Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1616
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Teoria da mente, comunicação social e a terapia da criança implantada coclear no Brasil: revisão narrativa
???metadata.dc.creator???: Sypczuk, Giselle Kubrusly 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lüders, Debora
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Ribas, Angela
???metadata.dc.contributor.referee1???: Zorzi, Jaime
???metadata.dc.contributor.referee2???: Stechman Neto, José
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: Profissionais que se ocupam do trabalho com crianças, principalmente aquelas com necessidades especiais, devem se preocupar em investigar como as mesmas desenvolvem a percepção do mundo que as cerca. No caso de crianças surdas implantadas, estudos apontam que são muitas as possibilidades de atuação terapêutica, porém, definir o que é melhor para cada caso depende da formação do profissional fonoaudiólogo e das demandas específicas do paciente que necessita aprender a ouvir, e depois, se comunicar. Objetivo: Identificar qual é o enquadramento teórico que vem sendo utilizado no Brasil pelos fonoaudiólogos que atuam com crianças surdas implantadas cocleares. Metodologia: Realizou-se Revisão Sistemática nas bases de dados: LILACS, Bireme, MEDLINE, SciELO, PubMed e SCOPUS a partir das palavras-chave: Implante coclear, Criança, Linguagem, Comunicação, Audição, Fala, Terapia (intervenção), Brasil, considerando o período de 2007/18. Três juízes analisaram os artigos a partir das seguintes varáveis: periódico de publicação, formação dos autores, ano de publicação, Qualis dos periódicos, tipo da pesquisa, tamanho da amostra, idade da amostra, instituição onde a pesquisa foi desenvolvida, teoria de linguagem adotada pelos autores da pesquisa, encaminhamento terapêutico e desfecho das pesquisas. Resultados: Inicialmente foram identificados 61 artigos. Depois de análise criteriosa, restaram 22 que foram analisados pelos juízes. Verificou-se que: 66% dos artigos foram publicados nos últimos 5 anos; 68% dos artigos foram publicados em periódicos Qualis B1; 63% dos autores são fonoaudiólogos; as amostras variaram de 1 a 60 sujeitos; 54% das pesquisas são do tipo descritivo/transversal e 90% das pesquisas aconteceram em serviços públicos; identificou-se a teoria comportamental em 86,5% dos estudos, sendo que a Teoria da Mente foi identificada em 68% da amostra; a perspectiva aurioral foi citada como referência para reabilitação das crianças implantadas em 86% dos estudos analisados; 50% dos estudos teve por desfecho o prognóstico e 27% de intervenção Conclusão: O fonoaudiólogo que atua com crianças surdas implantadas cocleares no Brasil e que publica seus estudos, utiliza na maioria dos casos os pressupostos da Teoria Comportamental de desenvolvimento; o implante coclear é a prótese auditiva com melhor indicação para crianças com surdez severa e profunda, sendo que os critérios de indicação, prescrição e prognóstico estão bem descritos na literatura e na legislação brasileira específica; a Teoria da Mente e, por consequência, a Comunicação Social são citadas no material pesquisado e tem contribuído sistematicamente para a determinação do processo terapêutico da criança implantada; a Revisão Narrativa permitiu identificar as teorias de desenvolvimento da linguagem que amparam a prática do fonoaudiólogo reabilitador, porém, é latente a prática cínica realizada sem reflexão uma vez que, na maioria dos casos, os autores não citam sua filiação teórica.
Abstract: Introduction: Professionals who work with children, especially those with special needs, should be concerned to investigate how they develop the perception of the world around them. In the case of deaf children who are implanted, studies indicate that there are many possibilities for therapy, however, defining what is best for each case depends on the training of the speech therapist and the specific demands of the patient who needs to learn to listen, and then, to communicate. Objective: To identify the theoretical framework that has been used in Brazil by speech language pathologist therapists working with deaf children cochlear implanted. Methodology: A Systematic Review was performed in the databases: LILACS, Bireme, MEDLINE, SciELO, PubMed and SCOPUS from the following keywords: Cochlear Implant, Child, Language, Communication, Hearing, Speech, considering the period of 2007/18. Three judges analyzed the articles from the following variables: publication period, author formation, year of publication, Qualis of journals, type of research, sample size, sample age, institution where the research was developed, adopted language theory by the authors of the research, therapeutic referral and outcome of the research. Results: Initially, 61 articles were identified. After careful analysis, 22 were left that were analyzed by the judges. It was verified that: 66% of articles were published in the last 5 years; 68% of articles were published in Qualis B1 journals; 63% of the authors are speech-language pathologists; the samples ranged from 1 to 60 subjects; 54% of the surveys are descriptive / cross-sectional and 90% of the surveys took place in public services; behavioral theory was identified in 86.5% of the studies, and Mind Theory was identified in 68% of the sample; the aurioral perspective was cited as a reference for the rehabilitation of children implanted in 86% of the studies analyzed; 50% of the studies had a prognosis and 27% of intervention Conclusion: The speech pathologist who works with deaf cochlear implanted children and publishes their studies, uses in most cases the assumptions of Behavioral Theory of development; the cochlear implant is the hearing aid with the best indication for children with severe and profound deafness, and the criteria for indication, prescription and prognosis are well described in the literature and in specific Brazilian legislation; the Theory of Mind and, consequently, the Social Communication are cited in the material researched and has contributed systematically to the determination of the therapeutic process of the implanted child; the Narrative Review allowed us to identify the language development theories that support the rehabilitation speech language therapist practice, however, it is latent the clinical practice performed without reflection since, in most cases, the authors do not cite their theoretical affiliation.
Keywords: Comunicação
Comunicação social
Criança
Fonoaudiologia
Implante coclear
Revisão narrativa
Teoria da mente
Teoria do desenvolvimento
Communication
Social communication
Child
Speech-language pathologist
Cochlear implant
Narrative review
Theory of mind
Development theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Sypczuk, Giselle Kubrusly. Teoria da mente, comunicação social e a terapia da criança implantada coclear no Brasil: revisão narrativa. 2018. 77 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1616
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEORIA DA MENTE.pdf959.29 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.