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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Programa de escolarização para adolescentes em regime de internação
???metadata.dc.creator???: Erlich, Vanessa Harmuch Perez 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomide, Paula Inez Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cruz, Fabrício Bittencourt da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bazon, Marina Rezende
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rocha, Giovana Veloso Munhoz da
???metadata.dc.description.resumo???: O deficit escolar e de comportamento moral são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do comportamento antissocial. O objetivo deste estudo foi o de aplicar e avaliar um programa de escolarização individual na modalidade reforço escolar e de comportamento moral (Gomide, 2010) com adolescentes internados em unidade de socioeducação. A amostra constituiu-se de 20 adolescentes: 10 que participaram das atividades em dois grupos distintos (Piloto, com 4 participantes e Principal, com 6) e 10 em grupo controle. As atividades de escolarização foram desenvolvidas em um intervalo de 12 a 18 semanas com 02 a 04 horas semanais e as de comportamento moral por um período de 5 a 7 semanas com 02 a 04 horas semanais. Os instrumentos de avaliação (TDE, WASI e YSR) foram aplicados em pré e pós-testes. Os resultados sugerem a eficácia do programa para aumento de conhecimento relacionado ao conteúdo escolar (aumento de 16,7 pontos na média de QIT-4 e 11 pontos na média do TDE no Grupo Alvo 2) e diminuição de problemas internalizantes, externalizantes e totais, com redução de 3 pontos para o mesmo grupo. No entanto, sugere-se a realização de mais pesquisas experimentais como essa, com foco no possível controle das variáveis identificadas como empecilhos na obtenção de resultados mais expressivos, principalmente, treinamento/engajamento da equipe da instituição para que atuem como multiplicadores dos conceitos, e redobrada atenção à aplicação dos instrumentos para medição dos dados.
Abstract: School deficit and moral behavior are considered risk factors for the development of antisocial behavior. The objective of this study was to apply and evaluate an individual schooling program in the form of school reinforcement and moral behavior (Gomide, 2010) with adolescents in detention. The sample consisted of 20 adolescents: 10 of whom participated in the activities in two distinct groups (Pilot, with 4 participants and Principal, with 6) and 10 in the control group. The schooling activities were carried out in a range of 12 to 18 weeks with 02 to 04 hours a week and those of moral behavior for a period of 05 to 07 weeks with 02 to 04 hours a week. The evaluation instruments (TDE, WASI and YSR) were applied in pre- and post-tests. The results suggest the effectiveness of the program to increase knowledge related to school content (increase of 16.7 points in the average of QIT-4 and 11 points in the average of TDE in the Target Group 2) and reduction of internalizing, externalizing and total problems, with a decrease of 3 points for the same group. However, it is suggested to carry out more experimental research such as this, focusing on the possible control of the variables identified as obstacles in obtaining more expressive results, mainly training / engagement of the institution's team to act as multipliers of the concepts, and attention to the application of data measurement instruments.
Keywords: Adolescente em conflito com a lei
Intervenção
Escolarização
Reforço escolar
Comportamento moral
Adolescent in conflict with the law
Intervention
Schooling
School reinforcement
Moral behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Erlich, Vanessa Harmuch Perez. Programa de escolarização para adolescentes em regime de internação. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1293
Issue Date: 17-Feb-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

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