Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1771
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: De instituto de recuperação de surdos-mudos do Paraná a colégio estadual para surdos Alcindo Fanaya Júnior: significado histórico e cultura escolar (1953-2015)
???metadata.dc.creator???: Kolecza, Letania Ibarra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.description.resumo???: A trajetória do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, uma das mais antigas do Paraná e do Brasil para este público específico,é o objeto de estudo desta investigação histórica que compreende o período 1953-2015. Nesta perspectiva, a categoria cultura escolar abarcou diversos aspectos que contemplam esta instituição, desde sua criação como Instituto de Recuperação de Surdos-Mudos do Paraná até os dias atuais. Para instrumentalizar metodologicamente esta investigação, apoiou-se fundamentalmente em fontes documentais encontradas nos arquivos da escola como atas, livros de classe, currículos, bilhetes para pais, regulamentos, regimentos, planos, projetos políticos pedagógicos, materiais audiovisuais, álbuns de fotografia e entrevistas. Também valeu-sede outros tipos de fonte, como a imprensa; a legislação, assim como os demais documentos referentes às manifestações da sociedade civil organizada sob associações, federações e ou outras entidades que representaram ou lutaram pelos interesses da comunidade surda, fazendo assim parte da história do Alcindo Fanaya Júnior.
Abstract: The trajectory of the Alcindo Fanaya Júnior State School for the Deaf, one of the oldest in Paraná and Brazil for this particular public, is the study object in this historic investigation between the period of 1953 to 2015. In this perspective, the category “School Culture” include many aspects that composes this institution since its inception, as the Institute for Deaf-Mutes Recovery of Paraná, until present day. In order to methodologically operationalize this investigation, it was leaned fundamentally in documents found in the school files, such as assembly records, classroom books, curriculum, parents notes, regiments, regulations, political & pedagogical projects, audio-visual materials, photographs and interviews. Also worth noting other sources, such as the press and legislations, as well as other documents relative to organized manifestations of the civil society under associations, federations and other entities that either represented or strived for the interest of the deaf community, thus part of the story of Alcindo Fanaya Júnior School.
Keywords: História da educação
Cultura escolar
Instituição de ensino de surdos
History of education
School culture
Educational institution for the deaf
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Kolecza, Letania Ibarra. De instituto de recuperação de surdos-mudos do Paraná a colégio estadual para surdos Alcindo Fanaya Júnior: significado histórico e cultura escolar (1953-2015). 2016. 152 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1771
Issue Date: 1-Aug-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DE INSTITUTO DE RECUPERACAO.pdf7.92 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.