Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1267
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições de uma política compensatória no município de Curitiba: o programa comunidade escola –2005-2015
???metadata.dc.creator???: Pyziak, Simone De Fátima Siqueira Da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fontana, Maria Iolanda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho investiga as contribuições de uma política compensatória implantada pelo município de Curitiba: o Programa Comunidade Escola, visando a analisá-lo como política pública compensatória de atendimento à população desfavorecida. Especificamente, seu objetivo geral é estudar a política pública compensatória do Programa Comunidade Escola e suas contribuições para os estudantes do município de Curitiba, tendo, para tanto, como objetivos específicos: verificar se os objetivos da Unesco propostos para esse tipo de programa são condizentes com as concepções do programa; analisar os documentos oficiais que instituíram o programa durante os anos de 2005 a 2015 nas escolas-piloto, por meio de pesquisa de campo; entender seus objetivos e estruturação; e verificar sua efetividade no atendimento à comunidade escolar. A opção por uma metodologia de abordagem qualitativa possibilitou a análise documental e a pesquisa de campo, refletindo sobre o contexto e buscando a apreensão do caráter sócio-histórico envolvendo o objeto desta pesquisa. O aporte teórico norteador do estudo está ancorado nos estudos de Noleto (2004), Abranches (1998), Gohn (2011), Shiroma, Evangelista e Moraes (2007), Gruppi (1996) e Hofling (2001). As considerações finais apresentam dados de como as políticas compensatórias revelam a força dessa política social nas comunidades menos favorecidas, auxiliando na redução da violência, geração de renda, esporte e lazer.
Abstract: This paper presented, has as the theme contributions of a policy to compensate in the municipality of Curitiba: The Program Community School. This research allows to analyze the goals and the effectiveness of the Program Community School while politico publishes allowance to care for disadvantaged people deployed in municipal schools in Curitiba/PR. - To analyze the public policies in which the Program Community School is inserted; check if the goals of UNESCO proposed for this type of program are consistent with the ideas of the Program Community School; examine the realization of the Program Community School during the years 2005-2015 in schools pilots who participated in this program since its implementation through field research. The option to use a methodology of qualitative approach, made documentary and field research reflecting the context and seeking the seizure of the social-historical character involving the object of this research. he theoretical framework of this study performs a first time collecting data from studies of Noleto (2004), Abranches (1998), Gohn (2011), Shiroma, Evangelista and Moraes (2007), Gruppi (1996), and Hofling (2001). The theoretical study on policies to compensate reveals the strength social policy in communities of less-favored areas by reducing the violence, avored in: reducing violence, income generation, sports and leisure.
Keywords: Políticas públicas
Políticas educacionais
Política compensatória
Programa Comunidade Escola
Curitiba
Public Policies
Educational Policies
Compensatory Policy
Community School Program
???metadata.dc.subject.cnpq???: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Pyziak, Simone De Fátima Siqueira Da Silva. Contribuições de uma política compensatória no município de Curitiba: o programa comunidade escola –2005-2015. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1267
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.