Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1651
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Cássia Tereza Poloni Rizzato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012472955048143por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Brito, Glaucia da Silva-
dc.contributor.referee2Fontana , Maria Iolanda-
dc.contributor.referee3Rosa, Maria Arlete-
dc.date.accessioned2019-05-21T16:46:20Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.citationLima, Cássia Tereza Poloni Rizzato. A formação inicial de professores: estudo do componente curricular tecnologia nos cursos de pedagogia. 2019. 144 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1651-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as ementas dos componentes curriculares dos Cursos de Pedagogia das universidades públicas e particulares do Estado do Paraná. A atenção foi direcionada para o componente curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. Insere-se nos estudos da Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: elementos articuladores. A pergunta norteadora da pesquisa é: Como estão inseridos os conteúdos das tecnologias de informação e comunicação nos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades públicas e particulares do Estado do Paraná? Tem como objetivo geral analisar as Tecnologias de Informação e Comunicação como conteúdo do processo de formação de professores dos cursos de Pedagogia. E como objetivos específicos: i) Realizar o levantamento das universidades públicas e particulares do Estado do Paraná; ii) Identificar nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia as disciplinas que tratam tecnologias de informação e comunicação; iii) Analisar o conteúdo das TIC nas ementas e nos projetos pedagógicos de curso das disciplinas específicas que contemplam as Tecnologias de Informação e Comunicação nos cursos de Pedagogia nas universidades públicas e particulares do Estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos são marcados pela pesquisa qualitativa exploratória. A pesquisa tem natureza documental. Os documentos analisados foram o projeto pedagógico de curso, a matriz curricular e as ementas das disciplinas integrantes dos cursos de Pedagogia. Os principais autores que nos auxiliam na compreensão da problemática são: Gama (1986), Vargas (2003), Castells (1999, 2005), García-Vera (2000), Santos (2001), Ortega y Gasset (1963), os que tratam das tecnologias de informação e comunicação: Brito (2016), Brito & Purificação (2008), Kenski (2015), Daniel (2003), Sancho (2006), Tenório (1998), Silva (2011) e, Saviani (2008), Souza (2017), Gatti (2010), Gatti e Barretto (2009), Silva (1999), Pimenta (2010) que tratam da formação de professores. Os resultados apontam que nos documentos analisados, contemplam o estudo do conteúdo curricular tecnologia em vários aspectos como inserção nas práticas pedagógicas, o estudo dos meios de comunicação, mídias, desenvolvimento histórico da tecnologia, ferramentas tecnológicas, socialização da informação e do conhecimento, entre outros. Porém, há a predominância da atenção aos aspectos instrumentais da tecnologia, como ferramentas tecnológicas, multimídias, a formação do professor para o uso de ferramentas tecnológicas, formar cidadãos com competências técnicas. Evidenciam-se lacunas quanto a análise crítica das tecnologias, para que o aluno em formação possa refletir quanto as dimensões econômica, política e social, envolvidas com o desenvolvimento tecnológico e suas consequências em detrimento de interesses de poder, conforme assinala García-Vera (2000).por
dc.description.abstractThis research analyzes the curricular components of the Pedagogy Courses of the public and private universities of the State of Paraná. The attention was directed to the curricular component of Information and Communication Technologies - ICT. It is inserted in the studies of the Line of Research Pedagogical Practices: articulating elements. The guiding question of the research is: How are the contents of information and communication technologies inserted in the curriculum of the Pedagogy courses of the public and private universities of the State of Paraná? Its general objective is to analyze Information and Communication Technologies as content of the process of teacher training of Pedagogy courses. And as specific objectives: i) Perform the survey of public and private universities in the State of Paraná; ii) Identify in the curricular matrices of the courses of Pedagogy the disciplines that treat Information and Communication Technologies; iii) Analyze the content of ICT in the menus and in the pedagogical projects of course of the specific disciplines that contemplate the Information and Communication Technologies in Pedagogy courses in the public and private universities of the State of Paraná. The methodological procedures are marked by qualitative exploratory research. The research has documental nature. The documents analyzed were the pedagogical project of course, the curricular matrix and the menus of the disciplines integrating the Pedagogy courses. The main authors who help us to understand the problem are: Gama (1986), Vargas (2003), Castells (1999, 2005), García-Vera (2000), Santos (2001), Ortega y Gasset (1963) (1998), Brito and Purification (2008), Kenski (2007; 2011), Daniel (2003), Sancho (2006), and Tenório (1998) Saviani (2008), Souza (2017), Gatti (2010), Gatti and Barretto (2009), Silva (1999) and Pimenta (2010) dealing with teacher education. The results show that, in the documents analyzed, the study of curriculum content technology in various aspects such as insertion in pedagogical practices, study of the media, media, historical development of technology, technological tools, socialization of information and knowledge, among others. However, there is a predominance of attention to the instrumental aspects of technology, such as technological tools, multimedia, teacher training for the use of technological tools, training citizens with technical skills. There are gaps in the critical analysis of technologies, so that the student in formation can reflect the economic, political and social dimensions involved in technological development and its consequences to the detriment of power interests, according to Garcia-Vera (2000).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-21T16:46:20Z No. of bitstreams: 1 A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES.pdf: 1349398 bytes, checksum: c2d00391be910c362fb045000eaf18d3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-21T16:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES.pdf: 1349398 bytes, checksum: c2d00391be910c362fb045000eaf18d3 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectFormação inicial do pedagogopor
dc.subjectCurso de pedagogiapor
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectInitial pedagogue formationeng
dc.subjectCourse of pedagogyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação inicial de professores: estudo do componente curricular tecnologia nos cursos de pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.