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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política nacional de práticas integrativas e complementares na formação de profissionais da área da saúde
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Magali Sefrian Martins Rosemann de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Naura Syria Carapeto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tavares, Tais
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Daniel Vieira da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo trata da consolidação das Políticas Públicas de Práticas Integrativas Complementares, que têm como finalidade oferecer à população brasileira novas possibilidades de atendimento, através do Sistema Único de Saúde em parceria com o Ministério da Educação, através das Instituições de Ensino Superior. O objetivo da pesquisa foi investigar, junto aos coordenadores dos cursos da área da saúde, a aplicabilidade da Portaria 971/2006 na práxis dos profissionais da educação responsáveis pela formação dos futuros profissionais da saúde. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, cujos resultados, analisados à luz do método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977), mostraram os passos dados pelas IES no trabalho pedagógico para a formação profissional da área. Algumas iniciativas já se encaminham para a superação da visão biologicista do ser humano e para uma práxis, no atual sentido do termo, enquanto outras, ainda necessitam alinhamento com as diretrizes da Portaria em questão e com os objetivos educacionais voltados à visão de totalidade.
Abstract: The present study deals with the consolidation of Public Policies of Complementary Integrative Practices, which aim to offer the Brazilian population new possibilities of care, through the Unified Health System in partnership with the Ministry of Education, through Higher Education Institutions. The objective of the research was to investigate, together with the coordinators of health courses, the applicability of Ordinance 971/2006 in the practice of education professionals responsible for the training of future health professionals. The methodological procedures used were: bibliographic research and field research, whose results, analyzed in the light of the Content Analysis method by Laurence Bardin (1977), showed the steps taken by the HEIs in the pedagogical work for the professional training of the area. Some initiatives are already moving towards overcoming the biologicist vision of the human being and towards a praxis, in the current sense of the term, while others, still need alignment with the guidelines of the Ordinance in question and with the educational objectives aimed at the vision of wholeness.
Keywords: Políticas públicas
Práticas integrativas e complementares
Área da saúde
Formação profissional
Public policy
Integrative and complementary practices
Health area
Professional qualification
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Oliveira, Magali Sefrian Martins Rosemann de. A política nacional de práticas integrativas e complementares na formação de profissionais da área da saúde. 2011. 134 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1773
Issue Date: 12-Sep-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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