Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1802
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecnologias digitais na prática pedagógica de um curso de odontologia durante a pandemia de covid-19.
???metadata.dc.creator???: Sniecikovski, Luiz Eduardo Baglioli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Uetanabaro, Lucas Caetano
???metadata.dc.description.resumo???: As tecnologias educacionais estão presentes no ensino brasileiro, desde o início do século XX, com definições e usos diferentes em cada época. Hoje com artifícios eletrônicos, implantados à rotina da sala de aula, discute-se a sua utilização na prática pedagógica e a sua eficiência em relação à aprendizagem dos alunos. No curso de Odontologia, adequando-se a estas exigências, novas tecnologias de ensino, vem sendo criadas e introduzidas na prática pedagógica para melhorar a aprendizagem de conteúdos e formar discentes, preparados para o mundo do trabalho, fato intensificado durante a quarentena que exigiu um distanciamento social, inclusive das salas de aula, decorrente da pandemia do novo coronavirus. Com base nestas constatações, busca-se responder a seguinte questão: As tecnologias digitais na prática pedagógica de docentes do curso de Odontologia preparam o cirurgião dentista para as exigências da profissão? Esta pesquisa tem relevância pessoal, devido ao fato de o autor trabalhar na área da Saúde e da Educação, poucos estudos a respeito do uso das tecnologias na prática pedagógica do ensino de saúde, buscar conhecer o quão mais eficaz é uma prática pedagógica com o auxilio de novas tecnologias para a futura atuação do cirurgião dentista. Como objetivo central desta investigação, busca-se analisar o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica do curso de graduação em Odontologia adequado à prática clínica para a formação do Cirurgião Dentista, durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos desta pesquisa são: 1) reconhecer o uso de tecnologias no contexto das práticas pedagógicas na educação superior; 2) Caracterizar o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores da Odontologia; 3) Analisar a contribuição das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica do Curso de Graduação em Odontologia de uma Universidade privada localizada em Curitiba / PR, tendo como plano de fundo, a pandemia decorrente do novo coronavirus, que exigiu da comunidade acadêmica uma adaptação ao uso das tecnologias digitais de ensino, ferramentas necessárias para facilitar a comunicação e a educação durante o momento de distanciamento social, que afastou docentes e discentes do ambiente físico acadêmico. A pesquisa tratando-se de um tipo estudo de caso, tem abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos a revisão de literatura sobre o uso de tecnologias na educação superior, a análise de documentos e legislação referente a este nível de ensino e a pesquisa de campo em uma universidade privada da cidade de Curitiba. Os sujeitos compreendem os professores e alunos ingressantes e concluintes do curso de Odontologia. A pesquisa bibliográfica até o momento desenvolvida analisou teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos científicos analisados por pares e ainda livros clássicos pertinentes à temática. Aborda-se aspectos históricos e a prática pedagógica no ensino superior da área da saúde, visando uma contextualização sobre o tema.
Abstract: Educational technologies have been present in Brazilian education since the beginning of the 20th century, with different definitions and uses in each era. Today with electronic devices, implanted in the classroom routine, discuss their use in pedagogical practice and their efficiency in relation to students' learning. In the Dentistry course, adapting to these requirements, new teaching technologies have been elevated and introduced in the pedagogical practice to improve the learning of contents and student trainers, prepared for the world of work, a fact intensified during the quarantine that required a social distance, including from classrooms, due to the new coronavirus pandemic. Based on these findings, we seek to answer the following question: Do the technologies in the pedagogical practice of teachers of the Dentistry course prepare the dental surgeon for the requirements of the profession? This research has personnel, due to the fact that the author works in the area of Health and Education, few studies regarding the use of technologies in the pedagogical practice of health teaching, seek to know how much more effective a pedagogical practice is with the help of new technologies for the future performance of the dental surgeon. As a central objective of this investigation, we seek to analyze the use of technologies in the pedagogical practice of the undergraduate course in Dentistry appropriate to clinical practice for the formation of the Dental Surgeon, during a pandemic of COVID-19. The specific objectives of this research are: 1) to recognize the use of technologies in the context of pedagogical practices in higher education; 2) Characterize the use of digital technologies in the pedagogical practice of dentistry teachers; 3) To analyze the contribution of Digital Technologies in the Pedagogical Practice of the Undergraduate Dentistry Course at a private University located in Curitiba / PR, with the background of a pandemic resulting from the new coronavirus, which required the academic community to adapt to the use of digital teaching technologies, tools necessary to facilitate communication and education during the moment of social distancing, which removed teachers and students from the academic physical environment. A research, being a type of case study, has a qualitative approach and uses procedures such as literature review on the use of technologies in higher education, the analysis of documents and legislation related to this level of teaching and field research in a private university in the city of Curitiba. The subjects comprise teachers and students entering and graduating from the Dentistry course. The bibliographic research developed so far has analyzed doctoral theses, master's dissertations, articles applicable by peers and even classic books related to the theme. Historical aspects and pedagogical practice in higher education in the area of health are addressed, with contextualization on the theme being qualified.
Keywords: Prática pedagógica
Odontologia
Pandemia
Pedagogical practice
Dentistry
Pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Sniecikovski, Luiz Eduardo Baglioli. Tecnologias digitais na prática pedagógica de um curso de odontologia durante a pandemia de covid-19.. 2021. 87 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1802
Issue Date: 9-Mar-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.