Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1858
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação ambiental na educação infantil: percursos, processos e práticas evidenciadas em centros municipais de educação infantil
???metadata.dc.creator???: Back, Gilmara Cristine 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Marília Andrade Torales
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pedroso, Daniele Saheb
???metadata.dc.contributor.referee3???: Buczenko, Gerson Luis
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aborda as práticas de Educação Ambiental em seus percursos e processos no bojo das práticas pedagógicas dos professores que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Piraquara, município que integra a Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Busca-se responder: Como se desenvolvem as práticas pedagógicas de professores dos Centros Municipais de Educação Infantil de Piraquara no enfoque do trabalho com a Educação Ambiental? Os objetivos são: geral - compreender a prática em Educação Ambiental desenvolvida na Educação Infantil; específicos: - explicitar os elementos articuladores, em Educação Ambiental, situando as correntes e tendências segundo teóricos da área; examinar as práticas pedagógicas dos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil diante das políticas públicas de Educação Ambiental nos eixos do espaço físico, da gestão escolar, da organização curricular e da comunidade; analisar as contradições, limites e possibilidades entre o estabelecido pelas políticas de Educação Ambiental e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Centro Municipais de Educação Infantil de Piraquara. As dissonãncias evidenciadas entre o escrito e prescrito nos documentos, Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, Projeto Político-Pedagógico, Plano de Trabalho Docente/Projetos e o desenvolvido nas práticas pedagógicas elucidam a seguinte tese: há contradições nas práticas pedagógicas, em Educação Ambiental, desenvolvidas na Educação Infantil. Os principais autores são: Ariès (1981); Buczenko (2017); Layrargues (2002; 2004; 2012); Layrargues e Lima (2011); Loureiro (2002; 2004); Rodrigues e Saheb (2015; 2018); Sauvé (1997; 2005); Tiriba (2007; 2017); Tozzoni-Reis (2008); Souza(2016) sobre práticas pedagógicas para subsidiar os diálogos com Educação Ambiental e as tendências críticas e emancipatória em Educação Ambiental. A pesquisa é qualitativa na perspectiva dialética e as suas categorias metodológicas para analisar a dinâmica dos processos pedagógicos da Educação Ambiental na singularidade da Educação Infantil. Os dados foram coletados em documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Plano de Trabalho Docente/Projetos (PTD) e entrevistas semiestruturadas com dez com professores de que trabalham em cinco Centros Municipais de Educação Infantil localizados em áreas rurais que pertencem as Áreas de Preservação Ambiental (APA) de mananciais de abastecimento público para Curitiba e região. A análise de dados de campo se valeu da técnica de triangulação, conforme Triviños (2009), Denzin (2006), e Minayo (2014). Foram triangulados: as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental; os documentos das escolas como Proposta Curricular da Educação Infantil do Município de Piraquara, Projeto Político Pedagógico, Plano de Trabalho Docente; e as Práticas Pedagógicas dos professores entrevistados. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas expressam contradições quando analisadas à luz do estabelecido nas Diretrizes de Educação Ambiental, mas convergentes com o disposto nos documentos institucionais.
Abstract: This study approaches the practices of Environmental Education in its paths and his process in the context of pedagogical practices of teachers working in Kindergarten in Piraquara, a town that integrates the Metropolitan Region of Curitiba, Paraná. It seeks to answer: How are the teaching practices of teachers of Kindergarten in Piraquara in the approach of working with Environmental Education? The objectives are: his general objectives - to understand the practice in Environmental Education developed in Kindergarten; and those specific: - explain the articulating elements in Environmental Education, placing the currents and trends according to researchers in the area; examine the teaching practices of teachers of Kindergarten collate those public policy for Environmental Education in the axes of physical space, school management, curriculum organization and community; review the contradictions, limits and the possibilities between the established by policy of Environmental Education and teaching practices developed in Kindergarten of Piraquara. The dissonances evidenced between the written and prescribed in the documents, National Curriculum Guidelines for Environmental Education, Political-Pedagogical Project, Teaching Work Plan and Projects and the developed in pedagogical practices elucidate the following thesis: there are contradictions in teaching practices in Environmental Education, developed in Kindergarten. The main authors are: Ariès (1981); Buczenko (2017); Layrargues (2002; 2004; 2012); Layrargues and Lima (2011); Loureiro (2002; 2004); Rodrigues and Saheb (2015; 2018); Sauvé (1997; 2005); Tiriba (2007; 2017); Tozzoni-Reis (2008); Souza (2016) on pedagogical practices to subsidize the dialogues with Environmental Education and the critical and emancipatory trends in Environmental Education. This research is qualitative in the dialectical perspective and its methodological categories to inquire the dynamics of the pedagogical processes of Environmental Education in the singularity of Kindergarten. The data were collected in documents: the National Curriculum Guidelines for Environmental Education, Political-Pedagogical Project and Plan of Teaching Work and Projects and semi-structured interviews with ten with teachers who work in five Kindergarten located in rural areas that belong to the Areas of Environmental Preservation of public supply water source for Curitiba city and their metropolitan region. The datafield analysis made use of the triangulation technique, according to Triviños (2009), Denzin (2006), and Minayo (2014). Were triangulated: the National Curriculum Guidelines for Environmental Education; the school documents as Curricular Proposal for Kindergarten of Piraquara town, Political Pedagogical Project, Teaching Work Plan; and the Pedagogical Practices of the interviewed teachers. The results indicate that the pedagogical practices express contradictions when analyzed in the light of the established in the Guidelines for Environmental Education, but convergent with the established of institutional policy.
El estudio aborda las prácticas de Educación Ambiental en sus trayectos y los procesos en el contexto de las prácticas pedagógicas de los docentes que trabajan en los Centros Municipales de Educación Infantil de Piraquara, ciudad que integra la Región Metropolitana de Curitiba, Paraná. Se buscó responder: ¿Cómo se desarrollan las prácticas pedagógicas de los maestros en los Centros Municipales de Educación Infantil de Piraquara, bajo el enfoque de su trabajo con la Educación Ambiental? Los objetivos son: los generales - se dan a conocer las prácticas en Educación Ambiental desarrolladas en Educación Infantil; y específicos: - cumple los elementos articuladores de la Educación Ambiental, ubicando las corrientes y tendencias según los teóricos del área; examen a las prácticas pedagógicas de los maestros de los Centros Municipales de Educación Infantil ante las políticas públicas en Educación Ambiental desde lo espacio físico, gestión escolar, organización curricular y su comunidad; analizar las contradicciones, límites y posibilidades entre lo establecido por las políticas de Educación Ambiental y las prácticas pedagógicas desarrolladas en los Centros Municipales de Educación Infantil de Piraquara. Las disonancias evidenciadas entre lo escrito y prescrito en los documentos, Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental, Proyecto Político-Pedagógico, Plan de Trabajo Maestro e los Proyectos desarrollado en las prácticas maestras dilucidan la siguiente tesis: hay contradicciones en las prácticas docentes en Educación Ambiental, desarrolladas en la educación infantil. Los principales autores son: Ariès (1981); Buczenko (2017); Layrargues (2002; 2004; 2012); Layrargues y Lima (2011); Loureiro (2002; 2004); Rodrigues y Saheb (2015; 2018); Sauvé (1997; 2005); Tiriba (2007; 2017); Tozzoni-Reis (2008); Souza (2016) sobre las prácticas pedagógicas para subsidiar los diálogos con la Educación Ambiental y las tendencias críticas y emancipatorias en la Educación Ambiental. La investigación es cualitativa en la perspectiva dialéctica y sus categorías metodológicas para analizar la dinámica de los procesos pedagógicos de la Educación Ambiental en la singularidad de la Educación Infantil. Los datos fueron recogidos en documentos: las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental, el Proyecto PolíticoPedagógico y a lo Plan de Trabajo Maestro y Proyectos, entrevistas semiestructuradas con diez maestros a trabajar en cinco Centros Municipales de Educación Infantil ubicados en las zonas rurales que pertenecen a las Áreas de Preservación Ambiental de las fuentes de abastecimiento público para Curitiba y la región. El análisis de los datos de campo hizo uso de la técnica de triangulación, según Triviños (2009), Denzin (2006) y Minayo (2014). Fueron triangulados: las Directrices Curriculares Nacionales de Educación Ambiental; los documentos de las escuelas como Propuesta Curricular de Educación Infantil del Municipio de Piraquara, Proyecto Político Pedagógico, Plan de Trabajo Maestro; y las Prácticas Pedagógicas de los maestros entrevistados. Los resultados indican que las prácticas pedagógicas expresan contradicciones cuando se analizan a la luz de lo establecido en las Directrices para la Educación Ambiental, aunque convergen con lo establecido en los documentos institucionales.
Keywords: Educação ambiental
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Políticas públicas educacionais
Áreas de preservação ambiental
Environmental education
Kindergarten
Pedagogical practices
Public educational policy
Environmental preservation fields
Educación ambiental
Educación infantil
Prácticas pedagógicas
Áreas de preservación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Back, Gilmara Cristine. Educação ambiental na educação infantil: percursos, processos e práticas evidenciadas em centros municipais de educação infantil. 2021. 247 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1858
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO AMBIENTAL NA EDUCACAO.pdf7.58 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.