Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1631
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão democrática: escolha de diretores em Ponta Grossa, políticas públicas e participação
???metadata.dc.creator???: Mello, Eloisa Helena 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Sidney Reinaldo da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discute e analisa a forma de escolha de diretores das escolas municipais de Ponta Grossa enquanto política de participação numa proposta de gestão democrática. Entende-se que a função do gestor é fundamental no processo ensino aprendizagem e no papel da escola perante a comunidade, enquanto referência e articulador das relações entre a comunidade e a escola na perspectiva da construção de numa sociedade mais crítica e participativa, o que torna relevante que se analise a forma de escolha desse gestor e a participação da comunidade nesta escolha. Entendemos que esta participação pode não ser suficiente para determinar que o processo de escolha seja democrático, entretanto, por meio de pesquisa bibliográfica, na análise de documentos oficiais nacionais e municipais constatou-se que apesar da polêmica em relação ao tema, pode se considerar a escolha do diretor através de eleição direta, a forma mais democrática de eleição. A participação é um momento importante numa perspectiva de gestão democrática, porém esta pode ter outra intencionalidade, num estado capitalista que visa à formação para o mercado de trabalho. O perfil do gestor e a ressignificação do seu papel tendo em vista as mudanças necessárias na sociedade são elementos a se considerar na forma de escolha desse gestor. Sob estes aspectos ressalta-se que mesmo se considerando a eleição direta a forma mais democrática de escolha do diretor, a participação nesse processo pode ser limitada.Constata-se nessa pesquisa que cada município articula a participação e a escolha de diretor como melhor lhe convém.
Abstract: The following paper discusses and reviews the form of choosing principals for municipal schools of Ponta Grossa, regarding to policy of participation in democratic management proposal. It is understood that the role of a manager is crucial in the process of teaching and learning. And in the role the school plays towards the community, as a reference and coordinator of relations between the community and the school in connection with building a more critical and participatory society. Which makes it relevant to examine the form of choice of said manager and community participation in this choice. We believe that this contribution may not be sufficient to determine that the process of choice is a democratic space, however, by means of literature, in the analysis of national and municipal official documents it was found that despite the controversy by topic, choosing the principal by direct election could be considered the most democratic form. Participation is an important moment in the interests of a democratic management, but it can have other intentions in a capitalist state, which aims at training to the labor Market. The profile manager and the redefinition of its role in view of the necessary changes of society are factors to be considered in the form of choosing the manager. Under these aspects, it is noteworthy that even considering the direct election as the most democratic form of choosing the principal, participation in this process can be limited. Its appears in this research that each municipality articulate participation and the choosing of principal as best it suits them.
Keywords: Gestão democrática
Participação
Eleição de diretores
Democratic management
Participation
Principal elections
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Mello, Eloisa Helena. Gestão democrática: escolha de diretores em Ponta Grossa, políticas públicas e participação. 2014. 160 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1631
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO DEMOCRATICA ESCOLHA.pdf12.38 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.