Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alexandre Nogueira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076123376900167por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Torres, Renato-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.date.accessioned2021-05-04T12:46:49Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationSilva, Alexandre Nogueira da. Políticas de formação continuada de professores para os anos iniciais do ensino fundamental no Paraná: estudo da meta 16 do PNE 2014-2024. 2021. 97 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1806-
dc.description.resumoA pesquisa realizada na forma de dissertação tem como objeto de estudo as Políticas de Formação Continuada de Professores para os anos Iniciais do ensino Fundamental do Paraná: Estudo da meta 16 do PNE (2014-2024). Insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. É corrente a asseveração com a qual professores carecem do instrumento a propiciarem o refinamento do processo no trabalho educativo. Todavia, para averiguar a qualidade do que é possível de satisfação, configura-se aqui a problemática desta dissertação: Que Política de Estado foi criada no período de 2009 até 2016 para a efetivação das Políticas de Formação Continuada de Professores nos anos Iniciais do ensino Fundamental no Paraná? O objetivo geral é discutir as Políticas de Formação Continuada de Professores para os anos Iniciais do ensino Fundamental no Paraná, com enfoque da meta 16 no (PNE 2014-2024). Das ações específicas correspondem analisar a formação de professores no quadro das tendências pedagógicas no Brasil; discutir o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e formação de professores; e explicitar a formação de professores no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no Paraná. Neste deslindar, não só a pesquisa busca validade explicativa no objeto das categorias iniciais como contradição, hegemonia e totalidade, sendo de caráter descritivo, documental e cunho qualitativo, bem como referendada nas obras dos autores: Candau, Cury, Dourado, Duarte, Gatti, Libâneo, Nóvoa, Saviani e Weber. Trata-se de uma pesquisa orientada na perspectiva teórico-metodológica na vertente do materialismo histórico-dialético, considerada por seus fundadores Marx e Engels como a teoria da história, quer dizer, busca na concreticidade com a qual a história se produz maneira de viver que resulta das circunstâncias em que cada indivíduo se encontra, mas também trará para o debate a contribuir sobre a questão política dos professores na formação continuada. Os resultados possibilitam apontar a ausência de uma política de Estado cujo sistema nacional de educação privilegie o ofício de mestre, com efeito, suscite o ser político dos professores, para que possam atuar identificando nas correlações de forças as imbricações presentes na política educacional e sociedade.por
dc.description.abstractThe research carried out in the form of a dissertation has as its object of study the Policies of Continuing Education of Teachers for the Early Years of Elementary Education in Paraná: Study of the PNE goal 16 (2014-2024). It is part of the Public Policies and Education Management Research Line of the Graduate Program in Education at the Tuiuti University of Paraná. The assertion with which teachers lack the instrument to promote the refinement of the process in educational work is common. However, in order to ascertain the quality of what is possible for satisfaction, the problem of this dissertation is configured here: That State Policy was created in the period from 2009 to 2016 for the effectiveness of the Policies of Continuing Education of Teachers in the Early Years of Elementary School in Paraná? The general objective is to discuss the Policies for the Continuing Education of Teachers for the Early Years of Elementary Education in Paraná, focusing on goal 16 in (PNE 2014-2024). Specific actions include analyzing teacher education in the contexto of pedagogical trends in Brazil; discuss the National Education Plan (PNE 2014-2024) and teacher training; and explaining the training of teachers in the National Education Plan (PNE 2014-2024) in Paraná. In this unraveling, not only does the search seek explanatory validity in the object of the initial categories such as contradiction, hegemony and totality, being of a descriptive, documentar and qualitative nature, as well as endorsed in the Works of the authors: Candau, Cury, Dourado, Duarte, Gatti, Libâneo, Nóvoa, Saviani and Weber. It is a research oriented in the theoretical-methodological perspective in terms of historical-dialectical materialism, considered by its founders Marx and Engels as the theory of history, that is, it seeks in the concreteness with which history is produced a way of living that it results from the circumstances in which each individual finds itself, but it will also bring to the debate to contribute on the political issue of teachers in continuing education. The results make it possible to point out the absence of a State policy whose national education system privileges the profession of máster, in effect, arouses the political being of teachers, so that they can act by identifying in the correlations of forces the imbrications presente in educational policy and society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-05-04T12:46:49Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES.pdf: 1035720 bytes, checksum: 7d4bc84c0f4d87d518859d911eb0e5c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-04T12:46:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES.pdf: 1035720 bytes, checksum: 7d4bc84c0f4d87d518859d911eb0e5c2 (MD5) Previous issue date: 2021-04-07eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectPlano nacional de educação PNE (2014-2024) meta 16por
dc.subjectContinuing teacher educationeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectNational education plan PNE (2014-2024) goal 16eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de formação continuada de professores para os anos iniciais do ensino fundamental no Paraná: estudo da meta 16 do PNE 2014-2024por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.