Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1783
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Redes sociais significativas formadas pelos egressos de uma Universidade Aberta da Terceira Idade
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Daniela Bertoncello de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Wanderbroocke, Ana Claudia N. S.
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Rita de Cassia da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Camargo, Denise de
???metadata.dc.description.resumo???: A velhice representa uma etapa do ciclo vital na qual as redes sociais significativas da pessoa idosa podem constituir elementos fundamentais para o contorno de um processo de envelhecimento saudável e ativo. O foco incide na saúde e no desafio à formação de rede social para a superação dos principais estigmas que encapsulam o papel social do idoso, para que suas vulnerabilidades relacionais sejam transformadas em possibilidades, em todos os sistemas aos quais pertence. Nos contextos educacionais frequentados pela pessoa idosa, em que as condições de isolamento tentam ser dribladas, torna-se necessário compreender a formação de suas redes sociais significativas com o intuito de garantir sua participação e integração social, somadas ao bem-estar integral. O objetivo geral deste estudo qualitativo, transversal, descritivo e exploratório, alicerçado no marco referencial do Pensamento Sistêmico Novo Paradigmático, foi analisar as redes sociais significativas formadas pelos egressos de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. A investigação foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito idosas egressas entre 65 e 87 anos, juntamente com a utilização do instrumento gráfico Mapa de Rede, desenvolvido por Sluzki (1997). Efetuou-se a análise qualitativa dos dados obtidos através do modelo de Análise de Conteúdo. Esta investigação teve como objetivos específicos: compreender se os aspectos do contexto educacional de uma Universidade Aberta da Terceira Idade favorecem a formação das redes sociais entre seus participantes; caracterizar as redes sociais significativas dos seus egressos quanto aos elementos estruturais e funcionais dos vínculos que a constituem e finalmente identificar de que maneira as redes sociais significativas desses egressos repercutem para a vivência da sua velhice. Os principais resultados encontrados foram: o contexto de uma Universidade Aberta da Terceira Idade contribui para a formação de redes sociais significativas entre seus participantes, desde os primeiros momentos de aproximação e interação entre eles no programa; as redes sociais significativas dos participantes de uma Universidade Aberta da Terceira Idade podem ser de tamanho variado, com distribuição mesclada pelos níveis de proximidade, mas com tendência a apresentar maior número de pessoas no nível de maior proximidade, além de a rede funcionar a partir consideravelmente da companhia social e do apoio emocional entre seus membros. A distância geográfica entre eles, bem como a presença de diferenças culturais e socioeconômicas, não os impede de formar redes de convívio social presencial com frequência semanal, mensal ou ocasional, ou ainda convívio virtual com frequência diária, a fim de promover a manutenção dessa rede social significativa formada a partir da sua experiência em uma Universidade Aberta da Terceira Idade. Pode-se afirmar que essas redes contribuem para a construção de um processo de envelhecimento ativo das pessoas idosas.
Abstract: Old age represents a stage in the cycle of life in which the elderly person's significant social networks can represent fundamental elements for the outline of a healthy and active aging process. The focus is on health and the challenge of forming a social network in order to overcome the main stigmas that surround the social role of the elderly, so that their relational vulnerabilities are transformed into possibilities, in all the systems to which they belong. In the educational contexts attended by the senior citizens, in which they try to bypass their conditions of isolation, it is necessary to understand the formation of their significant social networks, with the intent of guaranteeing their participation and social integration, as well as the overall well-being. The general objective of this qualitative, transversal, descriptive and exploratory study, based on the referential framework of the New Paradigm Systems Thinking, was to analyze the significant social networks formed by the graduates of an Open University of the Third Age. The investigation was conducted by the means of semistructured interviews with eight elderly female graduates, aged between 65 and 87, along with the use of Social Network Map, a graphic instrument developed by Sluzki (1997). A qualitative analysis of the data obtained through the Content Analysis was carried out. This research pursued the following specific objectives; first, to understand if the aspects of the educational context of an Open University for the Third Age favor the formation of social networks among its participants. Second, to describe the significant social networks of the University’s alumni, regarding the structural and functional elements of the bonds that constitute them, and finally, to identify how the significant social networks of these alumni impact their lifestyle in the old age. The main results found were that the context of an Open University of the Third Age contributes to the formation of significant social networks among its participants, since the first moments of approximation and interaction between them in the program. Furthermore, the significant social networks of participants in the University can vary in size, with their distribution mixed by the proximity levels, but with a tendency to have a greater number of people at the highest level of proximity. In addition, the network considerably improves through companionship and emotional support among its members. The physical distance between them, as well as the existence of cultural and socioeconomic differences, does not prevent them from forming face-to-face social interaction networks on a weekly, monthly or occasional basis, or even daily virtual interaction, in order to maintain this significant social network formed through their experiences in an Open University of the Third Age. It can be said that these networks contribute to the development of an active aging process for the elderly.
Keywords: Pessoa idosa
Rede social significativa
Universidade Aberta da Terceira Idade
Elderly person
Significant social network
Open University of the Third Age
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Oliveira, Daniela Bertoncello de. Redes sociais significativas formadas pelos egressos de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. 2020. 168 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1783
Issue Date: 29-Jun-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REDES SOCIAIS SIGNIFICATIVAS FORMADAS.pdf10.99 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.