Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1654
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica em tempo integral na educação da primeira infância em Curitiba (2003 – 2018)
???metadata.dc.creator???: Gebert, Angélica Baumgarten 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.referee1???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Haracemiv, Sônia Maria Chaves
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo trata da prática pedagógica de educação na primeira infância, realizada em tempo integral, na rede municipal de ensino de Curitiba. Os participantes da pesquisa são os professores que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), aqui denominado ―Alfa‖, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Considera-se que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, etapa esta que precisa ser desenvolvida com prática pedagógica significativa para a aprendizagem e o tempo integral requer tais preocupações. Sendo assim, a questão norteadora desta pesquisa busca responder: como é desenvolvida a prática pedagógica da primeira infância realizada em tempo integral? Como objetivo geral da investigação estabeleceu-se: analisar o desenvolvimento da prática pedagógica da primeira infância, realizada em tempo integral no Centro Municipal de Educação Infantil ―Alfa‖; e como objetivos específicos: compreender a trajetória histórica da educação da primeira infância no Brasil e em Curitiba, buscando seus antecedentes; investigar as normas que regem a educação da primeira infância e analisar a prática pedagógica de educação da primeira infância em tempo integral. Sendo uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho histórico, tem como instrumentos de coleta de dados: a pesquisa documental, a observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores que atuam no CMEI da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Aborda-se o conceito de infância e as formas de tratamento dadas a essa fase da vida humana no contexto brasileiro e seus antecedentes no Paraná e na cidade de Curitiba, dialogando com os teóricos, Didonet (2001); Kuhlmann (2015); Marcílio, Freitas (1997); Oliveira (2008); Sarmento (2015); Vechia; Ferreira (2016), entre outros. Contextualizam-se as especificidades das normas que regem a prática do professor, mediante leituras realizadas com: Barbosa; Faria; Finco (2015); Bazílio (2003); Kramer (2003) e Vigotski (2010), para então tecer a prática pedagógica do CMEI ―Alfa‖ na colaboração dos instrumentos de pesquisa e dos teóricos que fundamentaram as análises: Araújo (2015); Arroyo (1988); Barbosa; Richter; Delgado (2015); Bardin (1977); Franco (2015); Julia (2001); Kramer (2005); Moll (2009); Silva (2008); Triviños (1987); Veiga (1994); Viana (2017), dentre outros autores cujos estudos tem pertinência ao tema. Com a pesquisa se evidencia falta de discussão e estudos sobre a Educação Infantil em tempo integral, assim como estudos sobre teorias que embasam a prática pedagógica do professor, como a atual BNCC (2017) usada no planejamento sem aprofundamento teórico da proposta. Ademais, continua-se no histórico desafio de concretizar a Educação Infantil como Educação Básica para além do conceito da LDB (1996).
Abstract: The study deals with the pedagogical practice of early childhood education, carried out in full time, in the municipal teaching network of Curitiba. The participants of the research are the teachers that work in the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI), here denominated ―Alpha‖, of the Municipal Network of Education of Curitiba (RME). It is considered that Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, a stage that needs to be developed with meaningful pedagogical practice for learning and full time requires such concerns. Thus, the guiding question of this research seeks to answer: how is the full-time pedagogical practice of childhood developed? The general objective of the research was: to analyze the development of the pedagogical practice of the first childhood, realized in full time in the Municipal Center of Infantile Education ―Alpha‖; and as specific objectives: to understand the historical trajectory of early childhood education in Brazil and Curitiba, searching for their antecedents; investigate the norms governing early childhood education and analyze the pedagogical practice of full-time early childhood education. Being a research of a qualitative nature of historical nature, it has as instruments of data collection: the documentary research, the observation and semi-structured interviews carried out with teachers who work at the CMEI of the Municipal Education Network of Curitiba. The concept of childhood and the forms of treatment given to this phase of human life in the Brazilian context and its antecedents in Paraná and in the city of Curitiba, dialoguing with theorists, Didonet (2001); Kuhlmann (2015); Marcílio, Freitas (1997); Oliveira (2008); Sarmento (2015); Vechia; Ferreira (2016), among others. The specificities of the norms that govern the practice of the teacher are contextualized, through readings made with: Barbosa; Would make; Finco (2015); Bazílio (2003); Kramer (2003) and Vygotski (2010), to then weave the pedagogical practice of the CMEI Alpha in collaboration of the research instruments and theorists who founded the analyzes: Araújo (2015); Arroyo (1988); Barbosa; Richter; Delgado (2015); Bardin (1977); Franco (2015); Julia (2001); Kramer (2005); Moll (2009); Silva (2008); Triviños (1987); Veiga (1994); Viana (2017), among other authors whose studies were pertinent to the subject. The research shows a lack of discussion and studies on full-time children's education, as well as studies on theories that support the teacher's pedagogical practice, as the current BNCC (2017) used in planning without theoretical proposal. In addition, it continues in the historical challenge to concretize Early Childhood Education as Basic Education beyond the concept of LDB (1996).
Keywords: Educação infantil
Prática pedagógica
Tempo integral
Early childhood education
Pedagogical practice
Full-time
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Gebert, Angélica Baumgarten. A prática pedagógica em tempo integral na educação da primeira infância em Curitiba (2003 – 2018). 2019. 167 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1654
Issue Date: 25-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRATICA PEDAGOGICA EM.pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.