Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWasilewski, Lara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450900053065607por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-10T13:50:50Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationWasilewski, Lara. O movimento negro na educação brasileira e a lei 10.639/03: o contexto governamental de 1995 a 2003. 2015. 125 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1625-
dc.description.resumoNesta pesquisa, a problemática discutida refere-se à influência que o movimento negro evoca nas políticas públicas do governo federal, estratégias e ações, bem como seus impactos para o âmbito educacional brasileiro. Desta forma, são levantadas questões referentes ao sistema econômico, globalização e neoliberalismo, buscando-se compreender as relações sociais no modo de produção capitalista, articulando-as com a educação e os movimentos sociais, especificamente o movimento negro. Nestas reflexões, dialoga-se com autores que investigam as questões da escravidão humana, as relações sociais entre os homens, a formação do povo brasileiro, os movimentos sociais e suas reivindicações, explicitando-se as contradições postas na educação. Sob estes aspectos, objetiva-se analisar a influência do movimento negro, entre os anos de 1978 a 2003, nas políticas públicas do governo federal no Brasil, bem como seus impactos ao âmbito educacional brasileiro, como a Lei 10.639/2003. A Lei 10.639/2003 torna obrigatória a temática sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país, oficiais e particulares, para valorizar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. O recorte temporal desta pesquisa abrange os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, 1995 a 2003, enfatizando, nas políticas educacionais, os reflexos do Movimento Negro na promulgação da referida Lei, como política pública de ação afirmativa. A metodologia empregada sustenta-se na análise bibliográfica, documentos oficiais e entrevistas. Ao conhecer e valorizar semelhanças, bem como diferenças que formam o povo brasileiro, com a retomada do passado histórico, esta pesquisa visa contribuir para a construção de uma educação voltada a promover a participação política e social de todos, com igualdade de oportunidades, minimizando preconceitos. Esta é uma das discussões na busca por uma educação que acredita na continuidade da escola como força de mudança para aqueles que dela necessitam, através do movimento da própria sociedade que a requer, para que isto seja possível e os avanços se concretizem. Como resultados, observou-se que o racismo e as desigualdades socioeconômicas fazem parte de um cenário histórico e que sua superação abrange diferentes medidas, em diversos setores, entre os quais o sistema educacional. Para tanto, o conhecimento historicamente construído é importante fator para o desenvolvimento da sociedade, considerando, neste contexto, a articulação política entre os movimentos sociais e o Estado.por
dc.description.abstractThis research discusses the influence of the black movement on the federal government public policies, the strategies and actions to achieve social changes, as well as impacts on the Brazilian educational field. The research raises issues regarding the capitalist system, globalization and neoliberalism seeking to understand social relationships in the capitalist way of production, linking them with education and Social Movements, particularly the Black Movement. The reflections take into consideration authors who investigate issues on human slavery, social relations among men, the formation of the Brazilian people, social movements and their claims, explaining the contradictions made in education. From this perspective, the research aims to analyze the influence of black movements between 1978 and 2003 on the Public Policies of the Federal Government in Brazil, as well as its impact on the Brazilian educational context, such as the Law 10.639/2003. With Law 10.639/2003 the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in primary and secondary educational schools of the country became compulsory. The Law aims to enhance the contribution and demonstrate how relevant for the history of Brazil black people have been in the social, economic and political areas. The timeframe of this survey covers the Government of Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva, 1995 to 2003 emphasizing in the educational policies the reflections of the black movement in the enactment of Law 10.639 in 2003 as a Public Policy of Affirmative Action. The methodology adopted for the study includes bibliographical analysis, official documents and interviews. By being aware of and appreciating the similarities and differences that are a part of the Brazilian people and resuming the historical past, this study aims at contributing to the construction of an education that seeks to promote political and social participation of all with equal opportunities, minimizing prejudice. Discussions like this are in line with studies that seek for an education system that believes in school as a changing force for those who need it, through the movement of society itself that requires it, for this to be possible and for real advances to take palce. The results showed that racism and social economic inequalities are part of a historic scenario and that its overcoming covers different actions in different sectors, among them the educational system. To attain this, historically built knowledge is an important factor for the development of society, considering in this context the political articulation between social movements and the State.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-10T13:50:50Z No. of bitstreams: 1 O MOVIMENTO NEGRO.pdf: 1075458 bytes, checksum: 0b32e6477aa75877fedf2320167153ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T13:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O MOVIMENTO NEGRO.pdf: 1075458 bytes, checksum: 0b32e6477aa75877fedf2320167153ba (MD5) Previous issue date: 2015-03-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectMovimento Negropor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectSocial Movementseng
dc.subjectBlack Movementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO movimento negro na educação brasileira e a lei 10.639/03: o contexto governamental de 1995 a 2003por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O MOVIMENTO NEGRO.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.