Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1813
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A tarefa escolar e as concepções da prática pedagógica do professor e do pedagogo da rede municipal de ensino de Curitiba
???metadata.dc.creator???: Barreto, Shirlene Marques Querido
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maira Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Paula, Flavia Anastásio de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leite, Maria Alzira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a tarefa escolar relacionada às concepções da prática pedagógica do professor e do pedagogo de escola pública. A tarefa escolar foi utilizada para definir a atividade realizada fora do espaço-tempo da escola, indicada pelo docente, para ser concretizada em casa pelo estudante com e sem envolvimento parental num tempo determinado. A pergunta orientadora de pesquisa é: Como um grupo de professores e pedagogos têm se apropriado do conceito da tarefa escolar no contexto das escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba? O objetivo geral é compreender a apropriação do conceito de tarefa escolar a partir da percepção dos professores e pedagogos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; já os específicos são : abrir uma discussão sobre a concepção da tarefa escolar a partir do conceito de tendência pedagógica; discorrer sobre as políticas educacionais no enfoque da tarefa escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; sintetizar os posicionamentos dos professores e dos pedagogos sobre o uso da tarefa escolar nas escolas municipais de Curitiba; mapear a tarefa escolar no período da pandemia da Covid-19 e oportunizar uma reflexão sobre essa prática, nesse contexto. O levantamento bibliográfico em produções científicas no período de 2000 a 2018, apontou problematizações da tarefa escolar aspectos como: desqualificação da classe menos favorecida, terceirização do ensino, mito do gênero feminino e política educacional de baixo custo. A fundamentação teórica sobre a tarefa escolar pautou-se na Ratio Studiorum, de Franca (2019), Libâneo (2014), Perrenoud (1994) e Sacristán (1999). Buscou-se o conceito de prática pedagógica de Franco (2015), de tendências pedagógicas de Libâneo (2014) e de avaliação de Luckesi (2018). Desenvolveu-se a compreensão sobre a escola pública, a gestão escolar, o Projeto Político-Pedagógico e da legislação. A metodologia de pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, documental e de campo por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores e pedagogos de doze escolas e nove Núcleos Regionais de Educação de Curitiba. A análise de conteúdo apoiou-se em Bardin (2016) nas quatro categorias elencadas. Primeira: nas concepções da tarefa escolar dos sujeitos, constatou-se tendências pedagógicas liberal tradicional e tecnicista, além da progressista crítico-social dos conteúdos. Segunda: as diretrizes, apenas em um Projeto Político-Pedagógico, encontrou-se a descrição da tarefa escolar diária e de recuperação. Terceira: uso da tarefa escolar, averiguou-se um discurso sólido favorável de todos os participantes da pesquisa. Quarta: o papel da tarefa escolar em tempo de pandemia da Covid-19, verificou-se seu protagonismo na condução do ensino remoto, garantindo o senso de pertencimento ao estudante, a documentação de seu acesso ao conhecimento, o comprometimento do profissional da educação pública e a terceirização da educação para as mães. Assim, conclui-se que a tarefa escolar é um artefato didático e cultural que apresenta diferentes concepções na prática pedagógica dos professores e pedagogos, sendo utilizada no processo de ensino-aprendizagem das escolas municipais de Curitiba.
Abstract: This study has as object of investigation the school homework related to the conceptions of the pedagogical practice of the teacher and the public-school pedagogue. The school homework was used to define the activity performed outside the school’s space-time, indicated by the teacher, to be accomplished at home by the student with or without relatives involvement at a certain time. The research guiding question is: How has a group of teachers and pedagogues appropriated the concept of school homework in the context of municipal schools in Curitiba? The general objective is to understand the appropriation of the concept of school homework from the perception of teachers and pedagogues in initial years of elementary school in the Municipal Education System in Curitiba; the specifics objectives are: to start a discussion about school homework conception from the concept of pedagogical tendency; to discuss education policies focusing on school homework in the initial years of elementary school in the Municipal Education System in Curitiba; synthesize the positions of teachers and pedagogues on the use of school homework in municipal schools of Curitiba; and to map school homework of the Covid-19 pandemic period and provide opportunities for reflection on this practice in this context. The bibliographic survey on scientific productions in the period from 2000 to 2018, pointed out problematizations of the school homework in aspects such as: disqualification of the least favored class, teaching outsourcing, female gender myth and low-cost educational policy. The theoretical basis on school homework was based on Ratio Studiorum, by Franca (2019), Libâneo (2014), Perrenoud (1994) e Sacristán (1999). It was sought the concept of pedagogical practice by Franco (2015), of pedagogical tendencies by Libâneo (2014) and evaluation by Luckesi (2018). An understanding of the public school, school management, the politicalpedagogical project and the legislation was developed. The research methodology is based on the qualitative approach of bibliographic, documentary and field type, through questionnaires and semi-structured interviews with teachers and pedagogues from twelve schools and nine Regional Education Centers of Curitiba. The content analysis was supported by Bardin (2016) in the four categories listed. First: in the conceptions of the subjects' school homework, traditional and technical liberal pedagogical tendencies were found, in addition to the progressive social-critical content. Second: the guidelines, only in a Political-Pedagogical Project, was found the description of the daily school homework and recovery. Third: use of the school homework, it was found a solid favorable discourse of all participants in the research. Fourth: the role of the school homework in a time of Covid-19 pandemic, their role in conducting distance education was verified, guaranteeing the student's feeling of belonging, the documentation of their access to knowledge, the commitment of the public education professional and the outsourcing of teaching to mothers. Thus, it is concluded that the school homework is a didactic-cultural artifact that presents different conceptions in the pedagogical practice of teachers and pedagogues, being used in the teaching-learning process of municipal schools in Curitiba.
Keywords: Tarefa escolar
Práticas pedagógicas
Políticas públicas
Terceirização do Ensino
Pandemia Covid-19
School homework
Pedagogical practices
Public policies
Covid-19 pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Barreto, Shirlene Marques Querido. A tarefa escolar e as concepções da prática pedagógica do professor e do pedagogo da rede municipal de ensino de Curitiba. 2021. 218 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1813
Issue Date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TAREFA ESCOLAR E AS.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.