Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAngeli, Raquel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672784184797745por
dc.contributor.advisor1Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee1Kailer, Elismara Zaias-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fatima Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-05-30T13:43:27Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.citationAngeli, Raquel. Desdobramentos políticos educacionais da avaliação nacional da alfabetização na rede municipal de educação de Curitiba. 2019. 204 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1657-
dc.description.resumoOs dados da alfabetização divulgados em avaliações de larga escala como ANA e a Provinha Brasil revelam a não efetividade da alfabetização no 3º ano do ensino fundamental, mesmo diante de investimentos articulados com a formação de professores, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) do ano de 2016 do município de Curitiba indicam que 49,01% das crianças do 3º ano permaneceram nos níveis insuficientes em leitura, ao passo que, na escrita, o índice diminui para 18,57%. Estes resultados apontam para a necessidade de investigação sobre as políticas de alfabetização no país e as ações em âmbito municipal e escolar para a intervenção qualificada de docentes em distintos contextos de diversidade cultural e social. A pesquisa tem como objetivo analisar os reflexos da ANA na definição de políticas públicas educacionais, institucionais e pedagógicas direcionadas à elevação dos níveis de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A presente pesquisa tem como objeto de estudo as políticas educacionais municipais face à ANA. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método dialético na concepção filosófica do materialismo histórico, pelo fato de que o objeto de estudo está imerso numa realidade concreta material, sendo necessário, para compreendê-la, captar o movimento histórico, as ideologias, as determinações político-econômicas e suas contradições na sociedade capitalista. A pesquisa é de abordagem qualitativa-quantitativa, pois fundamenta-se na análise da literatura pertinente ao tema, inter-relacionando os documentos e dados quantitativos extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a legislação, com os dados da pesquisa de campo. A pesquisa empírica utiliza instrumentos como questionários e entrevistas com a coordenadora de Língua Portuguesa do Departamento do Ensino Fundamental de Educação do Município de Curitiba, alfabetizadora do Núcleo Regional da Educação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e as pedagogas das escolas do Núcleo Regional de Educação do CIC. Os autores que fundamentam a pesquisa são, principalmente, Cury (1985,1998,2000), Frigotto (2005,2010) e Saviani (2009,2013,2016) para a temática de políticas educacionais; Afonso (2009,2013), Esteban (2006,2017), Freitas (2005, 2007, 2014), Vianna (2014) para políticas de avaliação em larga escala; Ferreiro (2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (1998, 2017a, 2017b) para a concepção de Alfabetização e Letramento. Os resultados da presente investigação indicam a ANA como uma ação diagnóstica do INEP/MEC, revelando baixos índices na Escala de Proficiência em Leitura e Escrita, que demandam políticas e ações para o enfrentamento desta realidade no âmbito das escolas municipais do país. O Plano Municipal de Educação (2015-2025) estabelece a Meta 5, referente à alfabetização dos estudantes até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, no entanto, as estratégias para a materialização desta meta não estão sendo realizadas, principalmente as que necessitam de maior investimento. As entrevistas realizadas apontaram que os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba possuem uma maior dificuldade na Leitura, pela falta de compreensão leitora das crianças. A mantenedora descreve como política educacional municipal as formações continuadas específicas para as professoras das turmas de alfabetização, salientando que esta ação corresponde ao carro-chefe para a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais de Curitiba. Entende-se que, além da formação, também são necessárias políticas de valorização docente e investimentos na estrutura escolar e nas condições de trabalho dos professores da RME, que no atual contexto têm sido negligenciadas.por
dc.description.abstractData disclosed in large scale evaluations such as ANA (the Portuguese acronym for the National Evaluation of Literacy) and Provinha Brazil reveal the ineffectiveness of literacy in the 3rd year of elementary education, even considering the investments in teacher education, for example the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC, in the Portuguese acronym). The results of the National Evaluation of Literacy (ANA) in Curitiba in 2016 indicate that 49.01% of children in the 3rd year still demonstrate insufficient levels in reading while in writing the index decreased to 18.57%. These results point out the need for investigation about literacy policies in the country as well as actions at municipal and school levels for the qualified intervention of teachers in different contexts of cultural and social diversity. The research aims to analyze the impact of ANA in the definition of public educational, institutional and pedagogical policies that aim to improve the levels of literacy in the Municipal School Network of Curitiba. In order to carry out the research, the dialectical method was used in the philosophical conception of historic materialism because the object of study belongs to a concrete material reality, thus to understand it, it is necessary to capture the historical movement, the ideologies, the economic-political determinations and their contradictions in a capitalist society. The research follows a qualitative-quantitative approach as it is based on the literature analysis related to the theme, interrelating documents and quantitative data obtained at the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP, in the Portuguese acronym), the legislation, with data from field research. The empirical research includes instruments such as questionnaires and interviews with the Portuguese language coordinator from the Basic Education Department of Curitiba; with the literacy teacher from the Regional Center of Education from the Industrial City of Curitiba (CIC, in the Portuguese acronym). In addition to interviews and questionnaires applied to the pedagogical staff from the schools under the responsibility of the Regional Center of Education of the Industrial City of Curitiba (CIC). The main authors that underpin the research are Cury (1985,1998, 2000), Frigotto (2005, 2010) and Saviani (2009,2013,2016) that deal with educational policies; Afonso (2009,2013), Esteban (2006, 2017), Freitas (2005, 2007, 2014), Vianna (2014) based the study concerning policies for large scale evaluation; whereas Ferreiro (2011), Ferreiro and Teberosky (1999), Soares (1998, 2017a, 2017b) supported the conceptions of Literacy. The results of the investigation indicate ANA as a diagnostic action from INEP/MEC reveals low rates in the Reading and Writing Proficiency Scale, which demand policies and actions to face this reality in the context of municipal schools of the country. The Municipal Plan for Education (2015-2025) establishes Meta 5 (Goal 5) concerning literacy of students until the end of the 3rd year of Basic Education. Nevertheless, the strategies to achieve this goal are not being put into practice, in particular those that need of greater investment. The interviews point out that students from the Municipal School Network of Curitiba demonstrate more difficulty in reading due to children´s lack of reading comprehension. The maintainer describes as municipal educational policies the continuing education offered to the literacy teachers, highlighting that this action corresponds to the main action in order to improve the quality of learning in the municipal schools of Curitiba. It is understood that in addition to the continuing education actions, policies that value teachers and investment are necessary in the school structure, and in the working conditions of teachers from the Regional Center of Education that have been neglected in the context investigated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-30T13:43:27Z No. of bitstreams: 1 DESDOBRAMENTOS POLITICOS.pdf: 7623294 bytes, checksum: 515c4b4343559d7ed37d6fa0f526b0dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-30T13:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DESDOBRAMENTOS POLITICOS.pdf: 7623294 bytes, checksum: 515c4b4343559d7ed37d6fa0f526b0dd (MD5) Previous issue date: 2019-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectAvaliação nacional da alfabetizaçãopor
dc.subjectPolíticas de alfabetizaçãopor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectNational evaluation of literacyeng
dc.subjectLiteracy policieseng
dc.subjectLarge scale evaluationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesdobramentos políticos educacionais da avaliação nacional da alfabetização na rede municipal de educação de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESDOBRAMENTOS POLITICOS.pdf7.44 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.