Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta Filho, Izaias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183520756095297por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Pansardi, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee3Mainardes, Jefferson-
dc.contributor.referee4Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos-
dc.date.accessioned2019-04-15T13:38:25Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationCosta Filho, Izaias. Políticas de assistência ao estudante: formulação e implementação no instituto federal do Paraná (2008-2014). 2015. 227 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1636-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as políticas de assistência ao estudante nas instituições federais de ensino tendo como seu lócus o Instituto Federal do Paraná. Tem como objetivo principal analisar os sentidos das políticas de assistência ao estudante nos Institutos Federais a partir de suas criações em 2008, em especial no IFPR no seio das contradições e das disputas na relação da educação e do trabalho, e do ponto de vista específico visa caracterizar os debates políticos na formulação da política ao estudante no seu contexto histórico da educação profissional na década 2000; caracterizar os documentos que nortearam a política de apoio ao estudante no Brasil, bem como a criação dos IFs; e analisar os Programas de Assistência ao Estudante do IFPR. Desta forma, cabe eleger a seguinte problemática: quais os sentidos destas políticas, elas são realmente políticas no intuito de promover ao estudante uma educação emancipatória? Esta problemática é investigada pelo método da economia política na perspectiva marxista, conforme formulado por Marx e Engels. Utilizou-se a categoria ciclo de Políticas, uma abordagem que compõe com o método, analisando os documentos elaborados desde a década de 90 na formulação das políticas de apoio aos estudantes. Este estudo amparou-se em autores como Jefferson Mainardes, Eneida Otto Shiroma, Gaudêncio Frigotto, Marise Nogueira Ramos, Marilena Chauí, Ricardo Antunes, Dermeval Saviani, entre outros. As análises dos documentos permitem considerar que esta política uniu os Pró-reitores em defesa de uma universidade pública e enfrentamento com uma política dentro de um projeto histórico que se assentasse na construção de uma política que levou muito tempo para ser formulada e ainda encontra-se em processo de amadurecimento, principalmente no Instituto Federal do Paraná. Vai ficando claro que esta formulação e implementação, vêm garantir o acesso e a permanência das classes menos favorecidas à educação. Compreende-se que a educação politécnica por meio da pedagogia histórico-crítica, uma vez observada na sua totalidade, encontra, no seio da política de assistência ao estudante do IFPR, possibilidades de ser efetivada e como tal tornar-se uma prática educativa para transformação da sociedade, como preveem seus objetivos.por
dc.description.abstractThis research investigates the student aid policies in federal institutions of education, having as its locus the Federal Institute of Paraná (Instituto Federal do Paraná – IFPR). Our main objective is to analyze the meaning of the student aid policies in the Federal Institutes from their foundation in 2008, particularly in IFPR, taking into account the contradictions and the disputes regarding the relations between education and work. We also aim at characterizing the political debates in the formulation of the student policy in its historical context of education in the 2000s; characterizing the documents that guided the student aid policy in Brazil and the establishment of the IFs; and analyzing the student aid programs in IFPR. Therefore, we raise the following questions: what are the meanings of these policies? Do they really promote an emancipatory education for the students? This issue is investigated by the method of political economy in the Marxist perspective, as formulated by Marx and Engels. We used the Policy Cycle approach, which makes up the method by analyzing the documents drawn up since the 90s regarding the formulation of student aid policy. This study was based on the work of Jefferson Mainardes, Eneida Otto Shiroma, Gaudencio Frigotto, Marise Nogueira Ramos, Marilena Chauí, Ricardo Antunes, Dermeval Saviani, among other authors. The analysis of the documents suggests that this policy united the Pro-rectors in defense of a public university with a policy within a historic project that took a long time to be formulated – and still is in its maturation process, especially at IFPR. It becomes clear that this formulation and implementation have secured access to education for disadvantaged people. The polytechnic education through historical-critical pedagogy, as seen in its entirety, is likely to be effective within IFPR's student aid policy, and as such becomes an educational practice for the transformation of society, which is one of its goals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-15T13:38:25Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE ASSISTENCIA.pdf: 2470157 bytes, checksum: 9f6597d041717b338c578aef6be05e4a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-15T13:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE ASSISTENCIA.pdf: 2470157 bytes, checksum: 9f6597d041717b338c578aef6be05e4a (MD5) Previous issue date: 2015-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica de assistência aos estudantespor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectInstituto federal do Paranápor
dc.subjectStudents aid policyeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectFederal institute of Paranáeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de assistência ao estudante: formulação e implementação no instituto federal do Paraná (2008-2014)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE ASSISTENCIA.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.