Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1637
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino da arte na educação do campo: uma análise das produções do curso de pós-graduação lato sensu em arte no campo da udesc
???metadata.dc.creator???: Bzuneck, Jheiny Bueno 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mendes , Maria Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mendes, Marciane Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa o ensino da arte no contexto da Educação do Campo. No primeiro capítulo problematiza-se a Educação do Campo, evidenciam-se as suas características e indicam-se os documentos que a norteiam. Os principais autores que auxiliaram na construção do texto são: Souza (2008; 2009; 2012; 2016), Caldart (2009; 2012) e Lopes (2012). Tais autores contribuíram para a compreensão da Educação do Campo e uma análise a sua totalidade. As ações educativas coletivas das reuniões nos movimentos sociais, que geraram as manifestações nomeadas como seminários, encontros e conferências da educação do campo também são citadas ao longo do texto, com o intuito de uma melhor compreensão da historicidade da Educação do Campo. O segundo capítulo aborda as concepções de Práticas pedagógicas, Arte na formação humana, Ensino da Arte e Ensino da Arte na Educação do campo e traz como principais autores do capítulo: Souza (2016), Vázquez (2007) Sacristán e Pérez Goméz (1998), Freire (1996), Fischer (1959), Duarte (1991), Salomé (2009) e Bogo (2016). O terceiro capítulo faz uma análise de 12 TCC‟s do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Arte no Campo, e está dividido em três tópicos: Sobre o curso; Análise do conteúdo dos trabalhos; e Contribuições das pesquisas. A dissertação tem como objetivo geral: analisar o processo de ensino da arte, dentro da concepção da educação do campo, e específicos: Compreender as especificidades da Educação do campo; Investigar a metodologia do ensino da arte dentro das especificidades da educação do campo; Analisar a contribuição das produções, já existentes, sobre o ensino da arte no campo. Justifica-se pela motivação e importância de questões de interesse profissional e pessoal, sua singularidade acadêmica e sua viabilidade em relação à sociedade. Partindo da indagação de como trabalhar a arte em uma pedagogia que deve valorizar o homem do campo, sua cultura e o lugar onde vive. A metodologia apresentada parte de pesquisas sobre o tema, sendo uma abordagem qualitativa de dados, tipo pesquisa bibliográfica. A pesquisa revelou que a relação da prática pedagógica com o ensino da Arte nas escolas do campo traz ao indivíduo uma conexão com a totalidade, contribuindo para uma formação emancipatória, com potencialidade crítica e reflexiva.
Abstract: This research analyzes the art education on the countryside education context. In the first chapter the countryside education is analyzed, its characteristics are evidenced and the documents that guide it are indicated. The main authors that assisted in the building of the text: Souza (2008; 2009; 2012; 2016), Caldart (2009; 2012) e Lopes (2012). These authors contributed to the understanding of countryside education and for an analyzis of its totality. The collective education actions of the meeting in the social moviments, that generated the manifestations named as seminars, encounters and countryside education conferences are also cited throughout the text, with the aim of a better understanding of the countryside education historicity. The second chapter focused the conceptions of the pedagogical practices in the human formation, the art education and the art education on the countryside and brings as main authors of the chapter: Souza (2016), Vázquez (2007) Sacristán e Pérez Goméz (1998), Freire (1996), Fischer (1959), Duarte (1991), Salomé (2009) e Bogo (2016). The third chapter analyzes twelve undergraduate thesis of countryside education and it‟s organized in three parts: About the course; analyzis of the content of the works; and research contributions. The dissertation aims to: analyze the process of art education, within the conception on the countryside education, and specifics: To understand the specifities on the countryside education, to investigate the methodology of art education; To analyze the contribution of the productions, already existing, about the art education on the countryside. It is justified by the motivation and professional questions importance and personal interest, its academic singularity and its viability in the relation to society. Starting from the question of how to teach art in a pedagogy that should value the rural man, his culture and the place where he lives. The methodology presented starts from the researchs about the theme, being a qualitative focus of data, like bibliographical research. The research reveled that the pedagogical practice relation with the art education at countryside schools brings to the individual a conection with the totality, contributing to an emancipator formation with critical and reflexive potentiality.
Keywords: Arte
Educação do campo
Ensino
Práticas pedagógicas
Art
Countryside education
Teaching
Pedagogical practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Bzuneck, Jheiny Bueno. O ensino da arte na educação do campo: uma análise das produções do curso de pós-graduação lato sensu em arte no campo da udesc. 2019. 93 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1637
Issue Date: 18-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DA ARTE NA.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.