Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPyziak, Simone De Fátima Siqueira Da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7062057658473198por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee2Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini-
dc.date.accessioned2018-05-08T13:13:51Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.citationPyziak, Simone De Fátima Siqueira Da Silva. Contribuições de uma política compensatória no município de Curitiba: o programa comunidade escola –2005-2015. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1267-
dc.description.resumoEste trabalho investiga as contribuições de uma política compensatória implantada pelo município de Curitiba: o Programa Comunidade Escola, visando a analisá-lo como política pública compensatória de atendimento à população desfavorecida. Especificamente, seu objetivo geral é estudar a política pública compensatória do Programa Comunidade Escola e suas contribuições para os estudantes do município de Curitiba, tendo, para tanto, como objetivos específicos: verificar se os objetivos da Unesco propostos para esse tipo de programa são condizentes com as concepções do programa; analisar os documentos oficiais que instituíram o programa durante os anos de 2005 a 2015 nas escolas-piloto, por meio de pesquisa de campo; entender seus objetivos e estruturação; e verificar sua efetividade no atendimento à comunidade escolar. A opção por uma metodologia de abordagem qualitativa possibilitou a análise documental e a pesquisa de campo, refletindo sobre o contexto e buscando a apreensão do caráter sócio-histórico envolvendo o objeto desta pesquisa. O aporte teórico norteador do estudo está ancorado nos estudos de Noleto (2004), Abranches (1998), Gohn (2011), Shiroma, Evangelista e Moraes (2007), Gruppi (1996) e Hofling (2001). As considerações finais apresentam dados de como as políticas compensatórias revelam a força dessa política social nas comunidades menos favorecidas, auxiliando na redução da violência, geração de renda, esporte e lazer.por
dc.description.abstractThis paper presented, has as the theme contributions of a policy to compensate in the municipality of Curitiba: The Program Community School. This research allows to analyze the goals and the effectiveness of the Program Community School while politico publishes allowance to care for disadvantaged people deployed in municipal schools in Curitiba/PR. - To analyze the public policies in which the Program Community School is inserted; check if the goals of UNESCO proposed for this type of program are consistent with the ideas of the Program Community School; examine the realization of the Program Community School during the years 2005-2015 in schools pilots who participated in this program since its implementation through field research. The option to use a methodology of qualitative approach, made documentary and field research reflecting the context and seeking the seizure of the social-historical character involving the object of this research. he theoretical framework of this study performs a first time collecting data from studies of Noleto (2004), Abranches (1998), Gohn (2011), Shiroma, Evangelista and Moraes (2007), Gruppi (1996), and Hofling (2001). The theoretical study on policies to compensate reveals the strength social policy in communities of less-favored areas by reducing the violence, avored in: reducing violence, income generation, sports and leisure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-05-08T13:01:55Z No. of bitstreams: 1 CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf: 1129481 bytes, checksum: 97a8d0e17a9cb4e52868520eabb535c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-05-08T13:13:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf: 1129481 bytes, checksum: 97a8d0e17a9cb4e52868520eabb535c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-05-08T13:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf: 1129481 bytes, checksum: 97a8d0e17a9cb4e52868520eabb535c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T13:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf: 1129481 bytes, checksum: 97a8d0e17a9cb4e52868520eabb535c9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPolítica compensatóriapor
dc.subjectPrograma Comunidade Escolapor
dc.subjectCuritibapor
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectCompensatory Policyeng
dc.subjectCommunity School Programeng
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleContribuições de uma política compensatória no município de Curitiba: o programa comunidade escola –2005-2015por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUICOES DE UMA POLITICA.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.