Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorErlich, Vanessa Harmuch Perez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6910860576536026por
dc.contributor.advisor1Gomide, Paula Inez Cunha-
dc.contributor.referee1Cruz, Fabrício Bittencourt da-
dc.contributor.referee2Bazon, Marina Rezende-
dc.contributor.referee3Rocha, Giovana Veloso Munhoz da-
dc.date.accessioned2018-05-09T18:04:24Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationErlich, Vanessa Harmuch Perez. Programa de escolarização para adolescentes em regime de internação. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1293-
dc.description.resumoO deficit escolar e de comportamento moral são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do comportamento antissocial. O objetivo deste estudo foi o de aplicar e avaliar um programa de escolarização individual na modalidade reforço escolar e de comportamento moral (Gomide, 2010) com adolescentes internados em unidade de socioeducação. A amostra constituiu-se de 20 adolescentes: 10 que participaram das atividades em dois grupos distintos (Piloto, com 4 participantes e Principal, com 6) e 10 em grupo controle. As atividades de escolarização foram desenvolvidas em um intervalo de 12 a 18 semanas com 02 a 04 horas semanais e as de comportamento moral por um período de 5 a 7 semanas com 02 a 04 horas semanais. Os instrumentos de avaliação (TDE, WASI e YSR) foram aplicados em pré e pós-testes. Os resultados sugerem a eficácia do programa para aumento de conhecimento relacionado ao conteúdo escolar (aumento de 16,7 pontos na média de QIT-4 e 11 pontos na média do TDE no Grupo Alvo 2) e diminuição de problemas internalizantes, externalizantes e totais, com redução de 3 pontos para o mesmo grupo. No entanto, sugere-se a realização de mais pesquisas experimentais como essa, com foco no possível controle das variáveis identificadas como empecilhos na obtenção de resultados mais expressivos, principalmente, treinamento/engajamento da equipe da instituição para que atuem como multiplicadores dos conceitos, e redobrada atenção à aplicação dos instrumentos para medição dos dados.por
dc.description.abstractSchool deficit and moral behavior are considered risk factors for the development of antisocial behavior. The objective of this study was to apply and evaluate an individual schooling program in the form of school reinforcement and moral behavior (Gomide, 2010) with adolescents in detention. The sample consisted of 20 adolescents: 10 of whom participated in the activities in two distinct groups (Pilot, with 4 participants and Principal, with 6) and 10 in the control group. The schooling activities were carried out in a range of 12 to 18 weeks with 02 to 04 hours a week and those of moral behavior for a period of 05 to 07 weeks with 02 to 04 hours a week. The evaluation instruments (TDE, WASI and YSR) were applied in pre- and post-tests. The results suggest the effectiveness of the program to increase knowledge related to school content (increase of 16.7 points in the average of QIT-4 and 11 points in the average of TDE in the Target Group 2) and reduction of internalizing, externalizing and total problems, with a decrease of 3 points for the same group. However, it is suggested to carry out more experimental research such as this, focusing on the possible control of the variables identified as obstacles in obtaining more expressive results, mainly training / engagement of the institution's team to act as multipliers of the concepts, and attention to the application of data measurement instruments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-09T18:04:24Z No. of bitstreams: 1 PROGRAMA DE.pdf: 5809874 bytes, checksum: 2d1239814a0b7e689035705fe65cc55a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T18:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROGRAMA DE.pdf: 5809874 bytes, checksum: 2d1239814a0b7e689035705fe65cc55a (MD5) Previous issue date: 2017-02-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectReforço escolarpor
dc.subjectComportamento moralpor
dc.subjectAdolescent in conflict with the laweng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectSchool reinforcementeng
dc.subjectMoral behavioreng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.titlePrograma de escolarização para adolescentes em regime de internaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROGRAMA DE.pdf5.67 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.