Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Edison Neres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699880630312472por
dc.contributor.advisor1Vechia, Ariclê-
dc.contributor.referee1Lopes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Both, Ivo José-
dc.date.accessioned2020-05-27T13:28:40Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.citationBarbosa, Edison Neres. As classes integrais no colégio estadual do Paraná na década de 1960: uma inovação educacional no ensino secundário paranaense. 2019. 91 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1770-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a organização das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná (CEP), uma das propostas de inovação pedagógica do Ensino Secundário brasileiro, realizada entre os anos finais da década de 1950 e meados dos anos de 1960. Localizando a experiência desenvolvida em solo paranaense, no conjunto das demais iniciativas de alcance nacional que atenderam pela denominação Classes Experimentais, são evidenciadas algumas das particularidades das Classes Integrais, ressaltando as contribuições que tinham como meta o atendimento às demandas necessárias à transformação do Ensino Secundário, em especial, quanto à democratização do acesso a esse nível de ensino e à necessidade de deixar de ser exclusividade para as classes mais abastadas. A questão norteadora colocada para a investigação busca responder como se constituíam as Classes Integrais, na década de 1960, do Colégio Estadual do Paraná? A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a organização das Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, na década de 1960. E tem como objetivos específicos: investigar a origem das Classes Integrais; conhecer o perfil dos professores que atuavam no CEP, naquele período; analisar a metodologia de atuação adotada nas Classes Integrais. Esta pesquisa, de abordagem histórica, de cunho qualitativo, bibliográfica e documental, teve como fontes principais: a legislação: leis e regulamentos; a documentação do colégio: regulamentos e relatórios; depoimentos de professores e de alunos, orais e/ou escritos, e bibliografia pertinente. Para embasamento teórico foram contemplados autores como Amado (1973), Abreu (1963), Franco (2013), Campos (1931), Chagas (1978), Veiga (1992). Apesar de seguirem a proposta geral das Classes Experimentais, constatou-se que, no Colégio Estadual do Paraná, elas tiveram algumas peculiaridades, como por exemplo, a importância dada ao “estudo do meio”, como ferramenta de melhor compreensão da realidade do que está sendo estudado. As atividades extraclasse foram outra ferramenta de ampliação da aprendizagem obtida em sala de aula, pois os clubes esportivos e os demais clubes formados no Colégio possibilitaram aos alunos uma vivência mais completa de aprendizagem e cidadania.por
dc.description.abstractThis work have for its goal the analysis of the organization of the Integral Classes of the Colégio Estadual do Paraná (CEP), one of the proposals for pedagogical innovation of the Brazilian high schooling system made during the final years of the 1950 decade and the middle 1960 decade. Locating the experience developed in the state of Paraná, among the other initiatives of national reach denominated Experimental Classes, are evidences of some peculiarities of the Integral Classes, stressing the contributions which had as goal the meeting of the necessary demands for the transformation of the high school, specially for the democratization of the access to this level of study and the need for it be no more an exclusivity for the more rich classes. The main quest for this investigation is answering how the integral classes were created in the time window from 1960 in the Colégio Estadual do Paraná. Its general goal: To analyze the organization of the integral classes on the Colégio Estadual do Paraná, the 1960 decade. Its specific goal: To investigate the genesis of the “Integral Classes”, to know the character of the teachers who acted on that time, on the CEP, and to analyze the methodology adopted on the Integral Classes. This research, with a historical approach, and a qualitative, bibliographical and documental nature, will have as its main sources: the legislation – laws and regulations –, the school documentation – regulations, reports, teaches’ testimonials, oral or written, students’ testimonials, and also the relevant bibliography. For its theorical foundation will be studied authors like Amado (1973), Abreu (1963), Franco (2013), Campos (1931), Chagas (1978), Veiga (1992). Although they worked on the general premises of the Experimental Classes, it was verified that on the Colégio Estadual do Paraná they had some peculiarities like: the importance given to the “study of the middle”, as a tool to better understand the reality of the study object. The extracurricular activities were another tool to amplify the learning received on the school class, as by means of the sports clubs and other clubs formed on the School, the students hade a fuller experience of the learning and the institute of citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-05-27T13:28:40Z No. of bitstreams: 1 AS CLASSES INTEGRAIS.pdf: 1419589 bytes, checksum: 3f320b94a5f4e0971b4cb2ffbda5987c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-27T13:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AS CLASSES INTEGRAIS.pdf: 1419589 bytes, checksum: 3f320b94a5f4e0971b4cb2ffbda5987c (MD5) Previous issue date: 2019-09-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectInovações pedagógicaspor
dc.subjectClasses integraispor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectPedagogical inovationseng
dc.subjectIntegral classeseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs classes integrais no colégio estadual do Paraná na década de 1960: uma inovação educacional no ensino secundário paranaensepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS CLASSES INTEGRAIS.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.