Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Lorena Barolo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9788388525441978por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Martins, Guaraci da Silva Lopes-
dc.contributor.referee2Franco, Adriana de Fátima-
dc.date.accessioned2018-08-14T16:13:52Z-
dc.date.issued2010-09-27-
dc.identifier.citationFernandes, Lorena Barolo. Ensino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paraná. 2010. 86 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1534-
dc.description.resumoA síndrome do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda hoje é considerada um grande desafio para os pesquisadores. Suas causas não são comprovadas com exatidão pela ciência. As características principais dessa síndrome se referem ao déficit em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. O indivíduo diagnosticado com TEA apresenta um distúrbio de conduta, porque mantém a tendência de isolamento dos outros indivíduos e do o meio. O objetivo do presente estudo, então, foi investigar vivências sensoriais em atividades artísticas que possam ser estimulantes para os alunos que apresentam o TEA. Esta investigação é resultado da aplicação do Projeto de Extensão Universitária de Oficinas de Artes Visuais entre a Faculdade de Artes do Paraná e a Escola de Educação Especial Alternativa e a amostragem se deu com oito alunos diagnosticados com o nível mais severo do TEA. A pesquisa iniciou com um breve histórico da deficiência, analisou as dificuldades do ensino especial no contexto da escola, alguns aspectos da inclusão e os principais documentos que nortearam as políticas de inclusão. Na sequência, a dissertação conceituou e caracterizou o TEA, dando destaque ao Ensino de Arte no universo autista e o pensamento de Walter Benjamin na relação entre Educação e Arte. No capítulo seguinte, o estudo descreveu os passos metodológicos da oficina, além de caracterizar o campo, o perfil e a anamneses dos alunos. Também propôs caminhos pedagógicos para o TEA e apresentou os resultados obtidos. As considerações finais reforçaram e salientaram as questões desenvolvidas durante o curso da investigação. Enfim, esta dissertação destacou que, no contexto das Oficinas de Artes Visuais, as vivências artísticas colaboram com a estimulação e a participação dos alunos com TEA e beneficiam a interação deles com o meio e com a Arte.por
dc.description.abstractThe syndrome of the Autistic Spectrum Disorders (ASD) is still considered a great challenge for scholars. Indeed, science has not confirmed it yet. All scientists know, thus, is that the main characteristic of this syndrome is strongly linked to those three human domains: communication, sociability, and imagination. In fact, the individual with ASD shows this disturb in his/her behavior due to his/her isolation from other people and also from the environment. Thus, the aim of this study was to investigate sensorial experiences by the use of some artistic activities that might enrich students with ASD. This research is the outcome of a previous Visual Art Workshop Project led by Faculdade de Artes do Paraná – FAP and Escola de Educação Especial Alternativa. Such a Project worked with eight students who carried a severe level of ASD. This investigation started with an ASD short background; also, it analyzed the major difficulties experienced by the special education at schools as well as it studied the main documents which lead some inclusion policies. The following chapter focused either the Art Teaching for the autistic or Walter Benjamin’s thoughts on the relationship between Education and Art. In the following chapter, this paper managed to depict the thorough methodology used towards that workshop: a deep study of the ASD students’ field, profile, and anemnesis was performed. It also showed the outcome of that workshop together with some pedagogic recommendations for the ASD carrier. In the end, questions developed during the course of this investigation were reinforced and emphasized. In short, this paper pointed out that, during this Visual Arts workshops, one can easily stress that, not only is the artistic experiences a major aid to ASD students but also it is a strong link among those students, the environment, and Art.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-14T16:13:52Z No. of bitstreams: 1 ENSINO DE ARTE.pdf: 2426760 bytes, checksum: 4e9dddd1b435208115cc934277f014a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-14T16:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENSINO DE ARTE.pdf: 2426760 bytes, checksum: 4e9dddd1b435208115cc934277f014a2 (MD5) Previous issue date: 2010-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAutistic spectrum disturb (ASD)eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArt.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE ARTE.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.