Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Jean Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742652829802617por
dc.contributor.advisor1Amaral Filho, Fausto Santos-
dc.contributor.referee1Oliveira, Neiva Afonso-
dc.contributor.referee2Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2022-05-10T18:36:09Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationLima, Jean Alves. Educação para a autonomia: reflexões sobre o conceito de autonomia a partir de Paulo Freire. 2022. 84 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1879-
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende analisar as implicações práticas e teóricas decorrentes do conceito de autonomia desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire. Utilizando os métodos bibliográfico e analítico, desenvolveu-se inicialmente um percurso pela tradição do pensamento ocidental, evidenciando o modo como diferentes filósofos, como Platão, Immanuel Kant, Nietzsche e Michel Foucault, interagiram com a temática em questão. Embora cada autor tenha percorrido vias diferentes, fica manifesto que em geral a autonomia sempre esteve relacionada com possibilidade de desenvolvimento crítico e ativo, o que só é acessível àqueles indivíduos que despertaram sua consciência por meio de um processo educacional emancipatório. Posteriormente, o diálogo filosófico-pedagógico encontrou seu ponto central com as contribuições decorrentes da abordagem freiriana, especialmente registrado na obra Pedagogia da Autonomia. Evidenciou-se o caráter político da educação, assim como a possibilidade de transformação pessoal e social decorrentes de um modelo de ensino capaz de humanizar e promover a autonomia de cada um. Tal perspectiva só será alcançada quando o educador compreender a importância de sua missão. Por fim, o estudo aponta para duas consequências benfazejas da promoção da autonomia: a liberdade individual e a transformação social.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the practical and theoretical implications from the concept of autonomy developed by the pedagogue Paulo Freire. Using bibliographical and analytical methods, it is developed, initially, the path through the tradition of Western thought, putting into evidence the way in which the different philosophers, as Plato, Immanuel Kant, Nietzsche and Michel Foucault dealt with such theme. Even though each author has taken different ways, it is shown that in general the concept of autonomy is always related to the possibility of critical and active development, which is only accessible to those individuals who have awaken their consciences by means of a emancipatory process of education. Later on, the philosophical-pedagogical dialogue met its central point with the contributions from Freire´s taken, especially registered in the work “Pedagogy of Autonomy”. It is put into evidence the political character of education, as well as the possibility of personal and social transformation as a result of a teaching model capable of humanizing and promoting the autonomy of everyone. Such perspective is only reached when the educator understands the importance of his mission. Finally, the study aims the two good consequences of the promotion of autonomy: individual freedom and social transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-05-10T18:36:09Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO PARA A AUTONOMIA.pdf: 1388922 bytes, checksum: be9a26cdcc3140771debe60a444e71e3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T18:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO PARA A AUTONOMIA.pdf: 1388922 bytes, checksum: be9a26cdcc3140771debe60a444e71e3 (MD5) Previous issue date: 2022-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectHumanizationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação para a autonomia: reflexões sobre o conceito de autonomia a partir de Paulo Freirepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO PARA A AUTONOMIA.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.