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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Estrutura de conteúdo enquanto estratégia na produção de significado ao sujeito hipermoderno: o caso orvalho.com
???metadata.dc.creator???: Camargo, Marlon Munaretti de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Caroline Cavalcanti de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Letícia Salem Herrmann
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pieroni, Geraldo Magela
???metadata.dc.contributor.referee4???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.description.resumo???: Dado o seu uso o marketing de conteúdo se revela como uma forma cultural complexa e apresenta potencial para produzir significados e valores em determinadas comunidades. Portanto, ao considerar as premissas do marketing de conteúdo – (i) produção de conteúdo recorrente e (ii) autonomia sobre a veiculação –, é desenvolvido e apresentado enquanto tese o conceito de uma Estrutura de Conteúdo como alternativa teórica “estratégica” (Certeau, 1998) na produção de significados e valores em um contexto “hipermoderno” (Lipovetsky, 2015). Preservar a reflexão teórica e a distância crítica se torna primordial em um contexto hipermoderno. Desse modo, a pesquisa aqui desenvolvida procura ir além do evidente e questiona certos parâmetros que subjugam a comunicação (Wolton, 2003). Isto posto, observar a cultura de um período se revela como fundamental em meio ao acelerado processo de ressignificação contemporâneo (Rosa, 2019). Portanto, ao refletir sobre a comunicação e linguagens em uma abordagem cultural, se assume tais práticas como forças sociais formativas ao contribuir não apenas para a reprodução, mas também na produção de significados e valores em uma sociedade (Williams, 2011). A investigação aqui proposta surge em meio a ampla propagação do termo “marketing de conteúdo” em um contexto mercadológico (Pulizzi, 2016). Logo, a Estrutura de Conteúdo engloba as premissas (i) e (ii) mencionadas acima, e tende a potencializar a produção de significados e valores ao incorporar em seu discurso um padrão cultural geral vinculado a uma (iii) “estrutura de sentimento” (Williams, 2011). Tal perspectiva teórica cooperaria para a implantação e manutenção de “leituras preferenciais” (Hall, 2018) e até mesmo no estabelecimento de pensamentos hegemônicos (Williams, 1979) capazes de constituir “comunidades imaginadas” (Anderson, 2008). Essas condições tendem a ser potencializadas quando aplicadas em um contexto hipermoderno, em crise de identidade, baseado na fragmentação do senso comunitário (Hall, 2016). Entende-se que a noção teórica aqui apresentada pode ser aplicada em qualquer instituição ou indivíduo que adote o marketing de conteúdo ou a sua expansão (a Estrutura de Conteúdo). Portanto, as análises conduzidas nesta pesquisa utilizam como corpus a comunicação da instituição sem fins econômicos associada ao protestantismo denominada como Ministério Orvalho.com. A pesquisa foi desenvolvida considerando a abordagem teórica dos Estudos Culturais.
Abstract: Given its use, content marketing reveals itself as a complex cultural form and has the potential to produce meanings and values in certain communities. Therefore, when considering the premises of content marketing – (i) production of recurring content and (ii) autonomy over placement –, the concept of a Content Structure as a “strategic” theoretical alternative is developed and presented as a thesis (Certeau, 1998) in the production of meanings and values in a “hypermodern” context (Lipovetsky, 2015). Preserving theoretical reflection and critical distance becomes paramount in a hypermodern context. Thus, the research developed here seeks to go beyond the evident and question certain parameters that subjugate communication (Wolton, 2003). That said, observing the culture of a period proves to be fundamentalduring the accelerated process of contemporary resignification (Rosa, 2019). Therefore, when reflecting on communication and languages in a cultural approach, such practices are assumed as formative social forces by contributing not only to reproduction, but also to the production of meanings and values in a society (Williams, 2011). The investigation proposed here arises amid the wide spread of the term “content marketing” in a market context (Pulizzi, 2016). Therefore, the Content Structure encompasses the premises (i) and (ii) mentioned above and tends to enhance the production of meanings and values by incorporating in its discourse a general cultural pattern linked to a (iii) “feeling structure” (Williams, 2011). Such a theoretical perspective would cooperate for the implementation and maintenance of “preferred readings” (Hall, 2018) and even the establishment of hegemonic thoughts (Williams, 1979) capable of constituting “imagined communities” (Anderson, 2008). These conditions tend to be potentiated when applied in a hypermodern context, in an identity crisis, based on the fragmentation of the sense of community (Hall, 2016). It is understood that the theoretical notion presented here can be applied to any institution or individual that adopts content marketing or its expansion (the Content Structure). Therefore, the analyzes carried out in this research use as corpus the communication of the non-profit institution associated with Protestantism called Ministério Orvalho.com. The research was developed considering the theoretical approach of Cultural Studies.
Keywords: Comunicação
Estrutura de conteúdo
Marketing de conteúdo
Hipermodenidade
Cultura
Communication
Content structure
Content marketing
Hypermodenity
Culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Camargo, Marlon Munaretti de. Estrutura de conteúdo enquanto estratégia na produção de significado ao sujeito hipermoderno: o caso orvalho.com. 2022. 349 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1873
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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