIA.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.