Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1735
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Politicas públicas de educação inclusiva e sua implementação no município de União da Vitória –PR
???metadata.dc.creator???: Stiegler, Maristela Elvira Grossl 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandes, Sueli de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a implementação das políticas públicas de inclusão nas escolas da rede pública municipal de União da Vitória. Como problematização do objeto, julga-se relevante esclarecer de que forma as políticas públicas de inclusão são implementadas no município, com intuito de desvelar o distanciamento entre o que está previsto na legislação e a aplicação na prática no dia a dia nas escolas, pois as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência evidenciam a importância da ampliação das discussões sobre a inclusão. Justifica-se o estudo pela relevância em aclarar os processos de inclusão/exclusão, diante do direito à educação para todos e o questionamento de como tornar realidade os princípios que fundamentam uma escola realmente inclusiva. Para tanto, adota-se como objetivos específicos, o estudo do processo histórico e concepções de atendimento na educação para crianças com deficiência no Brasil, a análise da legislação sobre educação especial na perspectiva inclusiva, as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva inclusiva no Estado do Paraná, a gestão da Educação especial no município de União da Vitória e a implementação das Políticas Públicas de inclusão no município. A abordagem metodológica utilizada é de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. O processo de pesquisa foi dividido em três etapas, sendo a primeira fase exploratória, com a produção do projeto de pesquisa, desenvolvimento teórico e metodológico, orientado pelas discussões propostas por autores como: Gilberta de Martino Jannuzzi, Maria Teresa Egler Mantoan, Marcos José da Silveira Mazotta, Rosalba Garcia, Rosita Edler Carvalho, Monica de Carvalho Magalhães Kassar, entre outros, que tratam do processo histórico da educação da pessoa com deficiência no Brasil e conceitos sobre educação especial, integração e inclusão. Na segunda fase realizamos a análise da legislação, mais especificamente as políticas públicas brasileiras de educação inclusiva a partir da década de 90, tendo como fundamentação de base teórica para análise autores como: Eneida Otto Shiroma, Maria Célia M. de Moraes e Olinda Evangelista. A terceira fase é composta pela delimitação do campo de pesquisa, a coleta de dados e análise. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada norteada por um roteiro aplicado em três grupos de participantes, sendo, o primeiro composto pela coordenação da secretaria de educação, o segundo composto pela coordenação pedagógica da secretaria de educação e o terceiro pelos professores que atuam na rede de ensino fundamental do município. As questões contemplaram como eixos temáticos: as concepções sobre educação inclusiva, os desafios para implementação, estrutura e acessibilidade e qualificação profissional. Na discussão dos resultados procurou-se identificar as concepções e a efetividade das políticas educacionais adotadas pelo município, destacando-se a singularidade da oferta de AEE coexistir com o atendimento em instituição filantrópica. Nesse contexto os desafios identificados são inúmeros, necessitando maior interação e articulação entre a gestão da educação e os docentes da rede pública de ensino na mediação e efetivação do processo de inclusão educacional.
Abstract: The present research has as main objective to analyze the implementation of the public policies of inclusion in the schools of the municipal public network of União da Vitória. As a problem of the object, it is considered relevant to clarify how public inclusion policies are implemented in the municipality, in order to reveal the distance between what is foreseen in the legislation and the day-to-day application in the schools, since the challenges faced by people with disabilities highlight the importance of expanding discussion on inclusion. The study is justified because of its relevance in clarifying the processes of inclusion / exclusion, in the face of the right to education for all and the questioning of how to make reality the principles that underlie a truly inclusive school. In order to do so, the specific objectives included the study of the historical process and conceptions of care in education for children with disabilities in Brazil, the analysis of legislation on special education in an inclusive perspective, the Special Education Public Policies in an inclusive perspective in the State of Paraná, the management of Special Education in the municipality of União da Vitória and the implementation of Public Policies of inclusion in the municipality. The methodological approach is of a qualitative nature, having as instrument of data collection the semi-structured interview and content analysis. The research process was divided in three stages. The first phase was exploratory, with the production of the research project, theoretical and methodological development. It was guided by the discussions proposed by authors such as Gilberta de Martino Jannuzzi, Maria Teresa Egler Mantoan, Marcos José da Silveira Mazotta, Rosalba Garcia, Rosita Edler Carvalho, Monica de Carvalho Magalhães Kassar, among others. These authors study the historical process of the education of the handicapped in Brazil and concepts about special education, integration and inclusion. In the second phase, we carried out the analysis of the legislation, more specifically the Brazilian public policies of inclusive education from the 90s on, based on theorists such as Eneida Otto Shiroma, Maria Célia M. de Moraes and Olinda Evangelista. The third phase is composed of the delimitation of the field of research, data collection and analysis. For data collection, we have used a semistructured interview, guided by a script applied in three groups of participants. The first group was composed by the coordination of the education secretariat; the second was composed by the pedagogical coordination of the education department and the third by the teachers who work in the network of the municipality. The issues included the themes of inclusive education, the challenges for implementation, structure and accessibility and professional qualification. In the discussion of the results, we sought to identify the conceptions and the effectiveness of the educational policies adopted by the municipality, highlighting the singularity of the AEE offer to coexist with the service in a philanthropic institution. In this context, the challenges identified are innumerable, requiring greater interaction and articulation between the management of education and the teachers of the public school system in the mediation and effectiveness of the process of educational inclusion.
Keywords: Políticas de educação especial na perspectiva inclusiva
Atendimento educacional especializado
União da Vitória
Special education policies in the inclusive perspective
Specialized educational assistance
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Stiegler, Maristela Elvira Grossl. Politicas públicas de educação inclusiva e sua implementação no município de União da Vitória –PR. 2017.128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1735
Issue Date: 23-Aug-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.