Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBohnenberger, José Carlos Walker-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024024346466464por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee1Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.contributor.referee2Horn, Geraldo Baldino-
dc.date.accessioned2019-05-10T12:37:34Z-
dc.date.issued2014-10-07-
dc.identifier.citationBohnenberger, José Carlos Walker. Produção do conhecimento sobre formação inicial e continuada de professores para o ensino médio integrado. 2014. 105 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1644-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo geral de perquirir em 9 produções acadêmicas em nível de mestrado da área da educação – cujo objeto é a formação inicial e continuada dos professores para o ensino médio integrado – os pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos, verificando se contribuem efetivamente para entender a formação inicial e continuada dos professores para esse nível e modalidade de ensino e, partindo dessa constatação, o que essas produções apontam para a superação na formação inicial e continuada dos professores para o ensino médio integrado, consoante o direcionamento das políticas educacionais para a educação profissional que perfilham essa visão de educação. O texto está estruturado em três capítulos. No primeiro, apresenta-se o desenvolvimento para a seleção das 9 dissertações que constituem o objeto da presente pesquisa. Na sequência, discute-se os aspectos históricos e conceituais a respeito da relação trabalho e educação, as políticas educacionais para o ensino médio integrado e os aspectos teóricos da pesquisa em educação. E, por fim, no terceiro capítulo, procede-se à análise das produções levantando os aspectos técnicos, metodológicos, teóricos, epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos das pesquisas. Os resultados dessa pesquisa mostram que o trabalho como princípio educativo e a interdisciplinaridade constituem as principais diretrizes que devem nortear as políticas de formação de professores para a conquista de uma educação integral.por
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of analysing 9 academic dissertations at Master‟s degree in the field of education, whose purpose is the initial and continuing teacher education for integrated high school, the epistemological, ontological and gnosiological assumptions checking if, effectively, they contribute to understand the initial and continuing teacher education for this level and type of education, and from these results, which suggestions these dissertations point to overcome the initial and continuing teacher education for the integrated high school according to the direction of education policy for professional education who hold this view of education. The text is divided into three chapters. In the first, it is presented the development of selecting the nine dissertations that constitute the object of this research. Further, it discusses the historical and conceptual aspects of the relation between work and education, the educational policies for the integrated high school and the theoretical aspects of educational research. And, finally, in the third chapter, it is proceeded the analysis of the dissertations raising their technical, methodological, theoretical, epistemological, ontological and gnosiological aspects. The results of this research show that the work as an educational principle and interdisciplinarity are the main guidelines that should guide policies for teacher education to achieve omnilateral education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-10T12:37:34Z No. of bitstreams: 1 PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf: 833928 bytes, checksum: 87fad412427710a35189bc5fc5b910fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-10T12:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf: 833928 bytes, checksum: 87fad412427710a35189bc5fc5b910fc (MD5) Previous issue date: 2014-10-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio integradopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectIntegrated high schooleng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectOmnilateral educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProdução do conhecimento sobre formação inicial e continuada de professores para o ensino médio integradopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf814.38 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.