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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de formação continuada de professores para os anos iniciais do ensino fundamental no Paraná: estudo da meta 16 do PNE 2014-2024
???metadata.dc.creator???: Silva, Alexandre Nogueira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Torres, Renato
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa realizada na forma de dissertação tem como objeto de estudo as Políticas de Formação Continuada de Professores para os anos Iniciais do ensino Fundamental do Paraná: Estudo da meta 16 do PNE (2014-2024). Insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. É corrente a asseveração com a qual professores carecem do instrumento a propiciarem o refinamento do processo no trabalho educativo. Todavia, para averiguar a qualidade do que é possível de satisfação, configura-se aqui a problemática desta dissertação: Que Política de Estado foi criada no período de 2009 até 2016 para a efetivação das Políticas de Formação Continuada de Professores nos anos Iniciais do ensino Fundamental no Paraná? O objetivo geral é discutir as Políticas de Formação Continuada de Professores para os anos Iniciais do ensino Fundamental no Paraná, com enfoque da meta 16 no (PNE 2014-2024). Das ações específicas correspondem analisar a formação de professores no quadro das tendências pedagógicas no Brasil; discutir o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e formação de professores; e explicitar a formação de professores no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no Paraná. Neste deslindar, não só a pesquisa busca validade explicativa no objeto das categorias iniciais como contradição, hegemonia e totalidade, sendo de caráter descritivo, documental e cunho qualitativo, bem como referendada nas obras dos autores: Candau, Cury, Dourado, Duarte, Gatti, Libâneo, Nóvoa, Saviani e Weber. Trata-se de uma pesquisa orientada na perspectiva teórico-metodológica na vertente do materialismo histórico-dialético, considerada por seus fundadores Marx e Engels como a teoria da história, quer dizer, busca na concreticidade com a qual a história se produz maneira de viver que resulta das circunstâncias em que cada indivíduo se encontra, mas também trará para o debate a contribuir sobre a questão política dos professores na formação continuada. Os resultados possibilitam apontar a ausência de uma política de Estado cujo sistema nacional de educação privilegie o ofício de mestre, com efeito, suscite o ser político dos professores, para que possam atuar identificando nas correlações de forças as imbricações presentes na política educacional e sociedade.
Abstract: The research carried out in the form of a dissertation has as its object of study the Policies of Continuing Education of Teachers for the Early Years of Elementary Education in Paraná: Study of the PNE goal 16 (2014-2024). It is part of the Public Policies and Education Management Research Line of the Graduate Program in Education at the Tuiuti University of Paraná. The assertion with which teachers lack the instrument to promote the refinement of the process in educational work is common. However, in order to ascertain the quality of what is possible for satisfaction, the problem of this dissertation is configured here: That State Policy was created in the period from 2009 to 2016 for the effectiveness of the Policies of Continuing Education of Teachers in the Early Years of Elementary School in Paraná? The general objective is to discuss the Policies for the Continuing Education of Teachers for the Early Years of Elementary Education in Paraná, focusing on goal 16 in (PNE 2014-2024). Specific actions include analyzing teacher education in the contexto of pedagogical trends in Brazil; discuss the National Education Plan (PNE 2014-2024) and teacher training; and explaining the training of teachers in the National Education Plan (PNE 2014-2024) in Paraná. In this unraveling, not only does the search seek explanatory validity in the object of the initial categories such as contradiction, hegemony and totality, being of a descriptive, documentar and qualitative nature, as well as endorsed in the Works of the authors: Candau, Cury, Dourado, Duarte, Gatti, Libâneo, Nóvoa, Saviani and Weber. It is a research oriented in the theoretical-methodological perspective in terms of historical-dialectical materialism, considered by its founders Marx and Engels as the theory of history, that is, it seeks in the concreteness with which history is produced a way of living that it results from the circumstances in which each individual finds itself, but it will also bring to the debate to contribute on the political issue of teachers in continuing education. The results make it possible to point out the absence of a State policy whose national education system privileges the profession of máster, in effect, arouses the political being of teachers, so that they can act by identifying in the correlations of forces the imbrications presente in educational policy and society.
Keywords: Formação continuada de professores
Pedagogia histórico-crítica
Plano nacional de educação PNE (2014-2024) meta 16
Continuing teacher education
Historical-critical pedagogy
National education plan PNE (2014-2024) goal 16
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Silva, Alexandre Nogueira da. Políticas de formação continuada de professores para os anos iniciais do ensino fundamental no Paraná: estudo da meta 16 do PNE 2014-2024. 2021. 97 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1806
Issue Date: 7-Apr-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



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