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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Fundeb na educação pública brasileira: limites e possibilidades
???metadata.dc.creator???: Stahl, Josiane Cristina Rabac 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bruel, Ana Lorena de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na subsistência da escola pública como contribuição para a redução das desigualdades sociais. Assim, por meio do método de pesquisa de análise bibliográfica-documental, questiona-se: qual a importância do Fundeb na redução das desigualdades sociais? A pesquisa objetiva investigar as características da política pública do Fundeb e sua importância na manutenção da escola pública no Brasil, retomando o percurso de construção do Fundeb e suas diferenças em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), analisando a influência do neoliberalismo nas desigualdades sociais e identificando a importância do Fundeb na redução das mesmas. Para tanto, é necessário retomar o percurso de construção do Fundeb e suas diferenças em relação ao Fundef, analisar a influência do neoliberalismo nas desigualdades sociais e identificar a importância do Fundeb na redução das desigualdades sociais. Destaca-se que o neoliberalismo causa grande impacto no cotidiano das escolas, influenciando-as para as necessidades do mercado e do trabalho, fazendo com que a formação técnica tenha um significado maior do que a formação integral dos indivíduos. Essas práticas contribuem significativamente para o aumento das desigualdades sociais, ou seja, para o aumento da pobreza, reforçando a divisão de classes e moldando a sociedade para servir aos interesses políticos e da classe dominante. Essas são algumas características do neoliberalismo, que, apesar de não ser o princípio, contribui para a sustentação das desigualdades sociais e defende tais ações como necessárias à sobrevivência da sociedade e, sobretudo, da economia e do capitalismo, prioridades nesse modelo de governo. A educação é essencial na promoção da redução da desigualdade social. Para isso, é necessário agir na valorização da escola e dos profissionais de educação. Assim, a presente pesquisa analisou a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 nos aspectos relacionados à regulamentação da oferta e manutenção da educação no Brasil e às leis complementares relacionadas ao mesmo assunto, para entender o funcionamento do Fundeb na manutenção da escola pública e sua contribuição para a redução das desigualdades sociais.
Abstract: This research analyzes the importance of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals (Fundeb) in the subsistence of public schools as a contribution to the reduction of social inequalities. Thus, through the research method of bibliographic-document analysis, the question is: what is the importance of Fundeb in reducing social inequalities? The research aims to investigate the characteristics of Fundeb's public policy and its importance in maintaining public schools in Brazil, resuming the path of construction of Fundeb and its differences in relation to the Fund for the Maintenance and Development of Elementary Education and the Valorisation of Teaching (Fundef ), analyzing the influence of neoliberalism on social inequalities and identifying the importance of Fundeb in reducing them. For that, it is necessary to resume the path of construction of Fundeb and its differences in relation to Fundef, to analyze the influence of neoliberalism on social inequalities and to identify the importance of Fundeb in reducing social inequalities. It is noteworthy that neoliberalism has a great impact on the daily life of schools, influencing them for the needs of the market and work, making technical training more meaningful than the integral training of individuals. These practices contribute significantly to the increase of social inequalities, that is, to the increase of poverty, reinforcing the division of classes and shaping society to serve the interests of the political and the ruling class. These are some characteristics of neoliberalism, which, despite not being the principle, contributes to sustaining social inequalities and defends such actions as necessary for the survival of society and, above all, of the economy and capitalism, priorities in this model of government. Education is essential in promoting the reduction of social inequality. For that, it is necessary to act in the valuation of the school and of the education professionals. Thus, the present research analyzed the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil in aspects related to the regulation of the supply and maintenance of education in Brazil and to complementary laws related to the same subject, to understand the functioning of Fundeb in the maintenance of public schools and their contribution to the reduction of social inequalities.
Keywords: Desigualdade social
Educação
Fundeb
Neoliberalismo
Política pública
Social inequality
Education
Fundeb
Neoliberalism
Public policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Stahl, Josiane Cristina Rabac. O Fundeb na educação pública brasileira: limites e possibilidades. 2020. 73 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1798
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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