Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1665
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O projeto político-pedagógico: indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016)
???metadata.dc.creator???: Costa, Andresa Cristina Pisa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fontana, Maria Iolanda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Naura Syria Carapeto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Caldas, Andréa do Rocio
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem o objetivo de investigar o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a formação continuada, para a escrita do mesmo, como ação teórico-prática da gestão democrática na escola pública da Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período de 2013 a 2016. Define-se como problema de pesquisa o processo de construção do PPP, articulado a uma ação de formação continuada, proposto pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, efetivou o compromisso da gestão democrática com a formação humana na escola pública da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba? Tem como objetivos específicos: examinar a produção científica brasileira sobre a articulação entre processos de formação continuada, gestão democrática e construção do PPP; compreender a relação entre as políticas educacionais, a gestão democrática na escola pública e a construção do PPP; investigar o papel da formação continuada no processo de elaboração do PPP na escola pública, bem como analisar as Políticas Públicas para a construção do mesmo, definidas em âmbito nacional e no Sistema Municipal de Educação de Curitiba, e sua repercussão da formação continuada para construção do PPP. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a análise fundamentada no método dialético na perspectiva do materialismo histórico. Portanto, a pesquisa apoia-se na relação dialética entre as análises documentais, legais e epistemológicas e os dados coletados, por meio de questionário aplicado em pesquisa de campo com 33 pedagogas das escolas da RME de Curitiba. Os principais autores que fundamentam as análises são: Ferreira (1998, 2003, 2012, 2017), Cury (2008, 2016), Dourado (2011, 2016), Saviani (1984, 2011, 2013, 2014, 2016), Veiga (1995, 2003, 2009, 2013). Constata-se,neste estudo, que o processo de formação continuada para a construção do PPP, bem como os materiais produzidos e elaborados pela SME, NREs e Escolas contribuíram significativamente para a superação da concepção de PPP como formalidade técnica-burocrática, o que indica a necessidade de políticas educacionais que visem processos de formação continuada articulados entre sistemas de ensino e escola, para a reflexão e elaboração compartilhada do PPP. Os questionários explicitaram que as equipes utilizam o PPP para orientar o seu trabalho, o planejamento de ensino, definir as atividades curriculares que visam a formação humana. O fator tempo foi o maior dificultador para o trabalho do pedagogo na construção do PPP, tanto para reunir o coletivo quanto para estudar. Aponta-se como um caminho a ser percorrido a consolidação da gestão democrática da educação, como princípio indicado nos marcos legais nacionais e da educação municipal de Curitiba, visto que a descontinuidade das políticas públicas voltadas à formação e valorização dos profissionais da educação da RME tem fragilizado o coletivo e precarizado as condições de trabalho para a materialização do PPP no chão da escola.
Abstract: The aim of this study is to investigate the construction of the Political Pedagogical Project (PPP) and the role of continuing education in the writing this document. This process is understood as a theoretical-practical action of democratic management carried out in public schools in the Municipal System of Education in Curitiba, from 2013 to 2016. The research problem refers to the construction of the PPP articulated to a continuing education action proposed by the Municipal Secretariat of Education (SME, in the Portuguese acronym) of Curitiba; did it put into practice the democratic management of human formation in the public schools from the Municipal System of Education of Curitiba? The study aims to examine the Brazilian scientific production about the articulation between the processes of continuing education, democratic management and the construction of the PPP; to understand the relation between educational policies, democratic management in public schools and the construction of the PPP. Another aim is to investigate the role of continuing education in the elaboration of the PPP in public schools in addition to analyzing Public Policies for the construction of the PPP defined in the national context and in the Municipal System of Education of Curitiba and its impact on continuing education for the construction of the PPP. The research follows a qualitative approach and the analysis is based on the dialectical method from a historic materialist perspective. Therefore, the research is supported by the dialectical relation between document, legal and epistemological analysis and the data generated by means of a questionnaire applied in the field research to 33 school coordinators in schools from the RME of Curitiba. The main authors that support the analysis are Ferreira (1998, 2003, 2012 and 2017), Cury (2008, 2016), Dourado (2011, 2016), Saviani (1984, 2011, 2013, 2014, 2016), Veiga (1995, 2003, 2009, 2013). The study demonstrates that the process of continuing education for the construction of the PPP, as well as the material produced and elaborated by the Municipal Secretariat of Education, the Regional Centers of Education and schools played a significant role for overcoming the conception of the PPP as a technical-bureaucratic formality. This indicates the need of educational policies that aim for processes of continuing education articulated between educational systems and the school, for reflection and the collective elaboration of the PPP. The questionnaires demonstrated that the teams use the PPP to guide their work, to plan teaching, to define curricular activities that aim human formation. Time is a factor that makes the work of schools coordinators hard in relation to the construction of the PPP either to have meetings or to study. The study suggests that a path to be followed is the consolidation of democratic management of education, as a principle indicated in the national legal marks and in the municipal education in Curitiba. It was also observed that the discontinuity of public policies for the education of the professionals of education at the Municipal Network of Education not only made the school team fragile but also had a negative impact on the working conditions for the consolidation of the PPP in the schools.
Keywords: Projeto político-pedagógico
Formação continuada
Gestão democrática
Políticas educacionais
Trabalho do pedagogo
Political pedagogical project
Continuing education
Democratic management
Educational policies
School coordinator´s work
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Costa, Andresa Cristina Pisa. O projeto político-pedagógico: indagações sobre a formação continuada e o compromisso com a gestão democrática na escola pública municipal de Curitiba (2013-2016). 2019. 139 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1665
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.