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dc.creatorOliveira, Magali Sefrian Martins Rosemann de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9923479522566250por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.referee1Tavares, Tais-
dc.contributor.referee2Silva, Daniel Vieira da-
dc.date.accessioned2020-06-01T14:07:49Z-
dc.date.issued2011-09-12-
dc.identifier.citationOliveira, Magali Sefrian Martins Rosemann de. A política nacional de práticas integrativas e complementares na formação de profissionais da área da saúde. 2011. 134 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1773-
dc.description.resumoO presente estudo trata da consolidação das Políticas Públicas de Práticas Integrativas Complementares, que têm como finalidade oferecer à população brasileira novas possibilidades de atendimento, através do Sistema Único de Saúde em parceria com o Ministério da Educação, através das Instituições de Ensino Superior. O objetivo da pesquisa foi investigar, junto aos coordenadores dos cursos da área da saúde, a aplicabilidade da Portaria 971/2006 na práxis dos profissionais da educação responsáveis pela formação dos futuros profissionais da saúde. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, cujos resultados, analisados à luz do método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977), mostraram os passos dados pelas IES no trabalho pedagógico para a formação profissional da área. Algumas iniciativas já se encaminham para a superação da visão biologicista do ser humano e para uma práxis, no atual sentido do termo, enquanto outras, ainda necessitam alinhamento com as diretrizes da Portaria em questão e com os objetivos educacionais voltados à visão de totalidade.por
dc.description.abstractThe present study deals with the consolidation of Public Policies of Complementary Integrative Practices, which aim to offer the Brazilian population new possibilities of care, through the Unified Health System in partnership with the Ministry of Education, through Higher Education Institutions. The objective of the research was to investigate, together with the coordinators of health courses, the applicability of Ordinance 971/2006 in the practice of education professionals responsible for the training of future health professionals. The methodological procedures used were: bibliographic research and field research, whose results, analyzed in the light of the Content Analysis method by Laurence Bardin (1977), showed the steps taken by the HEIs in the pedagogical work for the professional training of the area. Some initiatives are already moving towards overcoming the biologicist vision of the human being and towards a praxis, in the current sense of the term, while others, still need alignment with the guidelines of the Ordinance in question and with the educational objectives aimed at the vision of wholeness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-06-01T14:07:49Z No. of bitstreams: 1 A POITICA NACIONAL DE.pdf: 818853 bytes, checksum: 01b00e4e7e7311eed8e0e0d1dab7de69 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T14:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A POITICA NACIONAL DE.pdf: 818853 bytes, checksum: 01b00e4e7e7311eed8e0e0d1dab7de69 (MD5) Previous issue date: 2011-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPráticas integrativas e complementarespor
dc.subjectÁrea da saúdepor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectIntegrative and complementary practiceseng
dc.subjectHealth areaeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política nacional de práticas integrativas e complementares na formação de profissionais da área da saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
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