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dc.creatorMachado, Jean Leonardo Loss-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4989991309219513por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Lüders, Valéria-
dc.contributor.referee2Fontana, Maria Iolanda-
dc.date.accessioned2018-06-11T17:36:41Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.citationMachado, Jean Leonardo Loss. A educação física e os jogos escolares como meios de inclusão social da pessoa com deficiência. 2017. 118 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1346-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objeto o estudo das políticas educacionais para pessoas com deficiência no Estado do Paraná, tendo como pano de fundo a discussão da Educação Física e a inclusão social da pessoa com deficiência. Apresenta dados bibliográficos, a legislação referente à Pessoa com Deficiência, seu processo histórico, bem como, sua inserção na sociedade. Autores como Rosita Carvalho, Maria Mantoan, Marcos Mazzotta, Gilberta Jannuzzi, Otto Marques da Silva, Gilmar Cruz e João Batista Freire foram de grande relevância. Contempla informações sobre povos e seus cuidados, acolhimento ou abandono com relação àqueles que necessitavam de atenção diferenciada, fosse de locomoção, visão ou intelectual. Toda legislação brasileira, para a Pessoa com Deficiência, após a Constituição de 1988, foi inserida, buscando mostrar como se dá legalmente a a vida escolar e social da Pessoa com Deficiência. A importância da Declaração de Salamanca, a qual foi o marco diferencial para normativas posteriores, foi inserida. Também traz informações sobre as Escolas Estaduais de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial no Paraná, seus convênios e atendimentos, a forma como desenvolve o processo de escolarização, sendo de grande importância, visto que é um Estado diferente dos demais, nesse sentido. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), sua expansão ocorreu a partir de 1960, mostra sua forma de acolhimento com o processo de escolarização com dados aqui apresentados. São citadas as diferentes deficiências, bem como os profissionais responsáveis pelos atendimentos nas Escolas Especiais, através de convênios, principalmente com o Sistema Único de Saúde (SUS). Tem o intuito de esclarecer como a disciplina de Educação Física é bastante inclusiva. Esta disciplina escolar, responsável pelo processo de inclusão da Pessoa com Deficiência em jogos e atividades esportivas. As Paralimpíadas, os Olympic Games, foram pesquisados, e os dados foram anexados. Tais modalidades se apresentam, assim como o motivo pelos quais foram criados e, um deles, para o acolhimento de combatentes amputados vindos da Segunda Guerra Mundial. Essas modalidades foram de grande importância, pois serviram de base para a formação de jogos em Estados e Municípios, como os Jogos Escolares do Paraná, o qual, também, teve aqui, seus dados analisados, do ano de 2015. Os dados relativos aos Jogos Escolares do Paraná demonstram a expressiva participação das Escolas Especiais, sendo maior do que as Escolas Regulares de Ensino nas modalidades para pessoas com deficiência. Isso comprova que os estudantes inclusos em Escolas de ensino regular não estão participando de eventos esportivos, e que esta inclusão não está sendo realizada em conformidade com a legislação vigente.por
dc.description.abstractThe present research has for obfection the studies of political educational for the person with desabilities in the State of Parana as a backgrorend discussion on Physical Education and Social Integration of a person with disability. It presents historical data in in reference and social insertation. Authors like Edler Carvalho, Maria Mantoan, Marcos Mazzotta, Gilberta Jannuzzi, Otto Marques da Silva, Gilmar Cruz and Paulo Freire have been of great relevance. The research contains information about people and their care, reception or abandonment in relation to those who need differentiated attention, whether of locomotion, vision or intellectual. All Brazilian legislation, for the Person with Disabilities, after the 1988 Constitution, was inserted, seeking to demonstrate how their school and social life is legally given. The importance of the Salamanca Statement, which was the differential framework for later regulations, was inserted. This research also brings data about the State Schools in the Special Education Mode in Paraná, their health care agreements and attendance, the way in which the schooling process is developed, being of great importance, since Paraná is a state different from the others, in this sense. The expansion of the Assocation of Parents and Friends of the Children with Disabilities (APAE) has taken place since 1960, showing its form of reception with the process of schooling with data presented here. The different deficiencies are mentioned, as well as the professionals responsible for attending the Special Schools, through agreements, mainly with the Unified Health System (SUS). It aims to clarify how the discipline of Physical Education is quite inclusive. Being responsible for the process of inclusion of the Person with Disabilities in games and sports activities. The Paralympics, the Olympic Games, were searched, and the data was attached. These modalities are presented, as well as the reason for which they were created and, one of them, for the reception of amputated combatants coming from World War II. These modalities were of great importance, since they served as a basis for the development of games in states and municipalities, such as the School Games of Paraná, which, also, had the data of the year 2015 analyzed. Relative data of Parana School hames demostrates and expressive participation of special school,begin bigger than regular modal of teaching deficient person. It proves that students incluse in schools of regular teaching are not participating os sports events, and this indusion is nolt being made with the current legislation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-11T17:36:41Z No. of bitstreams: 1 A EDUCACAO FISICA.pdf: 1372764 bytes, checksum: 618fabba49fe0d9b4dadd8d8a1b1f03c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T17:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A EDUCACAO FISICA.pdf: 1372764 bytes, checksum: 618fabba49fe0d9b4dadd8d8a1b1f03c (MD5) Previous issue date: 2017-05-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscola de educação especialpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPerson with disabilitieseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSchool of special educationeng
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectGameseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação física e os jogos escolares como meios de inclusão social da pessoa com deficiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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