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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de formação continuada de professores do campo no município de araucária: elementos orientadores
???metadata.dc.creator???: Calisto, Simeri de Fatima Ribas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Maria de Fatima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Lucia Cortes da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objeto de estudo os elementos orientadores das políticas de formação continuada dos professores das escolas localizadas no campo, no Município de Araucária, de 2005 até 2014. Sendo objeto deste trabalho investigar estes princípios, delimitados no contexto de aproximação da educação municipal com os pressupostos da Educação do Campo. Para tanto recorreu-se ao método histórico dialético, opta-se por este referencial por se entender que a formação e o trabalho de professores se inscrevem na totalidade histórica do atual modo de existência. A revisão de literatura possibilitou compreender os princípios orientadores das políticas apontados nas produções. Para o estudo em pauta investigou-se a legislação pertinente, bem como, a literatura sobre Educação do Campo. Recorreu-se a fontes primárias como as Diretrizes Curriculares Municipais, Plano Municipal de Educação, nos estudos durante as horas atividade e semanas pedagógicas neste município. Os questionários organizados à partir das questões norteadoras da pesquisa possibilitaram captar o estágio de desenvolvimento das políticas de formação e da Educação do Campo, suas contradições, mediações para desvelar contextos, conquistas e retrocessos, apontando possibilidades de superação. Estes estudos apontam a interlocução municipal com estes referenciais, convivendo com políticas públicas frágeis, na formação continuada e nos processos de gestão. Nesse sentido elencou-se elementos orientadores que dialogam com materiais produzidos e respostas das coordenações e professores analisando-se teoricamente. Entende-se que os elementos orientadores deste campo da educação, ou seja, o exercício de prática educacional democrática e reconhecimento da cultura, identidade, especificidade assentam-se nos documentos, porém as políticas de formação continuada desenvolvidas precisam ser replanejadas para atendimento do assumido como referencial da Educação do Campo.
Abstract: The present dissertation has as its study object the guiding elements of in service education policies for teachers in schools located in the countryside, in the county of Araucária, from 2005 to 2014. It´s object of this research to investigate these principles, delimited in the context of the county´s education approach to the basis of the Countryside Education. In order to do so the method historic dialectic has been used the option for this reference is due to the understanding that education and the work of teachers are inserted in the historical totality of the current existence mode. The literature review has made it possible the understanding of the policies guiding principles indicated in the productions. For this study the pertinent legislation was investigated, as well as, the literature about Countryside Education. Primary sources such as municipal Curriculum Guidelines, Municipal Education Plan, the studies during the activity hours and pedagogical weeks in this city were used. Question naires organized from the guiding questions of the survey allowed us to capture the stage of development of education policies and the Education in the Countryside, its contradictions, mediations to unveil contexts, achievements and setbacks, pointing overcoming possibilities. These studies point to the municipal dialogue with these references, cohabiting with fragile public policies, in service education and management processes. In this sense, guiding elements that dialogue with materials produced, responses of the coordinators and teachers to the questionnaires have been listed, and analyzed theoretically. It is understood that the guiding elements of this field of education, ie, the exercise of democratic education alpractice and the recognition of culture, identity and specificity are set in the documents, but the in service education policies developed need to be replanned to meet the needs of what has been assumed as reference to Education in the Countryside.
Keywords: Políticas públicas
Formação continuada
Educação do campo
Public policies
In service education
Education in the countryside
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Calisto, Simeri de Fatima Ribas. Políticas de formação continuada de professores do campo no município de araucária: elementos orientadores. 2015. 185 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1624
Issue Date: 15-Apr-2015
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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