Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1658
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O charme chulo do rock de Curitiba no jornalismo cultural independente do Brasil no século XXI
???metadata.dc.creator???: Florenzano, Antonio Carlos Persegani 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Laranjeira, Álvaro Nunes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Caetano, Kati
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fernandes, José Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: Depois que evoluções tecnológicas ajudaram a promover uma transformação radical no exercício diário do jornalismo no início do Século XXI, em especial na área editorial cultural, a criação de novos veículos dedicados à cobertura musical na internet permitiu não apenas o retorno do espírito livre e independente da mídia alternativa brasileira instalada durante os anos 1970 em meio à censura imposta aos grandes meios de comunicação do país, mas também o desprendimento completo do estabelecido sistema de agendamento de lançamentos e atenção aos artistas impostos pela indústria fonográfica. Isto significou a abertura de espaço para bandas e cantores independentes, vindos de todo o Brasil, sem vínculos com gravadoras de médio e grande porte, sendo estas multinacionais ou pertencentes a grupos brasileiros. A cidade de Curitiba foi uma das principais beneficiadas por esta liberdade editorial, já que até a virada do século ainda não havia estabelecido um nome musical de sucesso nacional, ao contrário de outras capitais fora do eixo cultural dominante formado por Rio de Janeiro e São Paulo. Ao estudar a discografia oficial do Charme Chulo, quarteto surgido simultaneamente aos novos veículos não corporativos da mídia cultural brasileira, esta pesquisa analisa como a recepção positiva da identidade e da sonoridade da banda pelos jornalistas permitiu que fosse estabelecida uma carreira consistente, reconhecida e sobretudo marcada pelo rompimento definitivo das barreiras geográficas nacionais, o que foi determinado por uma grade anual de entrevistas e concertos por cidades e estados de quatro das cinco regiões brasileiras.
Abstract: After technological developments helped to promote to a radical transformation to the daily exercise of journalism in the early 21st century, especially in the cultural publishing area, the coming of new vehicles dedicated to music coverage on the internet allowed not only the comeback of the free and independent spirit of the Brazilian alternative press installed over the years 1970 amid censorship imposed on the country's major media, but also the complete disengagement of the estailished agenda system composed by releases and attention to artists imposed by the music industry. This meant a new space gap for independent bands and singers, coming from all over Brazil, without contracts to medium and large labels, these ones being multinational or belonging to Brazilian groups. Curitiba took so much benefits of this editorial freedom, since until the turn of the century it had not yet had a nationally known musical name, unlike other big brazilian cities outside the dominant cultural axis formed by Rio de Janeiro and São Paulo. In studying the official discography of Charme Chulo, a quartet created at the sime time as the new non-corporate vehicles of the Brazilian cultural media, this research analyzes how the positive reception of the band's identity and sound by the journalists allowed the establishment of a consistente career that provoked the definitive disruption of national geographical barriers and which one was marked by an annual schedule of interviews and concerts in cities and states from four of the five Brazilian regions.
Keywords: Jornalismo cultural
Jornalismo musical independente
Internet
Curitiba
Charme chulo
Cultural journalism
Non-corporate music journalism
World wide web
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Florenzano, Antonio Carlos Persegani. O charme chulo do rock de Curitiba no jornalismo cultural independente do Brasil no século XXI. 2019. 169 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1658
Issue Date: 27-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CHARME CHULO.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.