Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1618
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação e contradição: disputas político-pedagógicas em torno da escola pública do campo
???metadata.dc.creator???: Cruz, Rosana Aparecida da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gehrke, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Martins, Fernando José
???metadata.dc.contributor.referee3???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee4???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa as disputas político-pedagógicas em torno das escolas públicas localizadas no campo do Município de Tijucas do Sul-PR, situado na Região Metropolitana de Curitiba. Insere-se na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas: elementos articuladores, do Programa de Pós Graduação – PPGE – Mestrado e Doutorado em Educação e do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Práticas Pedagógicas e Movimentos Sociais – NUPECAMP da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Delineamos os objetivos da pesquisa, sendo o objetivo geral: Analisar as disputas político-pedagógicas a partir dos debates municipais na escola, na câmara de vereadores e nas comunidades. Como objetivos específicos: Compreender o processo político-pedagógico de problematização da Educação do Campo no Município de Tijucas do Sul-PR; Identificar as disputas político-pedagógicas emergentes no período de 2011-2017 em Tijucas do Sul; Caracterizar as ações coletivas municipais e intermunicipais no fortalecimento da Educação do Campo. O estudo aborda a contradição que move a escola pública e as relações políticas, as disputas em torno dos princípios da Educação do Campo nas escolas públicas, que estão na lógica da Educação Rural, distanciadas das comunidades, do trabalho no campo, do projeto político de sociedade diferenciada. A partir da nossa aproximação e participação nos encontros e seminários realizados coletivamente no Município, a análise documental foi fundamental no processo de construção da pesquisa. Os documentos centrais de análise são: relatórios de reuniões com professores e equipe pedagógica, seminários de educação do campo no município, diários de campo, atas do Conselho Municipal de Educação, Plano Municipal de Educação e cartas/Manifesto. A fundamentação teórico-metodológica vincula-se ao método materialista histórico e dialético, tendo como categorias centrais: contradição, mediação, hegemonia, totalidade, historicidade e prática social. Constata-se que a escola é um espaço de disputa de projetos societários diferentes: um ligado à formação humana dos sujeitos, que atende os interesses da classe trabalhadora, ou um projeto baseado no sistema capitalista, empreendedor e mercadológico que favorece a classe dominante. Nessa perspectiva, há coletivos que resistem e lutam por um projeto coletivo e de formação humana, não aceitando os que são distantes do contexto sociocultural e que acabam implicando na organização do trabalho pedagógico. Destarte, a pesquisa retrata momentos de resistência da comunidade escolar contra a entrada de projetos hegemônicos que chegam ao município, como as imposições do Núcleo Regional de Educação, o Sistema Aprende Brasil (sistema privado de Ensino); Programa Agrinho; Projeto Comfloresta entre outros. Dessa forma, conclui-se a pesquisa afirmando que as escolas públicas são espaços de disputas político-pedagógicas e que a Educação do Campo enfrenta um processo de resistência, de natureza política, pedagógica e cultural.
Abstract: This study analyzes political-pedagogical disputes related to public schools from the municipality of Tijucas do Sul – PR, in the Metropolitan Region of Curitiba. The study belongs to the research line Pedagogical Practices: articulating elements of the Master´s and Doctoral Courses in Education from the Post-Graduation Program (PPGE, in the Portuguese acronym) and the Research Center about Rural Education, Pedagogical Practices and Social Movements (NUPECAMP, in the Portuguese acronym) from the Paraná Tuiuti University (UTP, also in the Portuguese acronym). The main aim of the research was to analyze the political-pedagogical disputes based on the municipal debates held in the school, in the town council and in the communities. The specific aims are to understand the political-pedagogical process of Rural Education in the municipality of Tijucas do Sul – PR; to identify the political-pedagogical disputes that occurred from 2011 to 2017; describe the municipal and intercity collective actions for the strengthening of Rural Education. The study deals with the contradiction related to public schools and political relations, the disputes about the principles of Rural Education in public schools that refer to the logic of Rural Education, distant from communities, from work in rural areas, and from the political project for a different society. From our approach and participation in the meetings and seminars carried out collectively in the city, the document analysis was essential for the research process. The main documents analyzed include meeting reports between teachers and the pedagogical staff, seminars about rural education in the aforementioned municipality, research logs, as well as reports from the Education Town Council, Plans for Municipal Education and letters/manifest. The methodological-theoretical framework is related to the historical and dialectical materialist method and the main categories are contradiction, mediation, hegemony, totality, historicity and social practice. It was observed that schools are spaces of dispute of two distinct projects of society: one linked to the human education of individuals that reflects the interests of the working class and another based on a capitalist, entrepreneur and market system that favors the dominant class. From this perspective, there are groups that resist and fight for a collective project of society and human formation that do not accept the groups that although are distant from the sociocultural context of individuals influence the organization of pedagogical work. Thus, the research shows moments of resistance of the school community against the interference of hegemonic projects that come to the municipality, such as the impositions from the Regional Education Department; the Sistema Aprende Brasil (a private system of education); the Agrinho Program; the Comfloresta Project and others. The research demonstrates that public schools are spaces of pedagogical-political disputes and that Rural Education faces a resistance process that has a political, pedagogical and cultural nature.
La presente investigación analiza las disputas político-pedagógicas acerca de las escuelas públicas situadas en el campo del Municipio de Tijucas do Sul-PR, localizado en la Región Metropolitana de Curitiba. Se inserta en la línea de investigación Prácticas Pedagógicas: elementos articuladores, del Programa de Posgrado – PPGE – Master y Doctorado en Educación y del Núcleo de Investigación en Educación del Campo, Prácticas Pedagógicas y Movimientos Sociales – NUPECAMP de la Universidad Tuiuti de Paraná (UTP). Delineamos los objetivos de la investigación, siendo el objetivo general: Analizar las disputas político-pedagógicas desde los debates municipales en la escuela, en la cámara de concejales y en las comunidades. Como rectos específicos: Comprender el proceso político-pedagógico de problematización de la Educación del Campo en la ciudad de Tijucas do Sul – PR; Identificar las disputas político-pedagógicas emergentes en el período de 2011-2017 en Tijucas do Sul; Caracterizar las acciones colectivas municipales e intermunicipales en el fortalecimiento de la Educación del Campo. El estudio aborda la contradicción que mueve la escuela pública y las relaciónes políticas, las disputas acerca de los principios de la Educación del Campo en las escuelas públicas, que están en la lógica de la Educación Rural, distanciadas de las comunidades, del trabajo en el campo, del proyecto político de sociedad diferenciada. Desde la nuestra aproximación y participación en los encuentros y seminarios realizados colectivamente en la ciudad, el análisis documental fue fundamental en el proceso de construcción de la investigación. Los documentos centrales para el análisis son: informes de reuniones con maestros y equipo pedagógico, seminarios de educación del campo en el municipio, diarios de campo, actas del Consejo Municipal de Educación, Plan Municipal de Educación y cartas/manifiesto. La fundamentación teórico-metodológica está vinculada al método materialista histórico y dialéctico, teniendo como categorías centrales: contradicción, mediación, hegemonía, totalidad, historicidad y práctica social. Se verifica que la escuela es un espacio de disputa de proyectos societarios diferentes, uno con relación a la formación humana de los sujetos, que alcanza los anhelos de la clase trabajadora o un proyecto basado en el sistema capitalista, emprendedor y mercadológico que favorece la clase dominadora. Desde ese punto de vista, hay colectivos que resisten y luchan por un proyecto colectivo y de formación humana, rechazando los que son distantes del contexto sociocultural y que terminan implicando en la organización del trabajo pedagógico. Así, La investigación retrata momentos de resistencia de la comunidad escolar contra la entrada de proyectos hegemónicos que llegan al municipio, como las imposiciones del Núcleo Regional de Educación, el Sistema Aprende Brasil (sistema privado de Enseñanza); Programa Agrinho; Proyecto Comfloresta entre otros. De esa forma, se concluye la investigación, afirmando que, las escuelas públicas son espacios de disputas político-pedagógicas y que la Educación del Campo enfrenta un proceso de resistencia, de naturaleza política, pedagógica y cultural.
Keywords: Educação do campo
Escolas públicas
Campo
Disputas político-pedagógicas
Rural education
Public schools
Rural areas
Political-pedagogical disputes
Educación del campo
Escuelas públicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Cruz, Rosana Aparecida da. Educação e contradição: disputas político-pedagógicas em torno da escola pública do campo. 2018. 217 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1618
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO E CONTRADIÇÃO.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.