Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Marlon Munaretti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758411966482819por
dc.contributor.advisor1Marquioni, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Oliveira, Caroline Cavalcanti de-
dc.contributor.referee2Lima, Letícia Salem Herrmann-
dc.contributor.referee3Pieroni, Geraldo Magela-
dc.contributor.referee4Fort, Mônica Cristine-
dc.date.accessioned2022-04-06T13:16:32Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationCamargo, Marlon Munaretti de. Estrutura de conteúdo enquanto estratégia na produção de significado ao sujeito hipermoderno: o caso orvalho.com. 2022. 349 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1873-
dc.description.resumoDado o seu uso o marketing de conteúdo se revela como uma forma cultural complexa e apresenta potencial para produzir significados e valores em determinadas comunidades. Portanto, ao considerar as premissas do marketing de conteúdo – (i) produção de conteúdo recorrente e (ii) autonomia sobre a veiculação –, é desenvolvido e apresentado enquanto tese o conceito de uma Estrutura de Conteúdo como alternativa teórica “estratégica” (Certeau, 1998) na produção de significados e valores em um contexto “hipermoderno” (Lipovetsky, 2015). Preservar a reflexão teórica e a distância crítica se torna primordial em um contexto hipermoderno. Desse modo, a pesquisa aqui desenvolvida procura ir além do evidente e questiona certos parâmetros que subjugam a comunicação (Wolton, 2003). Isto posto, observar a cultura de um período se revela como fundamental em meio ao acelerado processo de ressignificação contemporâneo (Rosa, 2019). Portanto, ao refletir sobre a comunicação e linguagens em uma abordagem cultural, se assume tais práticas como forças sociais formativas ao contribuir não apenas para a reprodução, mas também na produção de significados e valores em uma sociedade (Williams, 2011). A investigação aqui proposta surge em meio a ampla propagação do termo “marketing de conteúdo” em um contexto mercadológico (Pulizzi, 2016). Logo, a Estrutura de Conteúdo engloba as premissas (i) e (ii) mencionadas acima, e tende a potencializar a produção de significados e valores ao incorporar em seu discurso um padrão cultural geral vinculado a uma (iii) “estrutura de sentimento” (Williams, 2011). Tal perspectiva teórica cooperaria para a implantação e manutenção de “leituras preferenciais” (Hall, 2018) e até mesmo no estabelecimento de pensamentos hegemônicos (Williams, 1979) capazes de constituir “comunidades imaginadas” (Anderson, 2008). Essas condições tendem a ser potencializadas quando aplicadas em um contexto hipermoderno, em crise de identidade, baseado na fragmentação do senso comunitário (Hall, 2016). Entende-se que a noção teórica aqui apresentada pode ser aplicada em qualquer instituição ou indivíduo que adote o marketing de conteúdo ou a sua expansão (a Estrutura de Conteúdo). Portanto, as análises conduzidas nesta pesquisa utilizam como corpus a comunicação da instituição sem fins econômicos associada ao protestantismo denominada como Ministério Orvalho.com. A pesquisa foi desenvolvida considerando a abordagem teórica dos Estudos Culturais.por
dc.description.abstractGiven its use, content marketing reveals itself as a complex cultural form and has the potential to produce meanings and values in certain communities. Therefore, when considering the premises of content marketing – (i) production of recurring content and (ii) autonomy over placement –, the concept of a Content Structure as a “strategic” theoretical alternative is developed and presented as a thesis (Certeau, 1998) in the production of meanings and values in a “hypermodern” context (Lipovetsky, 2015). Preserving theoretical reflection and critical distance becomes paramount in a hypermodern context. Thus, the research developed here seeks to go beyond the evident and question certain parameters that subjugate communication (Wolton, 2003). That said, observing the culture of a period proves to be fundamentalduring the accelerated process of contemporary resignification (Rosa, 2019). Therefore, when reflecting on communication and languages in a cultural approach, such practices are assumed as formative social forces by contributing not only to reproduction, but also to the production of meanings and values in a society (Williams, 2011). The investigation proposed here arises amid the wide spread of the term “content marketing” in a market context (Pulizzi, 2016). Therefore, the Content Structure encompasses the premises (i) and (ii) mentioned above and tends to enhance the production of meanings and values by incorporating in its discourse a general cultural pattern linked to a (iii) “feeling structure” (Williams, 2011). Such a theoretical perspective would cooperate for the implementation and maintenance of “preferred readings” (Hall, 2018) and even the establishment of hegemonic thoughts (Williams, 1979) capable of constituting “imagined communities” (Anderson, 2008). These conditions tend to be potentiated when applied in a hypermodern context, in an identity crisis, based on the fragmentation of the sense of community (Hall, 2016). It is understood that the theoretical notion presented here can be applied to any institution or individual that adopts content marketing or its expansion (the Content Structure). Therefore, the analyzes carried out in this research use as corpus the communication of the non-profit institution associated with Protestantism called Ministério Orvalho.com. The research was developed considering the theoretical approach of Cultural Studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-04-06T13:16:32Z No. of bitstreams: 1 ESTRUTURA DE CONTEUDO.pdf: 23997178 bytes, checksum: e48ddef9671cc20ec052ff1d2265f717 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-06T13:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTRUTURA DE CONTEUDO.pdf: 23997178 bytes, checksum: e48ddef9671cc20ec052ff1d2265f717 (MD5) Previous issue date: 2022-03-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEstrutura de conteúdopor
dc.subjectMarketing de conteúdopor
dc.subjectHipermodenidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectContent structureeng
dc.subjectContent marketingeng
dc.subjectHypermodenityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEstrutura de conteúdo enquanto estratégia na produção de significado ao sujeito hipermoderno: o caso orvalho.compor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRUTURA DE CONTEUDO.pdf23.43 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.